AnimaçãoOpiniãoQuadrinhosSéries

O que esperar do mangá francês de Cavaleiros do Zodíaco

Que a franquia Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) tem novidade há cada ano não é surpresa pra ninguém. Desde a sua criação em 1985 pelo japonês Masami Kurumada, já tivemos inúmeras obras envolvendo as mais variadas mídias, fazendo com que CDZ não saia da boca da galera desde então.

O que pegou muitos de surpresa foi o anúncio feito em fevereiro, de que teríamos uma mangá francês, criado por Jérôme Alquie, um fã francês da franquia, que no início dos anos 2000 ficou famoso no mundo inteiro ao produzir uma animação da Saga Hades, antes mesmo da Toei Animation realizar tal feito. 

Imagem promocional baseada na animação de Alquie

O novo mangá será uma história original, produzida em parceria com Arnaud Dollen e com supervisão do próprio Kurumada. Mas o que esperar dessa obra?

Primeiras imagens

Até agora temos apenas um pôster promocional, contendo os quatro principais cavaleiros de Bronze (Seiya, Shun, Shiryu e Hyoga), trajando suas primeiras versões das armaduras, acompanhados de Saori Kido ao fundo, empunhando o báculo de Atena. Um detalhe importante é que não temos Ikki, muito menos uma referência a sua constelação guardiã (Fênix), uma vez que as constelações dos outros cavaleiros ilustram a imagem. 

Primeira imagem divulgado do mangá francês

Se formos nos basear nessa única imagem, podemos imaginar que a história poderá se passar antes ou durante o Torneio Galáctico, no qual os cavaleiros de Bronze duelaram pela lendária armadura de ouro de Sagitário. Porém, a formação do quarteto principal só se dá ao término da competição, já que Ikki rouba a armadura, obrigando os guerreiros a se unirem para recuperar o artefato. 

Claro, isso se daria se a trama procurasse seguir uma linha cronológica dos fatos e também fizesse jus a vestimenta do pôster, uma vez que as primeiras versões das armaduras de Pégaso e Dragão foram destruídas no embate entre os dois no Torneio.

O mais provável

Bem como nos primeiros quatro especiais de Cavaleiros do Zodíaco que vimos, ou no cinema, ou em home video, as histórias funcionavam sem interferir na cronologia do que foi visto na série. Porém, o contrário muitas vezes ocorria, como no terceiro longa-metragem, no qual os cavaleiros de Ouro que faleceram durante a batalha das 12 Casas são ressuscitados pelo deus Abel e as armaduras cavaleiros de Bronze já se encontram em sua segunda versão, dando a entender que os acontecimentos do filme ocorrem em algum período entre/durante as sagas de Asgard ou Poseidon. 

Filme A Batalha de Abel

Então no mangá francês poderemos ter Seiya e seus amigos com o visual do início do mangá japonês, mas sem se preocupar com o que se passou naquele período. Até porque, depois do Torneio Galáctico emendamos as sagas dos Cavaleiros Negros, Cavaleiros de Prata e Doze Casas. O único respiro que poderíamos ter na história, caso ela quisesse ser cânone, seria antes de Atena e seus protetores migrarem para o Santuário na Grécia. 

A premissa

Masami Kurumada nos mostrou que criar uma história baseada em Os Cavaleiros do Zodíaco não é tão difícil assim. Tanto que temos inúmeras fanfics, como a Saga dos Deuses, do brasileiro Diego Maryo, que segue exatamente o que o mestre Kurumada nós já exemplificou tantas vezes. A receita de bolo para uma história baseada nesse universo é a seguinte:

Um cavaleiro misterioso invade o Santuário, na Grécia e ataca um cavaleiro de Ouro (geralmente o Aldebaran de Touro) e o derrota, só para emensurarmos o seu poder. Mais tarde descobrimos que ele é um enviado de algum deus grego, que planeja punir os humanos. Saori Kido, a Atena, descobre e decide sofrer no lugar dos humanos, com a condição do tal deus poupar o planeta Terra. Então os cavaleiros de Bronze descobrem o plano do vilão e partem pra porrada contra os lacaios dele, enfrentando-os em duelos um a um, geralmente subindo escadas. Termina com Seiya vestindo a armadura de Sagitário, salvando o mundo e com a Saori nós braços. FIM“. 

Sugestões

O mais provável é que veremos alguma premissa repetida, mas o que me deixaria feliz e acredito que outros fãs também, seria um spin-off para responder algumas questões mal aproveitadas ou até mesmo não respondidas durante a série. Uma delas seria o que os outros cavaleiros de Bronze fizeram durante a saga dos Cavaleiros Negros? Jabu, Ichi, Geki, Ban e Nachi poderiam não estar em sua melhor condição física para correr atrás dos lacaios de Ikki e recuperar as partes da armadura de ouro, mas Seiya e Shiryu estavam? Os dois quase morreram se enfrentando, mas logo em seguida estavam correndo por aí para reaver o que foi roubado. 

Capas dos primeiros mangás de Cavaleiros do Zodíaco lançados na França

Outra boa questão seria explorar outros Cavaleiros Negros. Não é possível que a gangue formada por Ikki eram justamente as versões “negativas” do quarteto principal (isso sempre me incomodou). Também há a possibilidade de incluir novos personagens, trajando as tais “armaduras perdidas”, como as de Taça, Ferramentas e Altar por exemplo. 

O que esperar de nossos heróis nessas novas aventuras?

O que sabemos é que são poucas as informações divulgadas até agora e que elas só serão sanadas em 2022, ano de lançamento do mangá francês de Os Cavaleiros do Zodíaco. 

Tem alguma teoria? Deixa pra gente nos comentários. #AVigíliaNãoPara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *