Festival de Cinema

Edson Celulari recebe o Troféu Oscarito

A noite de segunda-feira, dia 20 de agosto, foi de celebração no 46º Festival de Cinema de Gramado. O ator Edson Celulari foi agraciado com o troféu Oscarito, uma das maiores honrarias do cinema brasileiro. Antes de receber oficialmente o reconhecimento, ele falou sobre a carreira e os projetos para o futuro em uma coletiva especial realizada no Museu do Festival de Cinema de Gramado.

Durante a coletiva ele traçou sua trajetória de 40 anos como ator, suas principais obras, que começou com o clássico Asa Branca – Um Sonho Brasileiro, de 1980, do diretor Djalma Batista, e culmina atualmente no filme Teu Mundo não cabe nos Meus Olhos, de Paulo Nascimento. “Me sinto realmente honrado, com 40 anos de carreira receber este prêmio, é um momento muito especial para mim”.

Edson Celulari na coletiva de imprensa ao lado de um dos curadores do Festival, Marcos Santuário. Foto: Edison Vara / Pressphoto

Carreira como diretor

Celulari confidenciou que está trabalhando em seus primeiros roteiros como diretor. Junto de Paulo Nascimento, ele quer produzir um road movie chamado “Atlântico, Pacífico”, que contará a história do pai que tenta se reaproximar da filha em uma viagem do Brasil até o Chile. “Não temos ainda muitos detalhes, mas em essência será isso”.

Troféu

Ao receber o troféu Oscarito, Edson Celulari foi recebido por um sambista malandro do Rio de Janeiro, que representava um de seus papéis mais icônicos no cinema nacional: Max Overseas, de Ópera do Malandro (Ruy Guerra, 1986). Ao som de muitos aplausos, ele celebrou dizendo que depois de 40 anos como ator, agora ele busca outros 40, também como diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *