ListasSéries

Os 10 melhores animes dos anos 90

Nos anos 90 muitas pessoas já haviam assistido animes, mas não sabiam. Até mesmo as emissoras não sabiam do poder do mercado asiático nesse tipo de mídia. Foi na extinta Rede Manchete e a vinda de Os Cavaleiros do Zodíaco, em 1994, que o termo “animes” se popularizou e, graças a isso, outras produções chegaram ao Brasil e, hoje em dia, temos otakus por todos os cantos do Brasil.

Porém, enquanto aqui nós assistíamos alguns dos animes dos anos 80 (Cavaleiros do Zodíaco), durante os anos 90, lá no Japão havia muita coisa inédita que só mais tarde foi pintar nas nossas telinhas. Elencamos os melhores animes desse tempo.

Então, se segura, porque lá vem nostalgia!

10- Guerreiras Mágicas de Rayearth (1994)

Guerreiras Mágicas de Rayearth (1994)

Guerreiras Mágicas de Rayearth é mais uma das inúmeras criações do grupo CLAMP (o mesmo de Sakura Card Captor) e conta a história de três colegiais que vão parar em um mundo mágico, no qual devem resgatar uma princesa. As meninas ganham poderes que vão aumentando conforme a evolução de desempenho das garotas, com direito até a mechas. A história foi inspirada em RPGs, que faziam muito sucesso na época. Aqui no Brasil, o anime passou no SBT.

9- Samurai X (1996)

Em 1996 chegou Samurai X

Samurai X ou Rurouni Kenshin é uma série ambientada nos primeiros anos da Era Meiji no Japão, e que conta a história de Kenshin Himura, um pacifico espadachim que prometeu nunca mais matar ninguém. O cara até tenta ser anônimo, mas ele é o famoso Battousai, O Retalhador, e inúmeros inimigos do passado, novos e outras galerinhas da pesada querem pegar o ex-samurai, que agora só quer “ficar de boas”. Destaque para a trilogia de filmes que foram lançados nos últimos anos e que adaptaram fielmente a obra de Nobuhiro Watsuki.

8- Sailor Moon (1992)

As marinheiras superpoderosas

Serena (Usagi Tsukino, no original) e sua gata Lua estrearam no Japão em 1992. No Brasil, o anime foi exibido pela extinta Rede Manchete em 1996. Na história, vemos a protagonista que utiliza um uniforme de marinheira e poderes lunares para enfrentar horripilantes vilões. Ao longo da história, vão surgindo outras Sailors, que possuem o poder de outros planetas do sistema lunar e auxiliam Serena em sua missão. Tivemos ainda as versões Sailor Moon R; Sailor Moon S; Sailor Moon SuperS; Sailor Moon Star e Sailor Moon Crystal.

7- Street Fighter II V (1995)

Street Fighter rendeu um belíssimo anime nos anos 90

Se você não se lembra, esse anime passava no SBT. Sim, no SBT! Baseado na franquia de games da Capcom, Street Fighter Victory conta a história dos amigos Ken e Ryu, que após anos treinando juntos artes marciais, agora enfrentam a ameaça de Bison, um líder louco, que possui poderes sobrenaturais. Na jornada em busca de mais poderes para derrotar o vilão, a dupla aprende as famosas técnicas do Hadouken e Shoryuken. Destaque para a ótima animação durante as lutas e o traço belíssimo. Atualmente está disponível na Netflix.

6 – Trigun (1998)

O tufão humanoide

Trigun conta a história do tufão humanóide Vash, O Estouro da Boiada, como foi traduzido por aqui no Brasil. O cara é o pistoleiro mais temido de uma terra desértica, com uma recompensa de 60 bilhões de dólares duplos por sua cabeça, e tido como responsável pela destruição completa da Cidade de July. O lance é que Vash é um pacifista e não admite matar ninguém, o que fica cada vez mais difícil com um bando de pessoas querendo a recompensa pela sua cabeça.

No Brasil, foi exibida entre junho a setembro de 2006 no Cartoon Network e entre maio de 2007 a fevereiro de 2008, na TV aberta pelo canal PlayTV.

5- Mobile Suit Gundam Wing (1995)

Se tem lista de anime, tem robôs gigantes

A franquia Gundam é extensa, mas foi Gundam Wing, lançado em 1995 que fez o maior sucesso no mundo inteiro, inclusive sendo a única série Gundam a passar no Brasil, na Cartoon Network. A história mostra um grupo de cinco jovens que pilotam seus respectivos robôs gigantes, lutando contra uma aliança que quer comandar o espaço sideral, uma vez que o planeta Terra não é mais habitado pelos humanos, que esgotaram os seus recursos naturais (para variar). Inclusive um filme Hollywoodiano está em fase inicial de produção e poderemos ver a trama de Gundam em breve em um live-action. Com certeza é um dos animes que mais vendem colecionáveis.

4- Pokémon (1997)

Um clássico dos clássicos que também surgiu nos anos 90

Mesmo sendo um apreciador de Digimon, rival direto de Pokémon, é inegável que Ash, Pikachu e companhia chegaram mais longe e contam com um sucesso muito maior do que os monstrinhos digitais. Pokémon é o Midas dos animes e tudo o que leva a sua marca vira ouro. Games, filmes, produtos, colecionáveis, chaveiros, enfim. Além disso, as suas três primeiras temporadas são muito boas, mas com o tempo foi perdendo um pouco a novidade e se tornando apenas um motivo para apresentar novos bichinhos que você mal lembra o nome. Saudade de quando havia apenas 150 pokémons. Em 2019, um reboot em computação gráfica do filme de MewTwo será lançado no Japão. Por aqui, teremos Detetive Pikachu estreando nos cinemas no dia 9 de maio.

3- Cowboy Bebop (1998)

Cowboy Bebop tem sua trama no futuro

A trama de Cowboy Bebop é situada no ano 2071, mostrando um grupo de caçadores de recompensa que viajam na espaçonave Bebop. A série – baseada muito na cultura americana da década de 1940 – explora vários conceitos filosóficos, incluindo existencialismo, solidão e tédio. O anime acabou virando cult entre os otakus, principalmente pela sua trilha sonora composta por jazz. É uma bela produção para quem quer algo mais “cabeça”. Uma série live-action está sendo produzida pela Netflix e vai contar com dez episódios.

2- Yu Yu Hakusho (1992)

Anime veio na cola de Cavaleiros do Zodíaco na extinta TV Manchete

Yu Yu Hakusho surgiu nos mangás e ganhou sua versão em anime no ano de 1992. Devido ao sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco, a Rede Manchete procurava um novo sucesso e depois de inúmeras tentativas encontrou em Yu Yu Hakusho o que estava procurando. Mesmo sendo um anime com personagens fora do convencional (Yusuke é um bad boy; Kuwabara é um brigão; Kurama é um demônio raposa que enganou todos a sua volta a vida inteira e Hiei não está nem aí para ninguém, a não ser a sua irmã) a obra de Yoshihiro Togashi faz sucesso até hoje. Sua trama gira em torno de um garoto (Yusuke Urameshi) que morre ao salvar um menino de um atropelamento, mas que ao chegar ao outro mundo surpreende a todos, uma vez que ninguém esperava essa atitude dele e o garoto não morreria atropelado. Sem o que fazer com Urameshi, ele se torna um detetive espiritual, caçando demônios e realizando outras missões para voltar a vida. Claro, como todo bom anime Shonen temos torneios de lutas, talvez os melhores ao lado de Dragon Ball.

1- Neon Genesis Evangelion (1995)

Neon Genesis Evangelion ganha o nosso primeiro lugar

No topo de nossa lista temos Neon Genesis Evangelion. A justificativa é que não estamos falando apenas de mais um anime com robôs gigantes e pilotos caricatos. Evangelion é muito mais complexo do que isso, abordando temas como o relacionamento entre pai e filho; o amadurecimento precoce; existencialismo e até mesmo clonagem. Com apenas 26 episódios e outros longa metragens, a história é muito bem contada e te prende do início ao fim. Mesmo sendo um anime dos anos 90 ele continua atual, tanto que vai entrar no catálogo da Netflix em 2019. Inúmeras especulações foram divulgadas a respeito de um live-action, mas o que tivemos mais próximo disso até agora foram os dois filmes de Círculo de Fogo (Pacific Rim).

Menções honrosas

Só para não deixar passar em branco outros dois animes que estrearam nessa década – ambos em 1999 – e que merecem ser lembrados. Estamos falando de One Piece e Hunter x Hunter. O primeiro continua até hoje, e por isso resolvemos deixá-lo de fora, já que não podemos analisar uma obra inacabada. Já Hunter x Hunter, do mesmo criador de Yu Yu Hakusho, teve sua primeira versão no final dos anos 90 e um remake em 2011 que contou com duas sagas a mais do que a original.

E aí, gostou da nossa lista? Bateu uma nostalgia? Deixe aí sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *