ListasMúsica

Super-heróis: as trilhas sonoras – parte 1

A música e o cinema andam juntos desde sempre. Embora nos primórdios da descoberta dos irmãos Lumière (1895) o cinematógrafo não gerasse som, muitas transmissões e sessões de cinema eram realizadas com a participação de pianistas e até mesmo orquestras encenando partituras próprias para suas obras. E hoje em dia é inevitável não associar algumas cenas com trilhas marcantes, sejam elas criadas especialmente por mestres como John Williams, Hans Zimmer e Danny Elfman (se você estranhou esses nomes, provavelmente está perdendo alguma coisas sobre as melhores trilhas sonoras do cinema), ou sejam elas associadas a grandes artistas da música pop.

E no cinemão dos Super-heróis não é diferente. Por isso, reunimos uma seleção que vai desde as obras clássicas, feitas com todo o esmero, até o punk-rock com três acordes. Independente da forma que é feita, com certeza você vai reconhecer e lembrar de cenas memoráveis dos filmes dos nossos heróis favoritos! E pra melhorar, você pode incrementar seus playlists do Spotify com essa galeria de grandes bandas! Aumente o som e boa viagem!

Filme: Super-Homem (Richard Donner, 1978)

Artista/Música: John Williams, Superman Theme

Começamos com um clássico emocionante. O filme de Richard Donner deu ao Superman uma das trilhas mais famosas do cinema. Impossível não lembrar do Superman e não lembrar dessa grande obra escrita por John Williams, o mestre por trás de trilhas excepcionais como Indiana Jones, Star Wars, Jurassic Park e tantos outros. Impossível também não se empolgar com a crescente dessa música e toda a época que ficou marcada pelo melhor intérprete do Homem de Aço do cinema: Christopher Reeve.

Filme: Flash Gordon (Mike Hodges, 1980)

Artista/Música – Queen / Flash´s theme

Essa é pros iniciados. O filme é um clássico do cinema com um dos principais personagens da ficção científica dos quadrinhos (criado em 1934), e mais tarde nas séries de TV. E a trilha é verdadeiramente especial, pois foi feita pela melhor banda de todos os tempos: Queen. Exatamente, os britânicos liderados por Fred Mercury e Brian May criaram um álbum inteiro para o filme, que pode até não ser um primor para os dias atuais, mas foi um marco na cultura pop da época. A música tema é a que mais marcou e traz trechos de falas e ações da produção.

Filme: Batman (Tim Burton, 1989)

Artista/Música: Prince/ Batdance

Uma reunião de grandes nomes. Prince na trilha sonora, Tim Burton na direção e Jack Nicholson como o Coringa. O clássico filme do Batman também teve uma trilha sonora toda especial feita pelo multiartista Prince (que morreu em abril desse ano). Batdance era a marca da produção e até hoje lembramos a frase marcante na voz de Prince. O filme envelheceu bem, e é sempre legal rever. Depois você fica cantarolando “Bééétménnn”.

Filme: Homem-Aranha (Sam Raimi, 2002)

Artista/Música: Chad Kroeger feat. Josey Scott/ Heroes

O filme marcou o cinema pela extraordinária bilheteria e por dar a merecida adaptação do aracnídeo para as telonas. A trilha não foi lá tão marcante, mas em 2002 essa foi com certeza uma das músicas mais tocadas nas rádios de todo o mundo. Nada tão marcante quanto as anteriores, mas o suficiente para estar na lista. A trilha sonora de Homem-Aranha ainda contou com The Hives, além do Aerosmith, interpretando a clássica “Spider-Man Theme”, criada em 1967 para o desenho animado, e também imortalizada pelos Ramones nos anos 90.

Filme: Demolidor (Mark Steven Johnson, 2003)

Artista/Música: Evanescence/ Bring Me To Life

Ok, todos sabem que esse filme flopou totalmente. Ben Affleck que o diga. Foram 13 anos até sua redenção como o Cavaleiro das Trevas. Em compensação a trilha sonora ficou marcada pelo auge da banda Evanescence, que emplacou duas músicas no longa: Bring Me To Life e My Immortal, que toca durante a morte/funeral de Elektra. A versão estendida lançada depois é menos ruim que a que foi para o cinema, embora a produção não tenha sido da Warner (Pegou essa referência? :b).

Filme: Bob Esponja – o filme (Stephen Hillenburg, 2004)

Artista/Música: Twisted Sister/ I Wanna Rock

Ter um filme com o Bob Esponja já é uma conquista e tanto, imagina colocar ele numa lista de melhores. Mas é merecido, o herói amalucado e que vive na “Fenda do Biquini” está aqui por trazer uma trilha sonora e tanto. O marco final é quando ele vence os seus inimigos ao som de “I Wanna Rock” do Twisted Sister, em uma versão avacalhada de “Eu Sou Amendobobo Yeah”. Pense rápido: Qual outro personagem ganhou do Plankton com solo de guitarra e raios laser?

Buenas, essa foi a nossa primeira parte. Fique atento! A parte 2 das melhores trilhas sonoras de filmes de Super-Heróis trará grandes obras da Marvel, como Vingadores e Guardiões da Galáxia, além de músicas indescritíveis e inesquecíveis! Deixe seu comentário e diga o que achou! Voltamos em breve, pois você sabe: a Vigília não para!

Super-Heróis: as trilhas sonoras – parte 2

Super-Heróis: as trilhas sonoras – parte 3

0 thoughts on “Super-heróis: as trilhas sonoras – parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *