Filmes

Florence: Quem é esta mulher? promete, mas não cumpre

Como vocês escutaram no episódio da Torre de Vigilância sobre os indicados ao Oscar, sou fã de Meryl Streep. Qualquer filme que ela faz eu assisto. Em Florence: Quem é esta mulher?, Meryl foi protagonista e indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Prontamente fui assistir esse filme e – Desculpa, Meryl – fiquei muito frustrada.

Florence Foster Jenkins, título original do filme, é a protagonista dessa história. Baseada em fatos reais, na década de 40, ela é uma herdeira rica e bem resolvida na vida, mas resolve investir na carreira de cantora de ópera. Porém, apenas ela acha que isso é uma boa ideia. Todas as outras pessoas, incluindo seu professor de canto e o pianista que ela contratou, Cosme McMoon (Simon Helberg), sabem que ela não leva jeito para a coisa, mas ninguém a faz desistir. Seu marido, Sr. Clair Bayfield (Hugh Grant), tenta protegê-la de todas as formas, inclusive comprando todos os jornais com críticas negativas de todas as bancas no limite de duas quadras de onde eles moram, porém, a reação do público na hora do espetáculo não mente: ela está passando vergonha.

Para retratar a busca pela carreira de cantora de Florence, o diretor Stephen Frears foi pelo caminho cômico. Na França, foi lançado quase ao mesmo tempo Marguerite, um filme também inspirado em Florence, mas com foco nas relações sociais e muito mais dramático. A versão americana exagera. A plateia se deita no chão de tanto que ri da cantora, que está se apresentando num dos mais pomposos teatros americanos da época. O ponto alto do longa são os figurinos, maquiagem e ambientação de época, que estão impecáveis.

Apesar do elenco com grandes nomes, aliás, é estranho ver Hugh Grant envelhecido e Simon Helberg sem ser Howard de The Big Bang Theory, o filme deixa muito a desejar. O roteiro não empolga, na metade do filme só se espera que o filme acabe, infelizmente. Dessa vez, a Vigília NÃO indica. Que pena, Meryl.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *