ListasMúsica

A Semana do Rock! – Rock Gaúcho

A data de 13 de julho marca o Dia Internacional do Rock. A Vigília Nerd é definitivamente rockeira, e para comemorar o estilo musical mais vigoroso e visceral do mundo, nós vamos lançar um especial com postagens e playlists sobre rock. A trilogia passará pelo rock gaúcho, nacional e internacional, nessa ordem!

Cola na gente. Essa semana vai vir muita música boa por aqui e também nas nossas redes. Segue lá no rodapé da página

Como bairristas que somos, escolhemos começar pelo bom e lisérgico rock gaúcho. Na nossa lista no Spotify tem (quase) todas as nossas músicas preferidas. Dentro de um país continental, quase que dá pra dizer que Rock Gaúcho é uma vertente que se destaca do rock convencional, feito do Rio Mampituba pra cima. Temos bandas cabeças, bandas totalmente non-sense, meio indies e as assumidamente comerciais. Se a gente quiser dá pra abrir o leque ainda mais e fazer subdivisões dentro do próprio rock gaúcho. Mas vamos ao que interessa!

Podemos começar a falar do Rock Gaúcho lembrando de Engenheiros do Hawaii e sua Infinita Highway. Formada em 1984 em Porto Alegre, a banda é talvez seja uma das mais conhecidas Brasil afora. As composições dos caras merecem destaques pelas letras, repetidas por nós a vida toda. É impossível não saber cantar Refrão de Bolero (Ana, teus lábios são labirintos), Pra ser sincero e O Papa é Pop, por exemplo.

Uma reunião de amigos que não sabia tocar nada, mas que se juntou para virar uma das bandas mais queridas do RS e considerada uma parte do início do punk no Brasil também aconteceu em 84. Os Replicantes, com uma formação dos ilustres Wander Wildner, Cláudio e Heron Heinz e Carlos Gerbase começou a tocar de brincadeira e acabou com sua primeira música gravada, Nicotina, num estúdio de quatro canais, já que o quarteto só sabia tocar em conjunto. Além de Nicotina, Os Replicantes fizeram sucesso nacional com o seu clipe de Surfista Calhorda. Vale a pena conferir o documentário dos caras, disponível no Youtube. Hoje a banda conta com uma formação bem diferente e com uma guria encarando os vocais, mas segue sendo uma das bandas punk mais honestas do Brasil.

Os anos 80 nos trouxeram também o TNT. Com letras e melodias mais irreverentes, a TNT tocava um rock alternativo e bem radiofônico que fez escola. Juro que não, Não sei, A irmã do Doctor Robert, Entra Nessa e Cachorro Louco são as músicas mais conhecidas da banda. Alguns integrantes da banda abandonaram o TNT para lançar Os Cascavelletes, que se tornaria a rival da antiga banda. Os Cascavelletes tem uma pegada mais alucinada (culpa do amigo Flávio Basso/Júpiter Maçã #RIP) e é conhecida por Sob o Céu de Blues, Lobo da Estepe e Nega Bom Bom, quem emplacou na trilha sonora da clássica novela da Globo, Top Model. Naquela época, os caras conseguiram fazer a maior zueira ao participar de um programa da Angélica (um clássico do youtube!). Em 2008, integrantes das duas bandas se juntaram e formaram a Tenente Cascavel, que tocava (e ainda toca) os maiores sucessos das duas bandas.

Cachorro Grande, banda liderada por Beto Bruno, é uma das nossas favoritas. Os caras que surgiram fazendo cover de Beatles e Rolling Stones já gravaram até no famoso estúdio Abbey Road. Sexperienced, Que Loucura!, Lunático e Hey Amigo são excelentes composições da banda, que marcam nossas vidas de alguma forma. Impossível não cantar e gritar com as músicas dos guris. Hoje a Cachorro é um oásis no meio do rock nacional, tão deturpado por vertentes pop e bem duvidosas.

Assim como Os Replicantes, Tequila Baby é a representação do Punk Rock gaúcho, com bastante elementos dos Ramones, banda que inspirou o grupo porto-alegrense. Velhas fotos e Sexo, algemas e cinta-liga são destaques da banda, que por sinal teve a honra de gravar um disco com ninguém menos que o baterista Marky Ramone. Influências de punk rock californiano também podem ser identificadas no som da Tequila, além de todos os movimentos de palco dos próprios Ramones (ehehehe).

Amigo Punk, escute esse meu desabafo. Temos certeza que você leu essa parte cantando e poderia cantar toda a letra dessa música da Graforréia Xilarmônica. Algum amigo do seu lado ainda ajudaria fazendo o backing vocal com o “Ó, óooo”. É a música mais tocada em final de festa, acampamento, reunião de amigos. Basta um violão e um pouco de álcool que o coral está pronto para essa canção. Sim a música é clássica, mas a GX é muito maior. Lançou seu primeiro CD – Coisa de Louco II – pela Banguela Records, gravadora (extinta) criada nos anos 90 pelos Titãs. A produção foi de ninguém menos que Eduardo Miranda (sim, o simpático do programa Ídolos, do SBT). São talvez os 42 minutos mais alternativos e divertidos já feitos por uma banda de rock aqui dos pampas. Se você tem esse disco, guarde com carinho!

E na nossa playlist do Spotify tem muito mais. Além das citadas, você pode curtir Bidê ou Balde, Acústicos & Valvulados, Vera Loca, Nenhum de Nós, Garotos da Rua e outras bandas que não conseguimos listar aqui!

0 thoughts on “A Semana do Rock! – Rock Gaúcho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *