Mauricio de Sousa 90 anos: confira os mais emblemáticos filmes da turminha
Responsável pelos personagens infantis mais marcantes do Brasil, Mauricio de Sousa completa neste 27 de outubro de 2025 seus noventa anos de idade. O pai da Turma da Mônica tem um grande legado na cultura brasileira, com seus gibis que deram origem à um universo expandido. Neste texto, vamos relembrar os filmes mais emblemáticos da Mauricio de Sousa Produções que chegaram aos cinemas.
Filmes para comemorar o aniversário de Mauricio de Sousa
As Aventuras da Turma da Mônica (1982), de Mauricio de Sousa
Em primeiro lugar, o longa que marca o início da MSP nos cinemas. As Aventuras da Turma da Mônica é uma animação criada, produzida, roteirizada e dirigida por Mauricio de Sousa e conta quatro histórias apresentando os personagens principais da turma, além de aparições, em live-action, do próprio Mauricio. Ao telefone, ele apresenta os personagens como Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, por exemplo. Distribuído pela Embrafilme, esse foi o quarto longa-metragem de animação da história do Brasil.
A Princesa e o Robô (1984), de Mauricio de Sousa
Após o sucesso do primeiro longa do universo, outro clássico surgiu. A Princesa e o Robô, bem como As Aventuras, é roteirizado e dirigido pelo pai da turminha. Neste, acompanhamos a Turma da Mônica enquanto eles tentam fazer com que um robô tenha um coração de verdade para conquistar a Princesa Mimi, enquanto o vilão, Lorde Coelhão, tenta impedir. Para a produção do filme, foram necessários dez meses, 120 mil desenhos e 800 cenários, tudo feito à mão pela equipe da MSP. O longa foi um grande sucesso nas fitas VHS, fazendo um grande sucesso com as crianças.
Mônica e a Sereia do Rio (1987), de Mauricio de Sousa e Walter Hugo Khouri

Em 1987, a Turma da Mônica alçou voos mais pesados. Mauricio de Sousa dirigiu, ao lado de Walter Hugo Khouri (que havia feito, anos antes, Amor Estranho Amor), um longa híbrido, em que as animações dos personagens interagiam com a participação live-action da cantora Tetê Espíndola. Na história, Mônica abre uma porta e entra em um mundo alternativo. A dona da rua fica encantada com uma música e encontra uma fada cantando, a personagem de Tetê. Então, quatro histórias são contadas, formando o longa metragem, que foi exibido no Festival de Cinema de Gramado e no Festival de Brasília.
Turma da Mônica: Laços (2019), de Daniel Rezende
Inspirado na graphic novel “Laços“, o live-action foi uma produção lançada do universo MSP após um hiato considerável de tempo. Contudo, Daniel Rezende cria um bairro do Limoeiro e todos os seus personagens cheios de acertos. Na história, Floquinho, o cão de Cebolinha, desapareceu misteriosamente e o menino cria um plano infalível para resgatá-lo. Pelo longa, Daniel Rezende venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Longa Infantil. Leia também sobre Turma da Mônica: Lições.
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (2025), de Fernando Fraiha
No live-action da história rural de Mauricio de Sousa, Chico Bento, vivido por Isaac Amendoim, leva uma vida tranquila na Vila Abobrinha até que uma construção de uma estrada nas terras de Nhô Lau (Luís Lobianco) ameaça a sua goiabeira de estimação. Divertido, o longa alcançou a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas dois meses após a sua estreia e é considerado por um dos melhores filmes do universo MSP.
Mauricio de Sousa: O Filme (2025), de Pedro Vasconcelos
Com première na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo, ocasião em que Mauricio de Sousa recebeu o Prêmio Leon Krakoff, o longa conta a história do cartunista desde a sua infância até o lançamento da primeira revistinha. Protagonizado por seu filho, o ator Mauro Sousa, o filme está em cartaz em todo Brasil.
