FilmesTelevisão

Fake Famous: documentário explora o mundo dos influenciadores

Com estreia marcada para o dia 23 de fevereiro, às 20h30, na HBO (e HBO Go), o documentário Fake Famous promete jogar outro tipo de luz no universo dos influenciadores digitais. Nele, o jornalista veterano Nick Bilton faz o seu primeiro trabalho de direção e aborda essa nova indústria por meio de um experimento inovador. A imersão começa com a escolha de três pessoas de Los Angeles com relativamente poucos seguidores nas redes sociais para tentar transformá-las em influenciadores famosos. Por meio da compra de seguidores falsos e de um exército de robôs para “interagir” com as suas redes sociais, os recém-criados influencers descobrem tanto as maravilhas quanto o preço desse estilo de vida.

Em Fake Famous, Bilton, jornalista da área de tecnologia, apura uma questão fundamental: o que define fama e influência na era digital? Hoje centenas de milhões de pessoas têm tantos seguidores nas redes sociais que são consideradas um novo tipo de celebridade. Mas elas são mesmo famosas? Para descobrir o que tudo isso significa de fato, Bilton e sua equipe foram a campo com uma experiência que começou com a abertura de uma seleção em Los Angeles a fim de transformar três pessoas em influencers famosos. Os três jovens escolhidos – a aspirante a atriz Dominique, o estilista Chris e uma funcionária do mercado imobiliário Wylie – tiveram experiências radicalmente diferentes à medida que ganhavam milhares de seguidores falsos todos os dias. Cada uma dessas histórias revela o mundo efêmero da influência digital e a realidade de um estilo de vida baseado principalmente na fantasia.

Corrida por seguidores

Um experimento no mundo das novas celebridades

Conforme a divulgação da HBO, não demora muito para o experimento funcionar. À medida em que o número de seguidores dos três aumenta, e depois de uma série de sessões de fotos falsas, as marcas começaram a procurá-los, ansiosas para que seus produtos e serviços fossem vistos, e o processo se retroalimentava. Os novos influenciadores foram abordados por empresas que lhes ofereciam produtos gratuitamente e os mais bem-sucedidos recebiam fortunas para falar deles em seus perfis. Mesmo que neste caso tudo se baseasse de certa forma em cenários e vidas falsas, os incentivos financeiros de cada peça do quebra-cabeça eram reais.

Mergulhando fundo para descobrir o que realmente está acontecendo nos bastidores do mundo dos influencers, Fake Famous revela uma obsessão da sociedade pelo número de curtidas, seguidores e favoritos, e como a maior parte do nosso mundo virtual é muito mais fabricada do que podemos imaginar.

Curioso, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *