CineSesc exibe mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu, com 23 filmes de 10 países
Com a presença da cineasta Hanna Polak e estreia nacional de documentário sobre a Guerra da Ucrânia, a mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu acontece de 25 de junho a 2 de julho.
O Sesc São Paulo apresenta, entre os dias 25 de junho e 2 de julho, a mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu, no CineSesc, em São Paulo. A programação traz 23 títulos — entre clássicos e inéditos — dirigidos por 16 cineastas de 10 países da Europa Oriental, como Polônia, Ucrânia, Geórgia, Estônia, Rússia, Hungria, Romênia, Armênia, Bósnia e Herzegovina. A curadoria é assinada por Maria Vragova e Luiz Gustavo Carvalho.
Com filmes que abrangem oito décadas da cinematografia da região, a mostra propõe ao público brasileiro uma imersão na história, cultura e política desses países sob o olhar feminino, destacando temas como guerra, liberdade, desigualdade de gênero, maternidade e pertencimento. A programação reúne nomes consagrados como Márta Mészáros, Larisa Shepitko, Eva Neymann, Jasmila Zbanic, Kira Muratova e Wanda Jakubowska, entre outras diretoras pioneiras e contemporâneas.
Entre os destaques está a participação da premiada cineasta polonesa Hanna Polak, que assina os documentários As crianças de Leningradski (2005) e Algo está por vir (2014), que também integram a programação da plataforma Sesc Digital, ao lado do longa estoniano Um Encontro Roubado (1989), de Leida Laius.
Duas produções recentes terão estreia nacional na mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu: Quando o Relâmpago Brilha Sobre o Mar (2025), de Eva Neymann, um poético retrato da cidade de Odessa em meio à Guerra da Ucrânia; e Um Pequeno Segredo Noturno (2023), da russa Natália Meshanínova, que mergulha nas complexidades emocionais da adolescência.
A diretora húngara Márta Mészáros é homenageada com cinco obras na programação. Com mais de 70 anos de carreira, Mészáros foi a primeira mulher a vencer o Urso de Ouro em Berlim, com Adoção (1975), e também dirigiu o aclamado Nove Meses (1976), primeiro longa europeu a integrar um parto real em cena. Sua trilogia autobiográfica — Diário para os Meus Filhos (1982), Diário para os Meus Amores (1987) e Diário para Meu Pai e Minha Mãe (1990) — também será exibida, revelando aspectos íntimos da reconstrução húngara no pós-guerra.
Outro destaque histórico da mostra é A Última Etapa (1948), de Wanda Jakubowska, o primeiro filme filmado dentro de um campo de concentração, baseado na experiência da própria diretora em Auschwitz.
A mostra também reflete sobre os impactos dos conflitos armados e das ditaduras na vida das mulheres do Leste Europeu, com obras como Asas (1966), de Larisa Shepitko; Em Segredo (2006), de Jasmila Zbanic; e O Farol (2006), de Maria Saakian.
Realizada pelo Sesc São Paulo, Mulheres no Cinema do Leste Europeu propõe um olhar plural e potente sobre a história e os afetos desses territórios, com narrativas que atravessam o tempo e expandem o repertório do público sobre a produção cinematográfica de mulheres na região.
Serviço
Mostra Mulheres no Cinema do Leste Europeu
CineSesc – Rua Augusta, 2075 – São Paulo
De 25 de junho a 2 de julho
R$ 10 (preço único)
Ingressos: sescsp.org.br/lesteeuropeu
Também disponível no app Sesc Digital
Sessões online gratuitas na plataforma Sesc Digital sescsp.org.br/lesteeuropeu