CríticaFestival de CinemaSériesStreaming

Cangaço Novo é o nordeste na tela | Primeiras impressões

Entre 1870 e 1940, um fenômeno social tomou conta da região do semiárido brasileiro. Os cangaceiros, como o mítico Lampião, cometiam crimes por onde passavam e eram conhecidos por sua violência. Em Cangaço Novo, série do Prime Video que estreia mundialmente no dia 18 de agosto, os cangaceiros são revisitados para os tempos atuais.

Dirigida por Aly Muritiba (Ferrugem, Caso Evandro) e Fábio Mendonça, Ubaldo (Alan Souza Lima) retorna à sua terra natal após anos morando em São Paulo. O ex-bancário se depara com uma realidade que ele parecia lembrar: o poder dos cangaceiros. Sua irmã Dinorá, vivida por Alice Carvalho (Ângela), parece liderar o grupo e honrar a memória do pai, um grande cangaceiro da região.

Com atuações excelentes, o piloto que assistimos de Cangaço Novo apresenta muitos acertos. Somos transportados para um Brasil que pouco conhecemos, mas que exala uma brasilidade em todos os seus aspectos.

Fábio Mendonça e Aly Muritiba funcionam muito bem juntos. As cenas de ação são surpreendentes e excelentes. Muritiba tem um ótimo trabalho, vem numa crescente e perpassa por diversos gêneros muito bem. Em termos de atuações, Alice Carvalho é um grande destaque. Assertiva, brava e violenta, sua personagem parece vir para incomodar. O protagonista, Alan Souza Lima não deixa por menos. Entrega um personagem crível e a dobradinha entre os irmãos parece que vai nos entreter.

Com Chico Science, a trilha sonora é um grande acerto da série. Da Lama ao Caos dá o tom correto do que vem pela frente: uma grande organização desorganizada. A escolha, tanto da música quanto do seu intérprete, foi muito feliz e complementa Cangaço Novo.

Entretanto, cabe avisar que Cangaço Novo é uma série muito violenta. Assim como os cangaceiros originais, a nova geração comete crimes cruéis e isso pode chocar alguns espectadores.

O piloto apresentado no 51º Festival de Cinema de Gramado de Cangaço Novo surpreende e deixa com vontade de ver mais. Queremos mergulhar na vida de Ubaldo e entender melhor o que aconteceu e o que irá acontecer. Cangaço Novo é um produto de exportação que deve fazer bastante sucesso fora do país. É interessante, instigante e extramente brasileiro.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *