SériesTelevisão

Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro é uma viagem no tempo

Bum, bum, bum, Castelo Rá-Tim-Bum! Se você tem por volta de 30 anos, com certeza passava suas tardes assistindo aos mais de 90 episódios de Castelo Rá-Tim-Bum. Um castelo cheio de histórias que fazia sucesso na TV Cultura e começou a ser exibido em 1994. Em 2023, com apoio de uma ação publicitária da Oreo, os atores que viveram os personagens icônicos se reencontraram e contaram muitas histórias de bastidores.

Conduzido por Cao Hamburguer, o criador e diretor da série, o especial tem momentos emocionantes. Um, inclusive, não posso contar aqui porque estragaria a experiência. Sem inovar, a reunião foi nos moldes que já conhecemos, como vimos em Friends Reunion, por exemplo. Todos reunidos, cheios de saudade. É realmente algo feito para os fãs. 

Cao Hamburguer é o criador e conduz o especial de Castelo Rá-Tim-Bum
Cao Hamburguer é o criador e conduz o especial

Mas quem espera alguma esquete com os personagens fantasiados, pode se frustrar. Diferente da ação promocional da Oreo, desta vez, não vemos nenhum dos atores caracterizados. Quem faz falta também é Luciano Amaral, o Pedrinho, que não pode participar por razões contratuais. Contudo, isso não estraga a experiência completa.

Estavam presentes Rosi Campos (Morgana), Cinthya Rachel (Biba), Cassio Scapin (Nino), Fredy Állan (Zequinha), Fernando Gomes (Gato/ Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/ Godofredo) e Enrico Verta (Mau). Outros nomes como Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora), Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha). As Passarinhas Dilma Souza e Ciça Meirelles, bem como as Fadinhas Fafi Prado e Teresa Athayde também participaram.

É um recorte nostálgico e curioso para quem, assim como eu, era pequeno demais para entender qualquer coisa. Foi interessante saber, por exemplo, que a ideia era que nenhuma criança tivesse medo da Morgana. Ela foi pensada para ser uma bruxa, mas acima de tudo, uma grande contadora de histórias. Outra curiosidade é que Cao Hamburguer queria fugir do estereótipo de castelo estilo conto de fadas.

Dr Abobrinha arrancou gargalhadas durante o bate-papo de Castelo Rá-Tim-Bum
Dr Abobrinha arrancou gargalhadas durante o bate-papo

Raios e trovões!

Foi diferente ver o meu programa infantil favorito após tantos anos. Parece que tudo agora faz mais sentido. Foi o Castelo Rá-Tim-Bum que moldou muitos dos meus gostos, até mesmo de decoração. Sempre me senti parte daquela turma e quis entrar na biblioteca – que agora descobri que os livros eram de verdade. Na minha cabeça de criança, sempre foram, mas faria mais sentido mesmo eles serem cenográficos. 

O reencontro do Castelo Rá-Tim-Bum é perfeito para os fãs, que agora crescidos, querem revisitar essa memória linda da infância. O bate-papo foi transmitido no sábado, dia 25 de fevereiro, às 22h, na TV Cultura, após o Jornal da Cultura e, depois, pode ser conferido no canal da Oreo no YouTube.

Tchau, não! Até amanhã!

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *