FilmesListas

5 lições de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

São tempos difíceis para sonhadores. Amélie Poulain já nos contava isso durante a saga de seu fabuloso destino. O filme francês de 2002 conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma garota que se muda para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Um dia, ela encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e decide procurar o possível dono. Ela encontra então Dominique (Maurice Bénichou) que chora de alegria ao reencontrar seu objeto, o que faz com que Amélie adquira uma nova visão de mundo. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é cheio de lições e nos elencamos cinco:

Aprecie as coisas simples da vida

A cena clássica de Amélie colocando a mão dentro de um saco de grãos tem muito para nos ensinar. Essa é a representação simples de que existem prazeres nas pequenas coisas. Os pequenos passeios, os sorrisos das pessoas, uma manhã de inverno preguiçosa. Tudo isso pode nos dar prazer, basta sabermos apreciar. Não passe a vida toda esperando grandes acontecimentos sem curtir o presente.

Teus ossos não são de vidro: você pode suportar os baques da vida

Spoiler sobre a vida: ela vai te derrubar. Muitas vezes. E, depois você vai levantar e vai ficar tudo bem. Namoros terminam, pessoas saem da nossa vida, o emprego dos sonhos pode não ser tão encantado assim. Mas tudo isso faz parte do nosso crescimento e da nossa aprendizagem.

Ajudar os outros é incrível, mas não se esqueça de você

Quem aprende a ajudar o próximo sabe que essa é uma das melhores maneiras de se sentir completo. Contudo, não podemos nos doar demais e esquecermos de cuidar de nós, de buscarmos os nossos objetivos. É preciso encontrar o equilíbrio entre altruísmo e egoísmo, para ficar bom para todo mundo.

Faça coisas boas para as pessoas sem esperar nada em troca

Coisas boas devem ser feitas pelos outros e não para nos beneficiarmos. Quando fizer algo por alguém, faça de coração, como Amélie sempre fez durante o filme e descobriu um grande prazer em fazer isso.

O que te faz especial são as suas peculiaridades

O jeitinho peculiar de Amélie ver o mundo era o que tornava ela especial. Ela não se encaixa nos padrões e isso a torna encantadora. Cada um tem suas peculiaridades e o mundo fica mais colorido com essas diferenças. Ia ser um saco se todo mundo fosse igual, não é mesmo?

Não espere um anão de jardim dar a volta ao mundo para você arrumar as malas e ir em frente! Viva sempre, o máximo que você conseguir! Esse filme é incrível a Chico Rei, nossa parceira, tem estampas super legais inspiradas no tema: http://bit.ly/2pyywG3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *