Filmes

Festival de Cinema de Gramado divulga os filmes selecionados

*Atualizado em 26 de julho

Em uma cerimônia em um dos prédios mais representativos do cinema e do patrimônio cultural gaúcho, a Cinemateca Capitólio, no Centro Histórico de Porto Alegre, a organização do 45º Festival de Cinema de Gramado divulgou oficialmente todos os filmes da mostra, curtas e atores, diretores e produtores homenageados. O ato oficial ocorreu na manhã de terça-feira, dia 11 de julho. O principal festival de cinema do Brasil ocorre entre os dias 17 e 26 de agosto na Serra Gaúcha. A Vigília participou do evento, que contou com a participação dos curadores do festival, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. Completa o trio de curadores a atriz e produtora argentina Eva Piwowarski, que não esteve no lançamento.

Os curadores Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho / Foto: Diego Vara/Pressphoto

Depois de 44 edições, o Festival de Gramado tem se destacado nos últimos anos pelo resgate de boas histórias e bons filmes, distanciando-se de um Festival unicamente turístico ou com pretexto para atrair atores globais. Esse resgate tem o dedo dos novos curadores, e quem sai ganhando é a própria mostra. O Festival de Cinema de Gramado vai destacar sete produções do cinema latino-americano na Mostra de Filmes estrangeiros, e mais sete produções unicamente nacionais. “Destes, teremos pelo menos três filmes brasileiros que jamais foram exibidos”, afirmou Santuário. Já entre os estrangeiros, entram na seleção obras inéditas e já aplaudidas em importantes festivais internacionais, como Cannes e Moscou.

Completam o Festival a mostra de curtas (relembre aqui os selecionados) e a mostra de curtas-gaúchos, que também foram divulgados na cerimônia oficial, além de outros longas que são exibidos na Mostra do Festival. Segundo Rubens Ewald Filho, foram muitos filmes assistidos e que chegaram para a curadoria. “Temos filmes ótimos e muito belos. Estamos tentando acompanhar o mito de Gramado e fazer um festival com variedade com a melhor qualidade possível”, citou

Filmes inéditos e debates polêmicos

Entre os filmes inéditos selecionados para o Festival, teremos um novo embate parecido com o que houve no último Festival de Cannes. O longa O Matador, primeira produção de longa-metragem da Netflix promete trazer para o Brasil a discussão do mercado e distribuição do cinema. Em Cannes, ao exibir Okja, na mostra oficial, o serviço de streaming recebeu críticas do presidente do júri, Pedro Almodóvar, justamente por ser uma produção cinematográfica que não chegaria aos cinemas. Os detalhes de O Matador foram divulgados também nesta terça-feira, dia 11 de julho pela Netflix. A Vigília estará no Festival de Gramado e vai trazer em primeira mão essa consequência aqui no Brasil.

Conheça os selecionados

Estrangeiros

Los Niños, de Maite Alberdi. Crédito Alvaro Reyes

– Los Niños (Chile/Colômbia/Holanda/França), de Maite Alberdi

– Pinamar (Argentina), de Federico Godfrid

– El Sereno (Uruguai), de Oscar Estévez & Joaquín Mauad

– Sinfonía para Ana (Argentina), de Virna Molina e Ernesto Ardito

– Mirando al Cielo (Uruguai), de Guzmán Garcia

– La Ultima Tarde (Peru), de Joel Calero

– X500 (Colômbia/Canadá/México), de Juan Andrés Arango

Brasileiros

– A Fera na Selva (RJ), de Paulo Betti, Eliane Giardini e Lauro Escorel
BIO, de Carlos Gerbase. Crédito: Carlos Gerbase

– As Duas Irenes (SP), de Fábio Meira

– Bio (RS), de Carlos Gerbase

– Como Nossos Pais (SP), de Laís Bodanzky

– O Matador (PE), de Marcelo Galvão

– Vergel (Brasil/Argentina), de Kris Niklison

– Pela Janela (Brasil/Argentina), de Caroline Leone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *