Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho

Retratos Fantasmas terá sua estreia no Festival de Gramado. Confira o trailer!

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, teve seu primeiro trailer divulgado, assim como sua estreia na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado

O filme “Retratos Fantasmas”, quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho (Bacurau, O Som ao Redor) acaba de ganhar seu trailer oficial. Após seu lançamento mundial no Festival de Cannes, o filme terá sua estreia nacional na noite de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, com exibição única no dia 12 de agosto, fora de competição. Com produção de Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coprodução e distribuição da Vitrine Filmes, de Silvia Cruz e Felipe Lopes, “Retratos Fantasmas” chegará ao circuito nacional no dia 24 de agosto.  

Assista:

“Depois da estreia magnífica em Cannes, para o lançamento no Brasil o desafio era criar um trailer forte e pulsante que desse conta da energia e do material valioso que o filme traz”, comenta Matheus Farias, montador do filme e do trailer. 

O filme

“Retratos Fantasmas” marca a volta de Kleber Mendonça Filho ao Festival onde também apresentou seus últimos filmes “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”, além do documentário “Crítico”. Ao ritmo de “Meu Sangue Ferve Por Você”, de Sidney Magal, o trailer do filme busca uma viagem no tempo a partir de imagens estáticas e em movimento, por vezes com zoom, que compõem o registro audiovisual de Kleber Mendonça Filho.

“Eu e Matheus passamos muitos meses trabalhando a montagem de ‘Retratos Fantasmas’, conhecemos bem o material. Trocamos ideias sobre o trailer e, quando sentamos, saiu bem rápido. Entre nove da manhã e meio-dia estava pronto. A versão sensacional de Sidney Magal para ‘Meu Sangue Ferve Por Você’ uniu tudo muito bem”, comenta Kleber.  

Com 91 minutos, a obra é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX.   

“Retratos Fantasmas” foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Agência Nacional de Cinema (Ancine). 

Sinopse

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

Confira a galeria de imagens:

Leia também:

Cobertura do Festival de Gramado 2022

Alice Braga vai receber o Kikito de Cristal em Gramado

Festival de Gramado terá edição reformulada em 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *