AnimaçãoListasQuadrinhos

Batman Anime: mais uma versão do Cavaleiro das Trevas

Em 2019 comemoramos os 80 anos de Batman, o maior detetive do mundo dos quadrinhos. Mas o que muitos não sabem, é que o homem morcego não ficou apenas nas HQs americanas, filmes ou animações tradicionais. Ele também ganhou uma versão em anime no ano de 2008. 

Batman: Gotham Knight (Batman: O Cavaleiro de Gotham) foi produzido pelos estúdios de animação japoneses Studio 4°C, Madhouse, Bee Train, and Production I.G. em parceria com a DC Comics e Warner Bros. Animation. São seis curtas – cada um com um estilo de animação diferente – que se passam entre os filmes Batman Begins (2005) e Batman O Cavaleiro das Trevas (2008). O morcegão é dublado originalmente em todos os segmentos por Kevin Conroy, artista regular das animações do Universo Animado DC.

Confira o enredo de cada episódio de Batman: Gotham Knight 

Batman é descrito fantasiosamente como uma “sombra viva” pelas crianças que narram a história

Have I Got a Story for You

Em português “Tenho uma história para você”. A história foi escrita por Josh Olson com animação do Studio 4°C. O escritor contou que se baseou na história em quadrinhos de Frank Robbins chamada “The Batman Nobody Knows”, publicada pela primeira vez em Batman número 250 de 1973, e posteriormente adaptada para o episódio “Legends of the Dark Knight” de The New Batman Adventures.

Na história, quatro crianças de rua se encontram numa pista de skate e três delas começam contar, cada uma a seu modo, como viram momentos diferentes da luta de Batman contra um bandido tecnológico conhecido como Homem de Preto. Batman é descrito fantasiosamente como uma “sombra viva” (similar a um vampiro), “morcego humano” e “robô”. O vilão também muda, sendo descrito com dentes do Crocodilo, depois com uma mochila-foguete, similar ao Pistoleiro. Ao final, o herói e seu inimigo aparecem ainda lutando e o quarto garoto tem a chance de também ter uma história sobre o herói para contar aos outros.

Batman brinca com fogo nesse episódio

Crossfire

Em português “Fogo Cruzado”. Foi escrito por Greg Rucka com animação de Production I.G.. No segundo episódio os detetives da Unidade de Crimes Graves da Polícia de Gotham City, Crispus Allen e Anna Ramirez, discutem sobre a colaboração do chefe deles, o tenente James Gordon, com o misterioso justiceiro Batman, enquanto levam o Homem de Preto (que se revela como o foragido Jacob Feely) para o Asilo Arkham. No caminho de volta são envolvidos num violento tiroteio entre bandidos mafiosos e parecem sem saída até que Batman aparece.

O Batman mais estiloso dos seis episódios

Field Test

Em português, “Teste de campo”. Foi escrito por Jordan Goldberg com animação de Bee Train.

Nesse episódio temos um acidente com um novo satélite da WayneCom, que dá a ideia a Lucius Fox de criar um aparelho defletor que usa eletro-magnetismo e sensores de som para rechaçar balas de revólveres. Bruce Wayne investigava o empresário Ronald Marshall, do qual suspeita que tenha mandado assassinar a ativista Teresa Williams, que se opunha a um destrutivo plano de construções dele. À noite, Batman investiga dois barcos de propriedade dos mafiosos Maroni e o Russo, e usa a invenção de Lucius para se proteger dos disparos. Mas o aparelho lhe causa problemas por não funcionar como esperava.

Nesse quarto episódio o Homem Morcego passa por altos perrengues

In Darkness Dwells

Em português algo como “Na escuridão que habita”, foi escrito por David S. Goyer com animação de Madhouse.

Aqui, a polícia avisa Batman sobre os rumores de um misterioso “homem-lagarto” (na verdade o vilão Crocodilo) que sequestra pessoas, entre eles o Cardeal católico O’Fallon enquanto fazia um sermão. O monstro teria escapado dentro da cripta da catedral e ido até os subterrâneos de Gotham. O Tenente Gordon suspeita da participação do Espantalho no sequestro baseado em ter encontrado nos locais dos crimes, vestígios da toxina do medo, utilizada pelo vilão. Batman lhe dá uma escuta para que a polícia o acompanhe em sua busca pelos subterrâneos.

Batman não descansa nem depois de ferido

Working Through Pain

Em português “Lidando com a dor”, foi escrito por Brian Azzarello com animação do Studio 4°C.

Continuando o segmento anterior, Batman é ferido no estômago por um homem dos subterrâneos de Gotham. Enquanto pede ajuda a Alfred, ele relembra suas experiências com feridos quando trabalhava como médico voluntário, e do que aprendera com uma mulher faquir.

Batman x Pistoleiro

Deadshot

Em português “Pistoleiro”, foi escrito por Alan Burnett com animação de Madhouse.

No último episódio vemos Bruce Wayne relembrando o assassinato de seus pais enquanto seu mordomo reclama sobre as várias armas que seu patrão trouxera dos subterrâneos, após os eventos do segmento anterior. Em outra parte da cidade um atirador e assassino de aluguel chamado Pistoleiro mata um homem com extraordinária perícia numa roda-gigante em movimento. Seu próximo alvo é o Comissário Gordon, a mando do mafioso Russo. A polícia avisa Batman que inicia a vigilância do amigo.

Lembrando que em 2018 tivemos o lançamento de Batman Ninja (disponível na Netflix), no qual o nosso herói, seus aliados e adversários são transportados da moderna Gotham City para o Japão feudal.

Batman Ninja está disponível na Netflix

A verdade é que o personagem de Batman é bom em qualquer mídia. Isso se deve aos seus ótimos e cativantes vilões (vide Coringa), e que rendem sempre histórias diferentes, mesmo tendo os enfrentado inúmeras vezes. Concorda com a gente?

Leia também:

Coletânea brasileira vai reunir TODAS as versões do Batman!

Torre de Vigilância S04E05 – Batman 80 anos – Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *