CríticaSéries

13 Reasons Why: saiba mais sobre o livro que originou a série da Netflix

No final de janeiro de 2017, a Netflix anunciou mais uma série original. Trata-se de 13 Reasons Why, baseada no best-seller Os 13 Porquês (título em Português), de Jay Asher. A obra juvenil foi a base para a série homônima produzida por Selena Gomez, que estreou dia 31 de março (de 2017) no serviço de streaming. Como a Vigília não Para, fomos atrás de Os 13 Porquês e conhecemos a história de Hannah Baker e Clay Jensen.

O livro é sobre acontecimentos de um High School americano, mas esqueça High School Musical, a história não é cantante e alegre como um musical da Disney. Um dia, depois de voltar da escola, Clay encontra um caixa de sapatos na frente de sua casa. Dentro dela, estavam 13 fitas e uma lista. Sem entender o que estava acontecendo, ele corre até a garagem e acha um antigo tocador de fitas. Coloca a primeira fita e aperta o play, sem saber que depois desse momento sua vida iria mudar. A voz que sai dos alto-falantes do gravador é de sua colega e amor platônico, Hannah Baker, uma menina que havia se suicidado pouco tempo antes. Uma voz que ele achou que nunca mais ia escutar.

A partir daí, começamos a ver a história toda contada sob duas perspectivas: de Clay e de Hannah. As fitas possuem 13 lados, cada um com uma história. O objetivo de Hannah é contar os motivos dela ter decidido tirar a própria vida. Ela cita o nomes das pessoas envolvidas, que devem escutar o conteúdo de todas. São segredos que chocam Clay, que ingenuamente, não imagina nenhuma daquelas coisas que ela descreve.

Não é um livro fácil de ler. Ele se torna duro, não pela sua literatura, mas pelo seu conteúdo. É denso, pesado. Vemos que cada pessoa, por menor que seja a sua participação, poderia ter mudado de comportamento e talvez uma vida teria sido poupada. O livro é provocativo e nos faz pensar sobre as ações do dia-a-dia. Por menores que sejam, não sabemos – e nem imaginamos – como vão atingir as outras pessoas que estão ao nosso redor. Muitas pessoas envolvidas jamais imaginariam estar nessa lista e receber essa encomenda indesejada. E os motivos são os mais variados. Rejeições, bullying, estupros, incompreensões. O enredo engloba tudo isso e nos faz querer ler tudo de uma vez e ‘compreender essa personagem incompreendida’.

A série da Netflix é tão boa quanto o livro, o que garantiu mais uma temporada, que por sua vez, não vinha de um livro, como na primeira.

Você já leu? Conte pra gente o que achou nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *