Quarto dia de Festival de Cinema homenageia e emociona

Direto do Festival de Cinema de Gramado

No quarto dia de mostra de filmes, na segunda-feira, dia 21 de agosto, tivemos homenagens a grandes ícones do cinema nacional. O grande ator Paulo Autran (in memorian), que participou de muitas edições desses 45 anos de festival (quem recebeu a homenagem foi a companheira e atriz Karen Rodrigues), e ao casal Lucy e Luiz Carlos Barreto, como uma das mais importantes famílias do cinema brasileiro (junto com os filhos Bruno e Fábio).

Para iniciar a noite, tivemos a apresentação do curta-metragem animado “Caminho de Gigantes”, dirigido por Alois De Leo. Uma linda apresentação gráfica sem diálogos e com trilha musical apenas com instrumentos andinos. A trilha tem a ver com a história de uma pequena índia que aprende sobre os desafios e o ciclo da vida. A história utiliza a bela arte da animação para mostrar um pouco do espírito indígena, pessoas que se transformam em árvores enormes, traçando um paralelo entre ser humano e flora, em que somos todos a natureza do nosso planeta.

Iniciando a mostra de longa-metragens concorrentes exibidos na noite de segunda, tivemos a apresentação do longa chileno “Os Crescidos” (Los Niños) de Maite Alberdi, cuja crítica está aqui.

Após as homenagens, tivemos o curta “O Quebra-Cabeça de Sara” de Allan Ribeiro, sem cores e usando ângulos de câmera em que não aparece o rosto de Sara, a única pessoa no curta, além dos gatos, obviamente. Sara narra mais um dia de sua vida de trabalho como faxineira, disparando todos os seus preconceitos sobre raças e sexualidade, contando suas histórias de família e relacionamentos.

Encerrando a noite tivemos X500, co-produção Colômbia/México/Canadá (Juan Andrés Arango Garcia) no qual colocamos a crítica aqui.

Confira a programação para terça-feira, dia 22:

18h

Sala Diamante – Hotel Serra Azul

DEBATE

Debate Mostra Gaúcha

19h

Cinema nos Bairros

EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC – Bairro Moura

Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood, de João Daniel Tikhomiroff (99’)

Palácio dos Festivais

CMB | TELENTREGA, de Roberto Burd (11′)

LME | SINFONÍA PARA ANA, de Virna Molina e Ernesto Ardito (119′)

HOMENAGEM 45 | Alice Gonzaga

CMB | SAL, de Diego Freitas (15’) *sessão com audiodescrição

LMB | A FERA NA SELVA, de Paulo Betti, Eliane Giardini e Lauro Escorel (83′) *sessão com audiodescrição

Foto: Diego Vara / Pressphoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *