Isaac Bardavid, dublador do Wolverine, Esqueleto e tantos outros, morre aos 90 anos
Você com certeza conhece a voz de Isaac Bardavid. Ator, dublador e poeta, ele foi responsável pela voz de Wolverine (tanto em filmes quanto animações). Reconhecido nacionalmente, Bardavid faleceu nesta terça-feira, dia 1º de fevereiro, aos 90 anos.
O artista já estava internado em Niterói, no Rio de Janeiro, desde o dia 26 de janeiro de 2022, devido ao agravamento de um enfisema pulmonar, doença degenerativa que agride os tecidos do órgão.
Carreira de Isaac Bardavid
Isaac emprestou sua voz e sua imagem para personagens icônicos. Além de Wolverine, ele era o som por trás de Esqueleto, de He-Man, Tigrão, do Ursinho Pooh, Robotnik de Sonic e o computador K.I.T.I. do seriado A Super Máquina.
Logan, de 2017, inclusive, foi o filme que Bardavid anunciou que seria seu último papel como Wolverine. Isaac Bardavid conheceu Hugh Jackmann no programa The Noite, do Danilo Gentilli.
Sua voz também era conhecida na dublagem de Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo. Ele dublou também o Capitão Haddock, em As Aventuras de TinTim e o Rei Harold na franquia Shrek. Isaac dublou Anthony Hopkins em diversos momentos, como nos três filmes de Thor, incluindo Thor: Ragnarok. Ele foi também a versão brasileira de Alec Guiness em três filmes da franquia Star Wars. Bardavid foi a voz de Kirk Douglas em Acontece nas melhores famílias e Ninho de Cobras.
Relembre alguns trabalhos do ator neste vídeo:
Brilhou também na televisão brasileira
Na televisão brasileira, o ator fez inúmeras novelas. A Viagem, O Cravo e a Rosa, A Padroeira e Chocolate com Pimenta são algumas delas na Rede Globo. Seu último trabalho na atuação foi na minissérie Carcereiros, onde viveu Álvaro. Ele passou também pela Manchete, HBO e Record TV.
No cinema ele também se aventurou. Fez alguns filmes, entre eles, O Escaravelho do Diabo, inspirado na coleção Vagalume. Seus últimos papéis foram em Karsmênia e Pecado Vermelho.