Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado renova a história com soluções pouco convincentes
As séries de suspense adolescente do Prime Video parecem realmente não entrar no gosto geral. É claro, ainda é bem cedo para falar, mas os quatro primeiros episódios de “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado” chegaram querendo causar por sua violência visual e quase gore, do que propriamente uma história que fosse minimamente envolvente. Infelizmente, o início da série traz uma ideia muito mais artificial, pecando principalmente na apresentação de seus protagonistas. Por espelhar o filme homônimo que foi um grande sucesso em 1997, a série poderia se dar ao luxo de trabalhar melhor alguns pontos que já estavam bem solucionados no original. O resultado, inicialmente, é uma série apressada, confusa em certos aspectos, e com pouco carisma. No comparativo com as recentes Panic (que até já foi cancelada) e Cruel Summer, ela realmente sai devendo.
O plot clássico está lá. Após um acidente de carro ao final de uma conturbada festa de formatura, quatro adolescentes escondem seu envolvimento em uma morte que vai conduzir o restante de toda a história. Porém, esse momento acaba não tendo uma construção significativa, ao ponto de ficar pouco crível que recém formados do High School tomassem uma decisão tão estúpida. O que piora a situação é que o acidente envolve diretamente duas irmãs gêmeas, Alisson e Lennon (interpretadas por Madison Iseman, de Annabelle 3: De volta para Casa, Jumanji e, ao que tudo indica, estará no live-action de Os Cavaleiros do Zodíaco). A premissa que mais lembra novela mexicana/brasileira, com uma irmã assumindo o papel da outra é realmente uma solução quase nada palpável.
A partir disso, a produção baseada no romance de Lois Duncan, de 1973, dá o salto temporal para justificar o seu título. Um ano após o acidente, a “nova Alisson”, precisa incorporar o perfil da irmã, que era o seu completo oposto. Ou seja, a menina comportada precisa ser convincente em assumir o papel de garota problema da cidade. E isso envolve relacionamentos, drogas e amizades superficiais. Tudo isso completamente autorizado pelo pai Bruce (Bill Heck, de Locke and Key), uma das piores escalações de todo o elenco.

Depois disso, a ideia é causar a confusão, com flashbacks envolvendo a noite da formatura, o que seus personagens fizeram (ou deixaram de fazer), com saltos para a atualidade onde Alisson/Lennon e seus amigos precisam fugir de uma ameaça cada vez mais presente. No entanto, ao tentar fazer muito mistério, a série se omite de mostrar o vilão, apenas apresentando vítimas (já esquartejadas), ameaças e armadilhas. Vale reforçar que o apelo visual de algumas delas é bem marcante, beirando ao gore. O que poderia ser um ponto positivo, no entanto, acaba parecendo muito mais uma necessidade de “causar” do que propriamente um perigo bem construído.
Focando no impacto visual – tanto para mortes quanto para cenas mais picantes -, Eu sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado esquece de enriquecer uma trama já contada, o que seria essencial para segurar uma série que terá oito episódios de cerca de 45 minutos (o episódio final estreia dia 12 de novembro). Nesse meio tempo, força a barra em personagens pouco carismáticos e essencialmente superficiais. Acompanharei a série até seu desfecho, mas já com a quase certeza de que dificilmente poderá melhorar.
E você, o que achou desse início de série?