CríticaDestaque - MédioFilmes

Digimon Adventure 02: O Início revela a origem da parceria entre humanos e digimon

No dia 30 de novembro, estreia nos cinemas brasileiros o filme Digimon Adventure 02: O Início, sequência direta de Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna, de 2020. As duas produções dão continuidade a história vista nos seis longas da saga Digimon Tri, mostrando os digiescolhidos originais entrando na fase adulta de suas vidas e como isso “atrapalha” a sua rotina de heróis. 

O filme de 2020 encerrou como uma espécie de passagem de bastão, já que agora deixamos de ter os protagonistas da primeira temporada do anime de 1999, dando todo o tempo de tela para vermos os então crescidos Davis, Ken, Yolei e Cody, junto com os remanescentes da primeira leva, T.K. e Kari. 

T.K e Kari são os remanescentes da primeira leva de digiescolhidos

Logo no começo de Digimon Adventure 02: O Início, vemos um digitama gigante surgir em cima da Torre de Tokyo, fazendo com que todos os aparelhos eletrônicos recebam uma mensagem misteriosa, falando sobre a relação de humanos e digimon. A aparição desse ovo ocorre no dia 21 de fevereiro de 2012. Uma semana depois, no dia 28, nossos heróis estão reunidos e vêem pela TV um garoto que possui um digivice escalando a torre. Ao resgatarem o rapaz, que se chama Lui, descobrem que ele foi o primeiro digiescolhido e que esse ovo acima da torre é do seu antigo monstrinho digital, Ukkomon. Lui ainda revela que é por sua causa que humanos e digimon hoje possuem uma parceria, dando a entender que não existem laços verdadeiros entre ambos. 

Os digiescolhidos precisam ajudar Lui a enfrentar o seu passado

Digimon Adventure 02: O Início traz a mensagem de que a falta de diálogo com o nosso passado pode comprometer todo o nosso futuro, principalmente no que diz respeito a nossa saúde mental. Ainda sobre o assunto “diálogo”, o filme mostra que muitas vezes não gostamos de certas atitudes das pessoas com as quais nos relacionamos, mas mesmo assim preferimos não corrigir isso na hora e vamos relevando até o ponto dessa relação ruir. Outro momento marcante é a frase “não precisamos de dispositivos para criarmos laços com nossos parceiros”, uma clara analogia com os celulares. Isso demonstra que mesmo o anime se baseando em conceitos do mundo digital, o foco permanece nas relações entre os seres vivos, sem falar nos conflitos existentes nesse convívio. 

Ken e Davis unem forças para criar um digimon poderosíssimo e enfrentar Ukkomon

Quem for conferir a versão dublada nos cinemas terá uma sensação nostálgica, já que boa parte do elenco original volta para dar vida aos seus personagens. 

Não tão bom quanto o seu antecessor, provavelmente pela falta de carisma dessa turminha de heróis e pela história mostrar a relação entre um novo digiescolhido e seu Digimon, Digimon Adventure 02: O Início é mais uma produção que fala sobre o crescimento e de como assuntos mal resolvidos ecoam pelo resto de nossas vidas. O tom também está mais sombrio do que o visto na série animada, demonstrando que o anime procura crescer junto do seu público, que hoje já são adultos, uma vez que já se passaram mais de 20 anos desde o início da franquia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *