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Academia Brasileira de Cinema divulga os finalistas do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou na quarta-feira, dia 22 de junho, a lista dos finalistas do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A cerimônia está confirmada para 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia. O filme com maior número de indicações é “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, com 15, seguido de “Marte Um”, de Gabriel Martins, com 13 indicações.

“Esse é um ano muito especial porque se comemora também 125 anos do cinema brasileiro e ele se mostra cada vez mais plural. O Brasil é plural. Viva nosso encontro! Viva nossos filmes! Viva a nossa insistência!”, comenta a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Escolha

Escolhidos em votação pelos sócios da Academia, os finalistas concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias, além do prêmio do Voto Popular. Uma das novidades é que a partir deste ano, os filmes ibero-americanos foram indicados não pelos distribuidores, mas pelas academias de seus respectivos países: Academia de Cine de Chile, Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina, Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España, Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas e Academia Portuguesa de Cinema. 

Outra novidade é que as séries de ficção passam a concorrer em uma única categoria, sem distinção para as produções independentes da TV aberta, TV Paga e OTT. E a categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular. 

Números

A lista de finalistas de 2023 reúne mais de 200 profissionais indicados em 34 diferentes longas-metragens brasileiros e 12 longas estrangeiros. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 14 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção).

Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, de 29 de junho a 10 de julho, com votação entre os sócios da Academia. No dia 23 de julho, começa a votação popular pela internet, para que o público eleja seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.

Em 2023, foram inscritos mais de 2 mil profissionais nas diferentes categorias, 85 longas de ficção, 35 longas documentários, 6 longas infantis, 5 longas de animação, 29 séries de ficção, 31 séries documentais, 4 séries de animação, 18 curtas-metragens animação, 23 curtas documentários, 20 curtas ficção, 12 filmes ibero-americanos, 40 filmes internacionais.

Confira os finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023

MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO 

⦁ A VIAGEM DE PEDRO, de Laís Bodanzky. 

Produção: Karen Castanho, Bianca Villar, Fernando Fraiha por Biônica Filmes, Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi por Buriti Filmes, Cauã Reymond e Mario Canivello

⦁ EDUARDO E MÔNICA, de René Sampaio. 

Produção: Bianca De Felippes por Gávea Filmes e René Sampaio por Fogo Cerrado

⦁ MARTE UM, de Gabriel Martins. 

Produção: Thiago Macêdo Correia, Maurilio Martins, André Novais Oliveira e Gabriel Martins por Filmes de Plástico

⦁ MEDIDA PROVISÓRIA, de Lázaro Ramos. 

Produção: Daniel Filho por Lereby Produções, Tania Rocha por Lata Filmes e Aldri Anunciação por Aldri Antonio Alves da Anunciação – ME

⦁ PALOMA, de Marcelo Gomes. 

Produção: João Vieira Jr. e Nara Aragão por Carnaval Filmes

MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

⦁ A JANGADA DE WELLES, de Petrus Cariry e Firmino Holanda.  

Produção: Petrus Cariry por Iluminura Cinema e Multimídia

⦁ AMIGO SECRETO, de Maria Augusta Ramos. 

Produção: Maria Augusta Ramos por Nofoco Filmes, Silvia Cruz e Felipe Lopes por Vitrine Filmes

⦁ CLARICE LISPECTOR – A DESCOBERTA DO MUNDO, de Taciana Oliveira. 

Produção: Taciana Oliveira por Zest Artes e Comunicação

⦁ KOBRA AUTO RETRATO, de Lina Chamie. 

Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho por Girafa Filmes

⦁ O PRESIDENTE IMPROVÁVEL, de Belisario Franca. 

Produção: Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães por Giros

MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA

(concorre exclusivamente na categoria Voto Popular)

⦁ BEM-VINDA A QUIXERAMOBIM, de Halder Gomes. 

Produção: Mayra Lucas da Rocha por Glaz Entretenimento

⦁ JESUS KID, de Aly Muritiba. 

Produção: Antonio Gonçalves Junior por Grafo Audiovisual, Aly Muritiba e Sergio Marone

⦁ O CLUBE DOS ANJOS¸ de Angelo Defanti. 

Produção: Bárbara Defanti e Angelo Defanti por Sobretudo Produção e Sara Silveira por Dezenove Som e Imagens

⦁ PAPAI É POP, de Caito Ortiz. 

Produção: Francesco Civita, Beto Gauss e Caito Ortiz por Pródigo Films

⦁ VALE NIGHT, de Luís Pinheiro. 

Produção: João Queiroz, Justine Otondo e Kleber C.Menezes por Querosene Produções Artísticas e Cinematográficas

MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

⦁ ALICE DOS ANJOS, de Daniel Leite Almeida. 

Produção: Daniel Leite Almeida por Ato 3 Produções

⦁ ALICE NO MUNDO DA INTERNET, de Fabrício Bittar. 

Produção: Fabrício Bittar por Clube Filmes

⦁ DPA 3 – UMA AVENTURA NO FIM DO MUNDO, de Mauro Ribeiro de Lima.

Produção: Marcio Fraccaroli, Sandi Adamiu e André Fraccaroli por Paris Produções Cinematográficas.

⦁ PEQUENOS GUERREIROS, de Bárbara Cariry.

Produção: Petrus Cariry por Iluminura Cinema e Multimídia

⦁ PLUFT, O FANTASMINHA, de Rosane Svartman.

Produção: Clélia Bessa por Raccord Produções

MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO 

⦁ ALÉM DA LENDA – FILME, de Marília Mafé e Marcos França. 

Produção: Ulisses Brandão por Viu Cine

⦁ MEU AMIGÃOZÃO – O FILME, de Andrés Lieban. 

Produção: André Breitman e Andrés Lieban por 2DLab

⦁ MEU TIO JOSÉ, de Ducca Rios. 

Produção: Maria Luiza Barros por Origem Produtora de Conteúdo

⦁ TARSILINHA, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. 

Produção: Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino por Pinguim Content 

⦁ TROMBA TREM – O FILME, de Zé Brandão. 

Produção: Zé Brandão, Felipe Tavares e Rodrigo Soldado por Copa Studio

MELHOR DIREÇÃO 

⦁ GABRIEL MARTINS por Marte Um

⦁ LAÍS BODANZKY por A Viagem de Pedro

⦁ MARCELO GOMES por Paloma

⦁ RENÉ SAMPAIO por Eduardo e Mônica

⦁ ROSANE SVARTMAN por Pluft, O Fantasminha

MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM

⦁ ANGELO DEFANTI por O Clube dos Anjos

⦁ BRUNO TORRES por A Espera de Liz

⦁ CAIO BLAT por O Debate

⦁ CAROLINA MARKOWICZ por Carvão

⦁ LÁZARO RAMOS por Medida Provisória

MELHOR ATRIZ

⦁ ALICE BRAGA como MÔNICA por Eduardo e Mônica

⦁ ANDRÉA BELTRÃO como BIA por Ela e Eu

⦁ DIRA PAES como PUREZA por Pureza

⦁ KIKA SENA como PALOMA por Paloma

⦁ MARCÉLIA CARTAXO como MARIA por A Mãe

MELHOR ATOR

⦁ ALFRED ENOCH como ANTÔNIO por Medida Provisória

⦁ ANTONIO PITANGA como CRISTOVAM por Casa de Antiguidades

⦁ CARLOS FRANCISCO como WELLINGTON por Marte Um

⦁ CAUÃ REYMOND como PEDRO por A Viagem de Pedro

⦁ GABRIEL LEONE como EDUARDO por Eduardo e Mônica

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

⦁ ADRIANA ESTEVES como ISABEL por Medida Provisória

⦁ CAMILA MÁRDILA como LUCIANA por Carvão

⦁ CAMILLA DAMIÃO como EUNICE/NINA por Marte Um

⦁ DRICA MORAES como AMARA por As Verdades

⦁ HELENA IGNEZ como DULCE por A Mãe 

MELHOR ATOR COADJUVANTE

⦁ ANDRÉ ABUJAMRA como TIAGO por O Clube dos Anjos

⦁ AUGUSTO MADEIRA como JOÃO por O Clube dos Anjos

⦁ CÍCERO LUCAS como DEIVINHO por Marte Um

⦁ EMICIDA como BERTO por Medida Provisória 

⦁ FLÁVIO BAURAQUI como KABENGUELE por Medida Provisória

MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

⦁ ADRIAN TEIJIDO, ABC, por Medida Provisória

⦁ FELIPE REINHEIMER por Pureza

⦁ GUSTAVO HADBA, ABC, por Eduardo e Mônica

⦁ LEONARDO FELICIANO por Marte Um

⦁ PEDRO J. MARQUEZ por A Viagem de Pedro

⦁ PEPE MENDES por Carvão

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

⦁ BRUNO TORRES e SIMONE ILIESCU por A Espera de Liz

⦁ CAROLINA MARKOWICZ por Carvão

⦁ GABRIEL MARTINS por Marte Um

⦁ LAÍS BODANZKY por A Viagem de Pedro

⦁ MARCELO GOMES, ARMANDO PRAÇA e GUSTAVO CAMPOS por Paloma

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

⦁ ALY MURITIBA – adaptado da obra “Jesus Kid”, de Lourenço Mutarelli – por Jesus Kid

⦁ ANGELO DEFANTI – adaptado da obra “O Clube dos Anjos”, de Luis Fernando Veríssimo – por O Clube dos Anjos

⦁ JORGE FURTADO e GUEL ARRAES – adaptado do livro “O Debate”, de Jorge Furtado e Guel Arraes – por O Debate

⦁ LUSA SILVESTRE, LÁZARO RAMOS, ELISIO LOPES JR. e ALDRI ANUNCIAÇÃO – adaptado da obra “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação – por Medida Provisória

⦁ MATHEUS SOUZA, CLAUDIA SOUTO, JESSICA CANDAL e MICHELE FRANTZ – inspirado na música “Eduardo e Mônica”, de Renato Russo – por Eduardo e Mônica

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

⦁ ADRIAN COOPER por A Viagem de Pedro

⦁ FERNANDA CARLUCCI por O Clube dos Anjos

⦁ MARCOS PEDROSO por Paloma

⦁ RIMENNA PROCÓPIO por Marte Um

⦁ TIAGO MARQUES por Eduardo e Mônica

⦁ TIAGO MARQUES por Medida Provisória

MELHOR FIGURINO

⦁ ALEX BROLLO por Medida Provisória

⦁ GABI CAMPOS por Paloma

⦁ MARINA SANDIM por Marte Um

⦁ MARJORIE GUELLER, JOANA PORTO e PATRICIA DÓRIA por A Viagem de Pedro

⦁ VALERIA STEFANI por Eduardo e Mônica

MELHOR MAQUIAGEM

⦁ ADRIANO MANQUES por Medida Provisória

⦁ AMANDA MIRAGE por O Clube dos Anjos

⦁ AURI MOTA por Eduardo e Mônica

⦁ DONNA MEIRELLES por Paloma

⦁ MARI FIGUEIREDO e CACÁ ZECH por Pluft, O Fantasminha

⦁ TAYCE VALE e BLUE por A Viagem de Pedro

MELHOR EFEITO VISUAL

⦁ EDUARDO SCHAAL, GUILHERME RAMALHO e HUGO GURGEL por A Viagem de Pedro

⦁ GABRIEL MARTINS por Marte Um

⦁ LEONARDO SINDLINGER, MICHEL TAKAHASHI e KARLOS SHIRMER por Jesus Kid

⦁ MARCELO SIQUEIRA, ABC, por A Espera de Liz

⦁ PAULO BARCELLOS por Medida Provisória

⦁ SANDRO DI SEGNI por Pluft, O Fantasminha

MELHOR MONTAGEM

⦁ DIANA VASCONCELLOS, ABC, por Medida Provisória

⦁ EDUARDO GRIPA por A Viagem de Pedro

⦁ LIVIA ARBEX, EDT, por O Clube dos Anjos

⦁ LUCAS GONZAGA por Eduardo e Mônica

⦁ MARCELO MORAES, EDT, por Pureza

⦁ THIAGO RICARTE e GABRIEL MARTINS por Marte Um

MELHOR SOM

⦁ ÁLVARO CORREIA, WALDIR XAVIER, ARMANDO TORRES JR. e CAIO GUERIN por Pluft, O Fantasminha

⦁ BRUNO ARMELIN e BERNARDO ADEODATO por A Espera de Liz

⦁ GABRIELA BERVIAN, RICARDO CUTZ, A3PS e MATHEUS MIGUENS, A3PS, por Alemão 2

⦁ MARCEL COSTA, WALDIR XAVIER e BERNARDO ADEODATO por Medida Provisória

⦁ MARCOS LOPES e TIAGO BELLO por Marte Um

MELHOR TRILHA SONORA

⦁ ANDRÉ ABUJAMRA por O Clube dos Anjos

⦁ DANIEL SIMITAN por Marte Um

⦁ NELSON SOARES e MARCOS MOREIRA por Paloma

⦁ PEDRO GUEDES, FABIANO KRIEGER e LUCAS MARCIER por Eduardo e Mônica

⦁ PLÍNIO PROFETA, RINCON SAPIÊNCIA e KIKO DE SOUSA por Medida Provisória

MELHOR FILME IBERO-AMERICANO

⦁ 1976 (Chile e Argentina) / Ficção – Direção: Manuela Martelli 

Indicação: Academia de Cine de Chile

⦁ ARGENTINA, 1985 (Argentina) / Ficção – Direção: Santiago Mitre 

Indicação: Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina

⦁ AS BESTAS (Espanha) / Ficção – Direção: Rodrigo Sorogoyen. 

Indicação: Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España

⦁ LA JAURÍA (Colômbia) / Ficção – Direção: Andrés Ramírez Pulido 

Indicação: Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas

⦁ RESTOS DO VENTO (Portugal) / Ficção – Direção: Tiago Guedes 

Indicação Academia Portuguesa de Cinema

MELHOR FILME INTERNACIONAL

⦁ 1982 (Líbano) – Ficção – Direção: Oualid Mouaness. 

Distribuidor Brasileiro: Estúdio Escarlate

⦁ A MULHER REI | The woman king (EUA) – Ficção – Direção: Gina Prince-Bythewood. Distribuidor Brasileiro: Sony Pictures

⦁ AVATAR, O CAMINHO DA ÁGUA | The Way of Water (EUA) – Ficção – Direção: James Cameron. 

Distribuidor Brasileiro: Disney

⦁ BOA SORTE, LEO GRANDE | Good Luck To You, Leo Grande (Reino Unido) – Ficção – Direção: Sophie Hyde. 

Distribuidor Brasileiro: Paris Filmes

⦁ ELVIS (EUA) – Ficção – Direção: Baz Luhrmann. 

Distribuidor Brasileiro: Warner Bros Pictures

⦁ PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE | Black Panther: Wakanda Forever (EUA) – Ficção – Direção: Ryan Coogler. 

Distribuidor Brasileiro: Disney

⦁ TOP GUN: MAVERICK (EUA) – Ficção – Direção: Joseph Kosinski. 

Distribuidor Brasileiro: Paramount Pictures

MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

⦁ A MENINA ATRÁS DO ESPELHO, direção: Iuri Moreno

⦁ EM BUSCA DA TERRA-MÚSICA PROMETIDA, direção: Gabriel Bitar

⦁ MEU NOME É MAALUM, direção: Luisa Copetti

⦁ NONNA, direção: Maria Augusta V. Nunes

⦁ O SENHOR DO TREM, direção: Aída Queiroz e Cesar Coelho

MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO 

⦁ A ÚLTIMA PRAGA DE MOJICA, direção: Cédric Fanit, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira

⦁ CARTA PARA GLAUBER, direção: Gregory Baltz 

⦁ PEIXES NÃO SE AFOGAM, direção: Anna Azevedo

⦁ TERRITÓRIO PEQUI, direção: Takumã Kuikuro

⦁ TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO, direção: Juliana Antunes

MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO

⦁ AINDA RESTARÃO ROBÔS NAS RUAS DO INTERIOR PROFUNDO, direção: Guilherme Xavier Ribeiro

⦁ BIG BANG, direção: Carlos Segundo

⦁ FANTASMA NEON, direção: Leonardo Martinelli

⦁ INFANTARIA, direção: Laís Santos Araújo

⦁ SOBRE AMIZADE E BICICLETAS, direção: Júlia Vital

⦁ ÚLTIMO DOMINGO, direção: Joana Claude e Renan Brandão

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO

(de produção independente, para TV Paga/OTT)

⦁ CORDÉLICOS – 1ª TEMPORADA (Canal TV O Povo). Direção Geral: Ale Mchaddo. Escrita por Ale Mchaddo e Felipe Mazzoni. 

Produtora Brasileira Independente: 44Toons Produções Artísticas

⦁ O SHOW DA LUNA – 7ª TEMPORADA (Discovery Kids). Direção Geral: Celia Catunda e Kiko Mistrogiro. Escrita por Rita Catunda e Camille Helms. 

Produtora Brasileira Independente: Pinguim Content

⦁ PASSAGENS DA INDEPENDÊNCIA – 1ª TEMPORADA (Canal Futura e Globoplay). Direção Geral: Bruno Pacheco. Escrita por Clarissa Ramalho. 

Produtora Brasileira Independente: Camisa Listrada BH Produções Audiovisuais

⦁ VAMOS BRINCAR COM A TURMA DA MÔNICA – 1ª TEMPORADA (Giga Gloob). Direção Geral: Mauricio de Sousa e Fabiano Pandolfi. Escrita por Belise Moffoli. 

Produtora Brasileira Independente: Mauricio de Sousa Editora

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO

(de produção independente, para TV Paga/OTT)

⦁ EM CASA COM OS GIL – 1ª TEMPORADA (Amazon Prime Video). Direção Geral: Andrucha Waddington. Escrita por Hermano Vianna 

Produtora Brasileira Independente: Conspiração

⦁ LEI DA SELVA – A HISTÓRIA DO JOGO DO BICHO – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Pedro Asbeg. Escrita por Arthur Muhlenberg e Tiago Peregrino. 

Produtora Brasileira Independente: Kromaki

⦁ O CASO CELSO DANIEL – 1ª TEMPORADA (Globoplay). Direção Geral: Marcos Joel Jorge. Escrita por Marcos Joel Jorge e Bernardo Rigueira Rennó Lima. 

Produtora Brasileira Independente: Estúdio Escarlate

⦁ PACTO BRUTAL – O ASSASSINATO DE DANIELLA PEREZ – 1ª TEMPORADA (HBO Max). Direção Geral: Tatiana Issa e Guto Barra. Escrita por Guto Barra. 

Produtora Brasileira Independente: Producing Partners

⦁ PCC – PODER SECRETO – 1ª TEMPORADA (HBO Max). Direção Geral: Joel Zito Araújo. Escrita por Guilherme César. 

Produtora Brasileira Independente: Boutique Filmes

MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO

(de produção independente, para TV Aberta, TV Paga/ OTT)

⦁ BOM DIA, VERÔNICA – 2ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: José Henrique Fonseca. Escrita por Raphael Montes, Ilana Casoy, Gustavo Bragança e Maria Shu.

Produtora Brasileira Independente: Zola Filmes

⦁ MANHÃS DE SETEMBRO – 2ª TEMPORADA (Amazon Prime Video). Direção Geral: Luis Pinheiro. Escrita por Josefina Trotta, Alice Marcone, Marcelo Montenegro, Carla Meireles e Miguel de Almeida. 

Produtora Brasileira Independente: O2 Filmes

⦁ ROTA 66 – A POLÍCIA QUE MATA – 1ª TEMPORADA (Globoplay). Direção Geral: Philippe Barcinski. Escrita por Maria Camargo e Teodoro Poppovic. 

Produtora Brasileira Independente: Boutique Filmes.

⦁ SOB PRESSÃO – 5ª TEMPORADA (Globoplay). Direção Geral: Andrucha Waddington. Escrita por Lucas Paraizo, Márcio Alemão, André Sirangelo, Flavio Araujo e Pedro Riguetti. 

Produtora Brasileira Independente: Conspiração

⦁ TURMA DA MÔNICA – A SÉRIE – 1ª TEMPORADA (Globoplay). Direção Geral: Daniel Rezende. Escrita por Mariana Zatz, Marina Maria Iorio, Mauro D’Addio, Yann Rodrigues e Daniel Rezende. 

Produtora Brasileira Independente: Biônica Filmes

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