FilmesListasOpinião

Harry Potter: a saga que enlouquece os fãs até hoje

Assim como o dia 5 de maio, o dia 31 de julho é uma data especial para todos os Potterheads. Na primeira, agora em 2019, comemoramos 21 anos da Batalha de Hogwarts, enquanto na segunda, comemoramos o aniversário do nosso bruxo favorito, Harry Potter, e também da criadora de toda essa loucura que tanto amamos, J.K. Rowling.

O último livro do universo foi Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Esse livro, na verdade, é o roteiro de uma peça. Nessa história, Harry virou um funcionário do Ministério da Magia – que cresceu e começou a trabalhar, assim como nós – e pai de três filhos. O nosso bruxo favorito ainda está transtornado com as sombras do passado e seu filho Alvo precisa viver com o peso da história de sua família. O roteiro foi escrito por J.K. Rowling, Jack Throne e John Tifany. A escritora inclusive deu entrevista declarando que esse será o último volume da saga de Potter.

Talvez você esteja se perguntando os motivos de algumas (MUITAS, melhor dizendo) pessoas gostarem tanto dessa saga. Vou tentar explicar usando de base o meu amor por essa série!

Para as pessoas da minha geração – os amigos que estão chegando aos 25 anos! – Harry Potter surgiu quando tinha a nossa idade e foi crescendo junto conosco, o que deu um toque de fantasia às nossas pacatas vidas. É triste, mas esperamos até hoje uma carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. As brincadeiras do recreio se resumiam a ver quem seria Harry, Rony e Hermione!

Tenho certeza que o que mora dentro de mim é uma memória afetiva do primeiro filme que me fez enlouquecer (no bom sentido!) lá em 2001. A música de abertura, o menino esquisitinho, vivido por Daniel Radcliffe, e o mundo de bruxaria que se abriu para ele. E para todos nós, fãs! A cena do primeiro filme em que Hagrid (Robbie Coltrane) invade a casa em que Harry estava com os tios e o entrega um bolo bem zoado de aniversário. Aí rola praticamente um rapto e o mundo do guri começa a se tornar mágico. Esse é o filme a qual tenho o maior carinho. Foi ele que me introduziu a esse mundo e colocou palavras mágicas em meu vocabulário.

Adoro a escolha das casas! É impossível não repetir mentalmente “Sonserina não, Sonserina não”. Já fez o teste no Pottermore? O site confirmou: minha casa seria a Grifinória! Quando as casas são selecionadas, o próximo passo é encontrar amigos na escola em que podemos compartilhar momentos que nos acompanharão por grande parte da da vida. É assim a relação que Harry tem com Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (a lindíssima Emma Watson). A parceria continua até o final de toda a série!

harry_potter_vigilia_nerd_2016_07_31_02

Depois de assistir HP e a Pedra Filosofal, fiquei vidrada e resolvi ler os livros (pela primeira vez). Essa é uma série onde eu não consigo declarar se prefiro os livros ou os filmes. Considero um complemento do outro. Como eles foram sendo lançados simultaneamente, consegui saborear aos poucos, diferente de Desventuras em Série, que li tudo de uma vez só.

Harry Potter e a Câmera Secreta é o filme que menos gosto. Entendo a importância que o livro tem para toda a série. Mas o filme…É só decepção. Peguei raiva da Gina e nunca consegui superar. (Odiei ela casando com o Harry, meu maior desapontamento com toda a saga). Depois disso, os livros e filmes só melhoraram. Devemos dar devido destaque ao Prisioneiro de Azkaban, ao Cálice de Fogo e para as Relíquias da Morte.

O terceiro volume da série, o Prisioneiro de Azkaban tem um dos personagens mais legais de toda a saga: Sirius Black. O padrinho de Harry faz a conexão com um mundo até então só de perguntas, que começam a ser respondidas.

O Cálice de Fogo traz o torneio Tribruxo. O filme, em especial, merece pontos pelos efeitos especiais! Dragões, sereias, fogo, labirintos, MUITA magia. Isso resume um pouco uma das partes mais empolgantes da série.

Harry Potter e as Relíquias da Morte tem passagens que explicam as dúvidas que tivemos por muitos e muitos anos. Ele é mais sombrio e leva mais suspense aos fãs. O livro tinha tantos acontecimentos que quando foi adaptado para o cinema, virou duas partes! Esqueça Lost, nesse caso, todo o quebra-cabeça se encaixa e tudo faz sentido no final.

harry_potter_vigilia_nerd_2016_07_31_03

Claro que em todos os livros e filmes existem passagens e cenas que jamais sairão de nossas cabeças. Seja o trio tentando salvar bicuço ou Rony tentando capturar os sapos de chocolate no trem. Pode ser Sirius aparecendo na lareira do alojamento, a turma tentando fugir com a capa de invisibilidade, as broncas de Snape, a morte de Cedrico Diggory (difícil de superar). Todas as cenas estarão para sempre em nossas mentes. Sem contar as visitas à Hogsmeade! Sempre quis tomar cerveja amanteigada. Reza a lenda que no Parque dedicado à saga em Orlando é possível! (Nota do Robson: É sim, Bruna!)

[huge_it_slider id=”3″]

Talvez Harry Potter and the Cursed Child seja o último contato que tenhamos com Harry Potter. Não importa, a saga já deixou o seu legado. A série mais amada dos últimos tempos, Stranger Things, produzida pela Netflix, já avisou que a próxima temporada será inspirada na saga de Harry Potter. Segundo Matt Duffer, a ideia é que vejamos as crianças da série crescerem, assim como vimos Harry e sua turma.

4 comentários sobre “Harry Potter: a saga que enlouquece os fãs até hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *