Fato ou Ficção? Relembre 5 momentos marcantes do Príncipe Philip em The Crown
Príncipe Philip, o marido da Rainha Elizabeth II, faleceu na sexta-feira, dia 9 de abril, aos 99 anos. Desses 99, 73 anos ele passou casado com Elizabeth e juntos, os dois tiveram quatro filhos. A vida de Philip foi retratada na série da Netflix, The Crown, que conta com quatro temporadas e faz muito sucesso. Porém, nem tudo que é mostrado na série é real.
Confira 5 momentos marcantes do Príncipe Philip na série e saiba se é fato ou ficção.
Fato: Dramas familiares foram presentes em sua infância e adolescência
Philip nasceu dentro da realeza, porém, sem nada dos luxos que vemos no trono britânico. Herdeiro da coroa da Grécia e da Dinamarca, a vida de Philip foi marcada pelo exílio, já que seu tio perdeu a guerra contra os turcos e seu direito ao reinado. A mãe foi internada em uma clínica psiquiátrica e as irmãs, mais velhas que ele, casaram-se com alemães. Philip foi criado em internatos pela Europa e foi o casamento com Elizabeth que lhe garantiu segurança.
Ficção: Ficou desconfortável em se ajoelhar diante da rainha na coroação
Apesar do que é mostrado na série, não existem provas de que Philip tenha questionado a autoridade de Elizabeth como rainha. Inclusive, pesquisadores da monarquia britânica declaram que é muito improvável que um homem que já nasceu dentro da monarquia ficasse desconfortável com seu papel na cerimônia de coroação.
Fato: Philip queria que os filhos tivessem o seu sobrenome
Assim como mostrado na série, o príncipe Philip gostaria que Charles tivesse seu sobrenome e chegou a falar para alguns amigos que ele era o “único pai que não deu seu sobrenome ao filho”. Mas, caso Charles recebesse o Mountbatten, de príncipe Philip, o nome da dinastia deveria mudar quando Charles virasse rei. Para que isso fosse evitado, ficou definido que o nome dos herdeiros seria “Mountbatten-Windsor”.
Fato: Philip era próximo da princesa Diana
Apesar da cena em que os dois vão caçar juntos não tenha registro, existe a certeza de que Diana e Philip eram próximos e tinham uma amizade. Inclusive, durante a crise do casamento de Charles com Diana, Philip, o pai de Charles, ficou ao lado da nora. Em uma carta vazada para imprensa, Philip teria dito “Eu não consigo imaginar ninguém, em sã consciência, deixando você pela Camilla”.
Provavelmente ficção: O affair de Philip com uma bailarina
Príncipe Philip sempre foi um homem simpático, brincalhão e sorridente. E, por isso, sempre existiram boatos de que ele traía a rainha. Porém, ele mesmo tratava de negar e, em uma dessas vezes, até brincou dizendo “como poderia fazer isso? Tenho seguranças desde que Elizabeth se tornou rainha”. Em, The Crown, aparece a bailarina Galina Ulanova. Não se sabe se ele teve um affair com ela, mas o fato é que os dois nunca foram vistos juntos.
Eaí, curtiu a nossa lista? Sabia a verdade sobre esses momentos do Príncipe Philip? Conta pra gente nos comentários!
Confira aqui mais conteúdo sobre The Crown!