AnimaçãoQuadrinhos

Quino, o criador da Mafalda, morre aos 88 anos

Um dia triste para a cultura mundial. Morreu na quarta-feira, dia 30 de setembro, o cartunista Joaquín Salvador Lavado, popularmente conhecido como Quino, criador da personagem Mafalda. Quino era o cartunista mais internacional e mais traduzido da língua espanhola. Ele tinha 88 anos e estava residindo em Mendoza, cidade onde nasceu no dia 17 de julho de 1932. Como legado, ele deixa Mafalda e todos seus ensinamentos genuinamente traduzidos na menina sábia e que sempre tinha algo importante para falar.

Quino criou Mafalda em 1962 para uma série de peças publicitárias que acabaram sendo rejeitados. Mais tarde, em 1964 ele tirou os personagens da gaveta, surgindo então a tira de maior sucesso da história em língua espanhola. A fama cresceu e Mafalda virou livro e todo tipo de produto que se pode imaginar, sendo traduzida em mais de 30 línguas.

Curiosamente, Quino se despede do mundo um dia após o aniversário de estreia de Mafalda, que foi publicada pela primeira vez no dia 29 de setembro de 1964, na revista Primera Plana.

Recorte da primeira aparição da personagem Mafalda; Foto: reprodução FanPage Mafalda Oficial.

Vá com Deus Mestre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *