Andy Warhol – Um Sonho Americano estreia em junho com retrato inédito do artista pop
Chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de junho o documentário Andy Warhol – Um Sonho Americano, dirigido pelo eslovaco Ľubomír Ján Slivka e com distribuição da Autoral Filmes. A produção propõe uma nova leitura sobre o artista pop que se tornou ícone do século XX, revelando aspectos pouco explorados de sua trajetória pessoal, artística e espiritual.
O longa oferece uma abordagem mais íntima de Warhol, a partir de entrevistas com familiares, amigos e especialistas, além de materiais de arquivo raros. O público é conduzido por uma jornada que começa na atual Eslováquia — terra natal dos pais do artista — e passa por locais marcantes de sua vida, como Pittsburgh, onde nasceu; a Carnegie Tech (hoje Universidade Carnegie Mellon), onde estudou; e Nova York, cidade em que construiu sua carreira.
Com destaque para a influência da fé e das origens familiares de Warhol, o filme mostra como o Catolicismo Bizantino, profundamente enraizado em sua criação, esteve presente em sua vida e obra. A narrativa visita também o local onde o artista sofreu uma tentativa de assassinato em 1968, o hospital onde faleceu, a catedral onde foi realizada sua despedida e seu túmulo.
Andy Warhol – Um Sonho Americano conta com depoimentos de nomes como os sobrinhos Donald G. Warhola e James Warhola, o historiador Steven Watson, a diretora da Galeria da Cidade de Praga Magdaléna Juříková, e os estudiosos Rudolf Prekop e Michal Bycko, fundadores de museu dedicado ao artista.
A produção é da Attack Film, com apoio da família Warhol, do Museu Andy Warhol de Pittsburgh, do museu em Medzilaborce (Eslováquia), da Fundação Andy Warhol e outras instituições.
LEIA TAMBÉM:
Festival de Cinema de Santa Cruz: Allan Souza Lima vai receber Troféu Tuio Becker