FilmesListas

Viagem no Tempo: os filmes sobre a “coisa” mais preciosa da vida | Lista

O tempo pode ser a coisa mais preciosa da vida. Por isso, iniciamos uma trilogia que vai elencar os melhores filmes sobre Viagem no Tempo. Divirta-se com a parte 1! Mas não se apegue, a ordem não é do melhor para o pior, ou vice-versa. O sistema aqui é bem randômico.

Tempo é a coisa mais preciosa da vida? É igual para todos. Do nascer do sol ao ápice do luar, não temos como fugir disso. Uma palavra errada, uma ação mal interpretada ou ainda a falta de uma ação. Não há como voltar atrás, uma vez feito, não pode ser desfeito.

Mas e se… fosse possível, voltar um minuto, um dia ou uma semana? Esse é um dos grandes desejos da humanidade… controlar o incontrolável! Os mais céticos dizem que isso é apenas ficção-científica. Cientistas dizem que o impossível é apenas questão de perspectiva. Outros até acreditam na teoria de que os alienígenas e ovnis são humanos do futuro que voltaram para nossa era (louco né?).

Mas a resposta é que é possível sim! Pelo menos quando falamos de cinema. A nossa arte favorita. E dentro dela, já tivemos algumas dezenas de histórias que mostram que o conflito entre o tempo e a realidade, e todo o impacto que ela pode sofrer com uma mínima ação desfeita, ou refeita numa volta ao passado… ou até mesmo um salto para o futuro.

Entre essas dezenas elencamos a primeira lista abaixo. E junto da lista de filmes, também selecionamos algumas das músicas inspiradoras que fazem parte da trilha sonora dessas obras. Sente na poltrona, aumente o som e vá para QUANDO você quiser! Esperamos que como a gente, você também possa pirar nas teorias, escolhas, reviravoltas, destinos e finais ‘mindblowing’!

Clique aqui para ler o texto ouvindo a nossa playlist com as trilhas sonoras.

1- Em algum lugar do passado – Somewhere in Time (Jeannot Szwarc, 1980)

viagem_no_tempo_vigilia_nerd_2016_07_09_01

Para os fãs do saudoso Christopher Reeve, o melhor e mais clássico Superman do cinema, e para os apaixonados de plantão. Essa é uma história de amor. Esqueça os clichês teens para divergentes e crepúsculos da vida. Surpreenda-se com esse filme e com o roteiro que traz o ídolo imortal Reeve e a beleza de Jane Seynour (fez várias séries ao longo da vida) e ainda outro Christopher, o Plummer (Todo o Dinheiro do Mundo, 12 Macacos – que também está nessa lista). Simplesmente sua cabeça vai explodir no final. Você pode não até não gostar. Fique avisado. Sem mais spoilers.
Ah… a música tema você já pode ter ouvido em algum lugar.

2- Linha do tempo – Timeline (Richard Donner, 2003)

Falando em Superman, Linha do Tempo é dirigido por Richard Donner (o mesmo diretor do clássico filme do kryptoniano) que conta uma história mediana, mas ótima aventura capa-e-espada estilo Sessão da Tarde. Historiadores voltam a era medieval através de uma máquina construída por uma empresa gananciosa. Clichê? Sim! Bacana? É, nada de espetacular. No cast alguns astros poucos conhecidos na época, mas que hoje estão no topo como Gerard Butler (300, Gamer) e Paul Walker #RIP (Velozes e Furiosos). Roteiro escrito e baseado no livro de Michael Chichton (Jurassic Park).

3- A garota que conquistou o tempo – The girl who leapt through time (Mamoru Hosoda, 2006)

viagem_no_tempo_vigilia_nerd_2016_07_09_02

Desapegue dos gêneros. Aqui temos um lindo anime sobre uma garota chamada Makoto Konno, que ganha a capacidade de voltar no tempo através de saltos (literalmente). Com isso, óbvio que a adolescente aproveita a habilidade em benefício próprio. É um lindo conto de amizade, sem muita ‘loucura anime’, vale o “conferes” pra você que acha que tem amigos de verdade, ainda mais nessa era de redes sociais em que vivemos. Como muitos filmes de viagem no tempo, o final é surpreendente. Impossível não sair com um ‘Makotooooooo’ na cabeça após o filme.

4- Os Bandidos do Tempo – Time Bandits (Terry Gilliam, 1981)

Conhece Monty Python? Não? Que espécie de nerd é você? Brincadeirinha. Dá um google nesse nome. Você está sendo apresentado ao melhor grupo de comédia de todos os tempos (e influência direta de qualquer grupo de comédia que existe hoje, passando desde TV Pirata, Casseta & Planeta até o hype do Porta dos Fundos).
O filme não é de comédia, mas é uma aventura com o carimbo Monty Python, pois é escrito, dirigido e estrelado por seus membros, Terry Gilliam, Michael Palin e John Cleese, ou seja, pirações e psicodelias gráficas a rodo.
Ke (?!?!) é um garoto pego no mapa do tempo por seis anões ladrões totalmente surtados. Sean Connery é o Rei Agamenon, John Cleese é Robin Hood, Ian Holm é Napoleão.

5- Os 12 Macacos – Twelve Monkeys (Terry Gilliam, 1995)

Ele de novo, Terry Gilliam. Dessa vez não tão surtado como no filme acima, até porque esse filme é bem mais Hollywood. Com Bruce Willis, Brad Pitt (indicado ao Oscar pelo papel) e Christopher Plummer (já li esse nome hoje) é uma ficção-científica com tema pós-apocalítico-ecológico. Cole (Willis) volta no tempo para impedir que um vírus se espalhe e acabe com a raça humana, culpa de uma organização chamada 12 Macacos. O filme foi tão aclamado na época que virou cult e até gerou uma série com o mesmo nome em 2015.

6- Um século em 43 minutos – Time After Time (Nicholas Meyer, 1979)

H.G. Wells foi um dos mais conhecidos escritores de ficção de todos os tempos. Jack Estripador foi um dos mais conhecidos assassinos de todos os tempos. O que aconteceria se juntássemos o inventor da Máquina do Tempo (leia sobre isso no filme abaixo) e o cruel vilão em um filme sobre viagem no tempo, utopia, caos, violência e feminismo? What?? É, esse filme vai te surpreender. Filmado em 1979, mas parece que foi feito hoje em dia. Vamos por partes (tu dum tsss). Em 1893, Jack (David Warner) rouba a máquina do tempo e vai para 1979. H.G. Wells (Malcolm McDowell) vai atrás e vê que tudo que ele acredita se tornou um pesadelo, mesmo assim fora do seu ambiente e tempo, se apaixona e resolve o caso de forma meio previsível.

7 – A Máquina do Tempo – The Time Machine (George Pal, 1960) e A Máquina do Tempo – The Time Machine (Simon Wells, 2002)

Aqui estão as adaptações da obra clássica de H.G. Wells, A Máquina do Tempo. O original de 1960 vale como clássico, daqueles filmes que seu pai ou avô gosta de assistir. Apesar das tecnologias e maquiagens datadas, a teoria de quarta dimensão (ou quinta) ainda cabe fácil no entendimento popular (pesquise sobre isso, é fascinante). O personagem principal George é homenageado com o nome do escritor, constrói uma máquina do tempo onde vai para o ano 802701 e vê um mundo utópico onde todos vivem em paz e tranquilos. Até que… bem descubra por si mesmo. A versão moderna é dirigida pelo bisneto de H.G. Wells, Simon Wells e traz algo bastante diferente do conto e do filme original, mas efeitos bem melhores.

8- X-Men – Dias de um futuro esquecido – X-Men: Days Of Future Past (Bryan Singer, 2014)

Baseado na HQ de 1981 feita por Chris Claremont, John Byrne e Terry Austin, uma das histórias mais clássicas dos mutantes da Marvel. Essa história é tão importante que foi base para a série que começou a ser escrita por James Cameron nos filmes que escrevo abaixo. Essa também foi uma das nossas dicas de filmes relacionados aos atores de Game Of Thrones.
Sentinelas (robôs gigantes) eliminaram a humanidade em um futuro distópico. Era para eliminar apenas os mutantes, mas algo deu errado. Não há outra forma de salvação para a raça humana senão voltar aos anos 80 e eliminar quem começou com tudo isso: Bolivar Trask (Peter Dinklage) criador das máquinas. Por ter seu famoso fator cura, Wolverine (Hugh Jackman) volta ao passado para impedir que Mística (Jennifer Lawrence) mate Trask e crie uma onda de caça aos mutantes e mais tarde a extinção dos seres humanos. Com um elenco gigantesco, o filme se perde com tantos personagens, mas traz o encontro dos dois núcleos de filmes X-Men de uma forma competente. Momento legal: Magneto (Michael Fassbender) usando seus poderes sem limites! Curiosidade: Há uma versão estendida chamada Rogue Edition, que traz a participação da Vampira (Anna Paquin) cortada do original, que torna o filme um pouco melhor.

Série Exterminador do Futuro:

viagem_no_tempo_vigilia_nerd_2016_07_09_04

9 – O Exterminador do Futuro – Terminator (James Cameron, 1984)

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final – Terminator 2: Judgment Day (James Cameron, 1991)

O Exterminador do Futuro 3: Rebelião das Máquinas – Terminar 3: Rise Of The Machines (Jonathan Mostow, 2003)

O Exterminador do Futuro: A Salvação – Terminator: Salvation (McG, 2009)

O Exterminador do Futuro: Gênesis – Terminator Genisys (Alan Taylor, 2015)

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (Tim Miller, 2019)

Num futuro apocalíptico dominado pelas máquinas, um soldado volta ao passado para salvar a vida do salvador da raça humana. Misture isso com a adorável canastrice de Arnold Schwazeneger, um robô indestrutível. Assista os dois primeiros filmes “da série” e divirta-se. James Cameron (Titanic, Avatar) fez um ótimo serviço nesses filmes, lançou Arnold a nível Governator e novas tecnologias para a telona.
Deviam ter parado por aí. O que vem depois pouco se salva. Kristanna Loken talvez. McG tenta “salvar” a série com um ótimo elenco e efeitos. Nem a troca de realidade em Gênesis consegue dar um gás. A trilha sonora não é tão ruim (clica no link da playlist lá em cima). É isso, agora entre na sua bolha cronal, volte a 2003 e destrua os estúdios Warner para que não sejam produzidas as sequências.

Confira também a Parte 2: Trilogia de Volta para Futuro, borboletas, pirações espanholas, comédias! Curta, comente e compartilhe!

Éderson Nunes

@elnunes

7 thoughts on “Viagem no Tempo: os filmes sobre a “coisa” mais preciosa da vida | Lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *