EventosFestival de CinemaFilmes

Associação de Críticos do RS divulga lista de melhores de 2022

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) divulgou no último dia 16 de janeiro sua lista de destaques de 2022. A premiação simbólica é feita anualmente pelos membros da entidade, que foi criada no ano de 2008. Entre os filmes eleitos estão curtas, filmes lançados no cinema, no streaming ou lançadas em eventos durante o último ano.

Este ano, a eleição foi feita em dois turnos, celebrando os melhores longas-metragens estrangeiro, brasileiro e gaúcho, além do melhor curta gaúcho do ano – categoria que, em 2022, teve um inédito empate entre duas produções. Além disso, a premiação entrega, também anualmente, o Prêmio Luís César Cozzatti, que reconhece filmes, projetos, instituições ou pessoas de destaque no cenário audiovisual gaúcho.

Confira os eleitos da Accirs:

Melhor Longa Gaúcho: 5 Casas, de Bruno Gularte Barreto.

5 Casas levou o Melhor Filme Gaúcho

Melhor Curta Gaúcho (empate): Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza, e Sinal de Alerta: Lory F., de Fredericco Restori.

Cena de Madrugada
Sinal de Alerta: Lory F.

Melhor Longa Brasileiro: Marte Um, de Gabriel Martins.

Melhor Longa Estrangeiro: Argentina, 1985, de Santiago Mitre.

Ricardo Darin em Argentina, 1985

Prêmio Luiz César Cozzatti – Destaque Gaúcho: Revista Teorema

Fundada em 2002, a Revista Teorema, editada no RS, se estabeleceu nacionalmente como um canal de excelência da crítica cinematográfica apesar das dificuldades comuns ao mercado jornalístico e editorial. Ao longo dos anos, a revista publicou importantes textos sobre filmes, cineastas, escolas e tendências do cinema reunindo críticos, jornalistas e pesquisadores do audiovisual que se dedicaram a pensar as imagens e narrativas vinculadas à Sétima Arte. Em suas páginas, tanto o cinema gaúcho e brasileiro quanto o internacional tiveram espaço. O intuito era sempre o mesmo: promover o pensamento, o debate e a compreensão sobre os filmes. Em dezembro de 2022, a Teorema número 32 chegou às bancas marcando os 20 anos da publicação, mas também o fim de suas edições impressas. A partir de agora, a Teorema deverá exercer sua resistência cultural de forma online.

Confira também:

As principais estreias do cinema em 2023

Os melhores filmes de 2022

As melhores séries de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *