FilmesListasMúsica

Iron Maiden, as inspirações cinematográficas da banda, parte 1 | Lista

Iron Maiden, A Dama de Ferro, uma das maiores bandas do planeta está de volta ao Brasil para mais uma rodada de shows incríveis! E a Vigília, que também é metalhead, elaborou essa lista com os filmes (e séries) que inspiraram as músicas da banda inglesa que vem embalando nossas cabeças há quase 40 anos.

Essa lista é pra ler e ouvir! Confira:

Iron Maiden

O álbum de estreia foi lançado em 1980. O disco “Iron Maiden”, assim como nome da banda e a música, tem várias explicações, vindas desde os instrumentos de tortura medieval até a famosa Dama de Ferro inglesa Margaret Thatcher (vivida por Meryl Streep em – adivinhem – A Dama de Ferro – The Iron Lady, 2011). A famosa líder política foi inclusive vítima da criatura símbolo e mascote da banda, o Eddie, na capa do single “Sanctuary”.

Neste álbum, tivemos poucas referências a filmes, mas temos a música Phantom of The Opera. O clássico dos palcos já ganhou versões para o cinema em 1925, 1943, 1989 e 2004. A marca cinéfila fica por conta ainda por Strange World, que, curiosamente é o mesmo nome do filme alemão Die Göttin vom Rio Beni, de 1951.

O “mundo estranho” foi filmado no Brasil!

Killers

No segundo e derradeiro álbum com o vocalista Paul Di’Anno, intitulado “Killers”, a banda seguiu seu estilo heavy-punk com algumas referências do cinema e literatura. Alguns nomes de músicas obviamente vieram a se tornar filmes posteriormente, mas a ideia aqui é abordar as referências da banda para as músicas na época em que foram lançadas. Isso tudo torna as músicas vistas agora (na atualidade) muito mais propensas a que alguém pense que elas sejam baseadas em filmes.

Por isso, o grande destaque fica para Murders In The Rue Morgue, um conto clássico de Edgar Allan Poe, escrito em 1841. Não por acaso, a obra ficcional ganhou duas versões para o cinema: a primeira em 1932, com direção de Robert Florey, com a atriz Sidney Fox e o clássico ator Bela Lugosi, que teve sua carreira marcada pelos inúmeros papéis em filmes de horror na época. Ele viveu tanto o Drácula quanto o Frankenstein, para se ter uma ideia.

A segunda adaptação veio em 1971, e teve seu título nacional adaptado para Os Crimes Hediondos da Rua Morgue. A direção foi de Gordon Hessler, que dirigiu séries como CHIPs, Mulher-Maravilha e o filme do Kiss, em Kiss e o Fantasma do Parque.

E você, é fã de Iron Maiden também? Não deixe de seguir a Vigília, pois esse especial vai longe! Up The Irons!

Éderson Nunes

@elnunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *