FilmesTelevisão

Tarcísio Meira, ícone da TV brasileira, morre aos 85 anos

Um dia após a morte de Paulo José, a dramaturgia brasileira perde mais um de seus gigantes. Tarcísio Meira, um dos mais icônicos atores do cinema da televisão, morreu nesta quinta-feira, dia 12 de agosto, aos 85 anos. Ele estava internado em função de complicações da Covid-19. A revista eletrônica Quem foi uma das primeiras a noticiar o falecimento.

Tarcísio Meira estava internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo desde o dia 6 de agosto, junto com a esposa e também atriz Glória Menezes, de 86 anos. O artista chegou a ser intubado na UTI e fazer hemodiálise contínua. A morte foi confirmada por Tadeu Lima, assistente pessoal do casal.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a atriz está se recuperando bem e recebe auxílio de oxigênio via nasal. Ela está internada em um apartamento.

Vida e Obra

Nascido Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho em 5 de outubro de 1935, em São Paulo, o ator começou sua carreira no final dos anos 50, com teatro, e mais tarde, no final da década, na TV Tupi, no teleteatro. Sua primeira cena com Glória Menezes, o grande amor de sua vida, foi dois anos depois. Eles casaram no ano seguinte. A união que quase completou 60 anos. A dupla participou da primeira novela diária brasileira, na extinta TV Excelsior.

Na Rede Globo, Tarcísio ingressou em 1967 e fez mais de 60 produções, entre minisséries, especiais e novelas. Tarcísio fez diversos papéis memoráveis na televisão, como João, de Irmãos Coragem, em 1970. Em Roda de Fogo, viveu Renato Villar e eternizou seu personagem no imaginário dos brasileiros. Na primeira versão de O Tempo e o Vento, em 1985, Tarcísio viveu o Capitão Rodrigo Cambará, dando vida ao personagem da literatura.

Em 1990, protagonizou Araponga, como Aristênio Catanduva. Raul Pelegrine, de Pátria Minha, Giuseppe Berdinazzi, de o Rei do Gado, João Medeiros, de Um Anjo Caiu do Céu, Bóris, de O Beijo do Vampiro, Tide, de Páginas da Vida. Tarcísio foi muitos e emocionou de muitas formas diferentes. Seu último papel na televisão foi o de Lorde Williamson, de Orgulho & Paixão, em 2018.

Nos cinemas, Tarcísio participou de pelo menos 19 filmes e ganhou muitos prêmios no decorrer da carreira.

Tarcísio deixa a esposa, que tem quadro mais leve da doença, e seu único filho, Tarcísio Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *