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Os melhores filmes de 2022

Sim, chegamos ao final de mais um ciclo de translação. E durante o último movimento da terra ao redor do sol, conferimos muitos filmes. Seja no streaming ou no cinema (que é sempre melhor), passamos a peneira e chegamos a uma belíssima lista de melhores filmes do ano. Entre ação, drama, comédia, terror e filmes de super-heróis, com certeza podemos afirmar que 2022 foi um bom ano! 

Com a passagem dessa peneira, infelizmente deixamos algumas produções de fora, mas, certamente isso é papo para outra lista. Agora, vamos com nosso Top de 2022. Ah, e vale lembrar que nossa lista não faz diferenciação entre quem é melhor que quem. É uma seleção sem uma devida ordem ou ranking de melhor para pior. Beleza?

Confira os melhores filmes de 2022, segundo a Vigília Nerd:

Top Gun: Maverick (Paramount+ e Telecine)

Abrindo a lista, o blockbuster de 2022. Top Gun: Maverick conseguiu a façanha de ser um sucesso de público e crítica, sendo o longa que por mais tempo se manteve em cartaz. o astro Tom Cruise conseguiu montar um time, e, conduzidos pelo diretor Joseph Kosinski, conseguiu emocionar, ser nostálgico, e entregar ação de tirar o fôlego na medida certa. Merecidamente, o grande fenômeno do ano. Relembre nossa crítica completa aqui! Atualmente o filme está disponível no Paramount+ e no Telecine.

Athena (Netflix)

Athena, da Netflix

Não é um filme fácil de se assistir. Totalmente filmado em plano-sequencia, quase em tempo real, (se gosta dessa proposta, ainda aconselhamos o filme alemão “Victoria”, de 2015). No meio de uma guerra civil na França, uma família é dividida pela morte de ente querido. O fato acaba colocando dois irmãos (um terrorista e um policial) em confronto. Violento, com reviravoltas incríveis e com ótimas críticas sociais (franceses adoram isso). Recomendamos demais!

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Disney+)

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura Sem Spoilers
America Chavez (Xochitl Gomez), Wong (Benedict Wong) e Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch).

O primeiro filme de terror da Marvel Studios fez jus ao seu título. O diretor Sam Raimi, um fã do personagem interpretado nos cinemas magistralmente por Benedict Cumberbatch, conseguiu entregar o “fatídico” fan service com um longa movimentado e que colocou Wanda Maximoff (Elisabeth Olsen) em um novo patamar dentro do MCU. Seguindo a receita Marvel, foi por pouco que não alcançou uma marca ainda maior. Relembre nossa crítica aqui e nosso veredito em vídeo aqui!

Marte Um (disponível para aluguel digital)

Infelizmente, o longa brasileiro ficou fora da lista de disputa ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023. Mas, se na Copa do Mundo, a nossa seleção não fez bonito, o filme de Gabriel Martins foi superior ao da nossa rival Argentina (Argentina, 1985), entregando uma obra com muito significados para todos nós brasileiros. Com muito mais coração. Marte Um é certamente um dos melhores filmes brasileiros das últimas décadas. Relembre nossa crítica completa aqui!

Até os Ossos (não disponível no streaming)

Mais um filme de Luca Guadagnino (Me Chame pelo Seu Nome) sobre relacionamentos. Mas desta vez, com uma história fora dos padrões, mostrando o amadurecimento de uma menina (e um casal adolescente) que precisa lidar com uma condição no mínimo inusitada: eles são canibais! Um deleite do início ao fim. Mas cuidado, se você for sensível a sangue, talvez não seja a melhor opção. Relembre nossa crítica completa!

Argentina, 1985 (Prime Video)

Argentina, 1985: o elenco de heróis
Argentina, 1985: uma aula para o mundo.

Argentina, 1985 é uma daquelas histórias que precisam ser contadas e recontadas sempre que possível. Uma memória de uma época recente do nosso país vizinho e que provavelmente estará entre os concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Um pouco longo, mas com grandes momentos. A vitória da sociedade contra ditadores recentes que foram merecidamente condenados depois de cometer todo tipo de atrocidade contra o povo. Quem dera fosse assim em todos os países da América Latina. Imperdível. Confira nossa crítica!

Honor Society (Paramount+)

Honor Society
HONOR SOCIETY: Gaten Matarazzo e Angourie Rice eu um relacionamento surpreendente!

Aquele filme despretensioso, mas que marca 2022. O filme original da Paramount+ traz Angourie Rice (Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa) quebrando a quarta parede em uma espécie de filme de John Hughes, mas de forma atualizada para a nova geração. Aquela comédia colegial, mas que traz uma bela mensagem e alegra nosso dia depois da sessão. A direção é de Oran Zegman. Crítica completa aqui!

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (disponível para aluguel digital)

Tudo em todo lugar ao mesmo tempo

Uma obra de amor ao multiverso. Mais uma vez, não é um filme para qualquer espectador. Mesmo com as pirações dos Daniels (ambos diretores se chamam Daniel), é um filme lindo que fala muito sobre amor, família e oportunidades, Michelle Yeoh é brilhante. Os efeitos são excelentes para o orçamento curto que a A24 normalmente propõe, mesmo assim possivelmente “o melhor” do ano.

Predador: A Caçada (Star+)

Assim como Honor Society, uma grata surpresa dos streamings. Predador: A Caçada, no original Prey, resgata a essência do icônico personagem criado nos anos 80. E os méritos todos recaem sobre o diretor Dan Trachtenberg (Rua Cloverfield, 10) e a atriz Amber Midthunder (A Qualquer Custo). Com objetividade e carisma, eles contam uma história prequel, passada em 1715, quando uma nave de outro planeta chega próximo a uma aldeia Comanche. Prepare-se para enfrentar e reviver as aventuras e perigos que só um dos mais icônicos seres do cinema pode nos proporcionar.

Treze Vidas: O Resgate (Prime Video)

Treze Vidas: O Resgate
Treze Vidas: Colin Farrell, Joel Edgerton e Viggo Mortensen em um projeto que poderia ter mais reconhecimento

Mais um que veio direto no streaming e que talvez não tenha recebido o seu devido valor. O filme de Ron Howard nos remete aos fatos ocorridos em 2018 na Tailândia, quando, em meio à Copa do Mundo, um time de futebol infantil resolveu se aventurar em uma caverna e por lá fica presa depois de fortes chuvas. No covil subterrâneo, onde não tinham saída ou mesmo ar, vemos o esforço global para chegar à salvação. O elenco tem Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis, Capitão Fantástico) e Colin Farrell (The Batman). Prepare-se para momentos bem angustiantes.

O Telefone Preto (disponível para aluguel digital)

O terror está representado aqui por O Telefone Preto. Pode até não ser um filme revolucionário, mas consegue ser conciso e cativar com um excelente elenco (principalmente o juvenil). No filme de Scott Derrickson, vemos Ethan Hawke como um sequestrador e assassino de crianças em uma cidade do interior dos Estados Unidos. Baseado na obra de Joe Hill (aka filho de Stephen King), o longa consegue ainda dar suas pitadas sobrenaturais. Crítica aqui!

Thor: Amor e Trovão (Disney+)

Opa, polêmicas na lista! Aqui na redação tivemos uma divisão importante: alguns queriam colocar o filme na lista de melhores. Outros, na de piores. Como editor-chefe, coloquei o peito e subi o patamar da nova obra de Taika Waititi com o Deus do Trovão da Marvel. O raciocínio é simples: se você adorou Thor: Ragnarok, não tem o porquê achar que Amor e Trovão está atrás. A essência é a mesma. Não dá pra levar a sério. Temos momentos emocionantes, cenas empolgantes (e até umas tosqueiras), mas tudo é parte do pacote “Taika Waititi”. De quebra, ainda temos muito Guns ‘n Roses na trilha. Farofa completa, Thor está entre os melhores. 

O Homem do Norte (disponível para aluguel digital)

E já que entramos no aspecto Thor e deuses nórdicos, “O Homem do Norte” não podia ficar de fora. O filme de Robert Eggers reúne Alexander Sksarsgard (Big Little Lies) em busca de uma vingança visceral por toda sua vida. A cultura nórdica é retratada como nunca vimos, em um deleite visual. No elenco ainda temos Ethan Hawke, Claes Bang, Nicole Kidman e Anya Taylor-Joy. Um dos filmes mais marcantes visualmente que passaram pelas telonas em 2022. Relembre nossa crítica completa!

The Batman (HBO Max)

O ano começou com tudo no quesito blockbuster. Em pleno carnaval tivemos a estreia de The Batman. Matt Reeves mostrou a todos que Robert Pattinson pode ser um dos melhores Batmans que o cinema já viu (o melhor talvez?). Em um thriller psicológico, tenso e com uma investigação policial incrível, o novo longa do morcegão tem tudo para abrir um novo ciclo do personagem no cinema. O futuro é claro, agora é incerto em função das mudanças na DC. Vamos ver o que o futuro nos reserva!

Super Quem? (disponível para aluguel digital)

Super Quem?
A boa comédia que há muito tempo a gente não via!

A melhor comédia do ano vem da França. Por mais que possa soar horrível, a ideia de uma paródia com o gênero de super-heróis nos cinemas até já tinha sido explorada, mas desta vez, foi feita da forma “correta”, conseguindo ser crítica, engraçada e não ofendendo ninguém. Uma comédia para quem é fã e quer service. Direta ao ponto. Relembre nossa crítica completa!

Não, Não Olhe! (disponível para aluguel digital)

Saímos da comédia e entramos em um novo filme de terror. Jordan Peele já tinha nos mostrado excelentes histórias originais em Corra! e Nós!. Mas agora, ele segue para um lado completamente oposto, explorando as possibilidades de uma mistura de thriller com ficção científica. Não, Não Olhe (Nope) é até difícil de explicar, mas, novamente é um grande acerto da carreira de Peele. Crítica completa aqui!

A Mãe (ainda em exibição em cinemas selecionados)

A Mãe
A MÃE: Marcélia Cartaxo mostra todo seu talento no filme de Cristiano Burlan

Faltava aquele dramão na lista? Não falta mais. Fazendo jus a cinematografia brasileira, o diretor Cristiano Burlan teve sua estreia no Festival de Cinema de Gramado, onde levou os Kikitos de Melhor Direção e Melhor Atriz. A história traz a história de Maria (Marcélia Cartaxo). Uma mãe que em um dia qualquer, passa a procurar por seu filho desaparecido. Levando em conta a experiência de vida e tragédias pessoais do diretor, o longa emociona, nos faz chorar e se emocionar. Crítica completa aqui!

Elvis (HBO Max)

Elvis
Austin Butler querendo uma indicação ao Oscar

Outro filme que gerou discussão por aqui. Elvis é ou não é um dos melhores do ano? O critério de desempate se deu pelo respeito à história do astro da música e também faz jus à excelente atuação de Austin Butler e ao musical conduzido por Baz Luhrmann. Relembre nossa crítica completa aqui!

A Médium (disponível para aluguel digital)

A Médium
A Médium: prepare-se para um filme perturbador

O filme chegou com atraso no Brasil (foi lançado em 2021), mas como nosso critério leva em conta a estreia nos cinemas por aqui, A Médium entra e sobra na lista, sendo um dos filmes mais perturbadores do ano. O longa segue o estilo documentário. Com o formato de “câmera na mão”, ele constrói uma atmosfera e todo um ambiente necessários para dar tons de realismo e deixar o público desconfortável (no bom sentido!) e com um frio na espinha durante toda a projeção. Crítica completa aqui!

O Peso do Talento (Prime Video)

Saímos da perturbação para a diversão. O Peso do Talento é um filme com Nicolas Cage. Sobre o NicolasCageVerso. E isso já basta para colocar o filme nessa lista de melhores. Brincadeiras à parte, O Peso do Talento é uma divertida homenagem ao astro que resolveu dedicar a vida aos filmes, sem se importar lá muito com a repercussão de suas escolhas. A comédia de ação consegue nos surpreender do início ao fim, sempre brincando com o “universo Cage”, fazendo referência aos filmes e aos boatos de sua vida particular. De quebra reúne Nicolas Cage com o astro do momento, Pedro Pascal.

E aí? Gostou da lista? Faltou alguma coisa? Conta pra gente aí nos comentários!

A Vigília Não Para!

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