A visão alternativa de Capitão Fantástico
A produção de Matt Ross é aquele filme que todos deveriam olhar. A lição é ótima e a trama é fluente, surpreendendo a todos. Dá pra dizer que é uma mescla de road trip com filme de família, mas sem clichês. Pelo contrário. A visão alternativa das coisas é o que mais se destaca. E isso nos faz pensar um pouco mais na vida, nos padrões, na caixinha quadrada que muitas vezes a sociedade nos impõe. Sair dela é essencial e Capitão Fantástico (ainda nos cinemas) nos ajuda a fazer isso.
Viggo Mortensen (nosso querido Aragorn), que também foi indicado ao melhor ator de drama no Globo de Ouro, é Ben, pai de seis filhos que criou uma sociedade alternativa para melhor educar seus filhos. Adepto do pensamento livre, do anti-capitalismo e do olhar democrático, ele cria um acampamento onde vivem, na floresta. Isso mesmo. De lá eles tiram todo seu sustento, desde alimentação, curativos, entretenimentos e até algumas aventuras. Ben e seus filhos, aliás um belo elenco – impossível não simpatizar com as crianças – seguem algumas regras e cultivam a ideia de corpo são e mente sã. O que pode até ser um choque para muita gente acostumada a salas com ar-condicionado, carpete e que não costumam tirar os sapatos e pisar descalço na grama ou até tomar um belo banho de rio. Se você se enquadra nesse perfil, é legal rever alguns conceitos. O mundo é maior que seu quarto.
Mas essa estrutura de família é rompida quando a notícia de que a mãe, internada há algum tempo, vem a falecer. Isso faz com que todos queiram participar do cerimonial de despedida. Para Ben e seus filhos, isso significa uma celebração. Para a família da esposa, cheia de regras sociais e religiosas, o evento é bem ao contrário. E para participar do velório e enterro, Ben precisa atravessar o país com seus filhos, que, apesar de muito inteligentes e cultos, não conhecem a vida urbana, o que nos leva a situações muito engraçadas. E nessa ruptura, Ben terá que enfrentar alguns problemas da vida real que foge a sua sociedade criada em uma quase perfeição. E seus filhos serão os mais impactados.
Além de Viggo Mortensen o longa ainda traz Trin Miller, George MacKay, Samantha Isler, Annalise Basso, Nicholas Hamilton, Shree Crooks, Charlie Shotwell, Ann Dows, Erin Moriarty, Missi Pyle, Karhryn Hahn e Steve Zahn no elenco. Sem muitos spoilers, Capitão Fantástico vai te fazer rever alguns conceitos. E alguns recados são claros e servem para todos nós, tanto em vida, quanto na morte. No desfecho, uma bela celebração, com direito a surpresas e uma querida versão de Sweet Child O’ Mine. A Vigília recomenda (confira abaixo, mas cuidado é uma das últimas cenas do filme, então, o spoiler é por sua conta e risco!)
https://youtu.be/0PyecG4Tt2k