FilmesListas

Os 10 melhores filmes de heróis

Eis que surge 2016 pra bagunçar com a lista de melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Elencar essas obras do cinema pop pode ser uma tarefa inglória, ainda mais se você cai na treta de ficar na rivalidade entre DC e Marvel, que perpetua uma vida inteira (pra quem não leu A História Secreta da Marvel Comics, fica aqui uma dica!). Mas é inevitável dizer: Sim, essa lista precisa ser revista! Começamos fevereiro com um petardo que foi o filme do Deadpool, o mais simples, mas também mais arriscado, afinal mostra de um anti-herói do segundo escalão, um filme com orçamento restrito e, sim é preciso reconhecer, um filme produzido pela Fox, estúdio responsável por obras-primas do propósito contrário que me fez digitar todos os caracteres até aqui. É responsabilidade da Fox as horríveis películas de Quarteto Fantástico (os dois, não, os TRÊS).

Depois em março veio BatmanVsSuperman, que ok, não merece entrar na lista, mas mexeu com o mundo das HQs adaptadas para o cinema. E agora, abril, com o petardo que foi o volume três do herói que ostenta a bandeira dos Estados Unidos como uniforme. Amigos, Capitão América: Guerra Civil é se não O, é um dos melhores filmes de super-heróis no cinema. Que filme tri. O que deixa a responsabilidade dos irmãos Russo (que já haviam dirigido Capitão América – O soldado Invernal) ainda maior para os já grandiosos Vingadores 3 e 4.

Os brothers superam O Soldado Invernal, repetem a fórmula mágica das cenas de ação e chamam pra si o que ficou picando em Homem-Formiga, entregando uma das batalhas cinematográficas mais empolgantes dos últimos anos, quando os times do Bandeiroso e do Homem de Ferro se degladiam no aeroporto em Berlim. De quebra, apresentam um Homem-Aranha que não vemos desde o clássico do Sam Raimi. Ok, talvez aqui um Aranha até melhor e mais falastrão. Como diria Wianey, só o futuro dirá. Sem contar o combate final, com direito a capa de gibi! Mas buenas, depois de toda essa função, vamos ao que interessa. Até me perdi aqui. Vou tentar traduzir em um ranking, se é que isso é justo … o melhor filme de super-heróis de todos os tempos.

Mas como?

Já disse que é tarefa inglória, mas vamos lá. A adrenalina injetada por Guerra Civil me fez chegar até aqui. Para fazer esta lista, que, veja bem, é muito particular, tentei estabelecer pelo menos dois critérios: fidelidade e importância. Subjetivo? Pode ser, mas vou tentar me defender.

Atirem as pedras depois, ok? Ah, e antes que perguntem o motivo, Batman – O Cavaleiro das Trevas transcende essa lista. É hors concours. Merecia o Oscar!

1- Vingadores

Filme que surgiu lá atrás, quando inventaram, mesmo que sem querer, que o Nick Fury apareceria depois dos créditos de Homem de Ferro. Ganha o topo por fazer o que parecia impossível. Reunir uma superequipe em um filme redondo, empolgante, engraçado e por vezes tenso. E porra, quem bota o pé na porta com tanta autoridade e com tanta gente pra administrar merece isso. O fator de ser pioneiro ressalta a escolha. E a cena do Hulk com o Loki … sem palavras.

2- Homem-Aranha 2

Caramba, que filme. Sam Raimi era o maior fã do cabeça de teia e mostrou isso com maestria. O primeiro já tinha sido um grande sucesso, mas esse segundo superou, com Dr. Octopus, um dos inimigos mais clássicos e a fabulosa cena da luta na torre da igreja. Suspiro só de lembrar como o Teioso puxou o ponteiro e o jogou de volta no velho com os tentáculos. Merece o segundo lugar!

3- Capitão América: Guerra Civil

O filme que me fez escrever essa bagaça. Duas equipes de heróis lutando entre si. Um enredo puxado por uma história clássica da atualidade do mundo dos quadrinhos (adaptada) e que mostra que a vida dos super-heróis não é só salvar, mas saber que cada ação deles tem uma consequência absurda no mundo. Cenas de luta absurdas, a reintrodução do Aranha depois dos horrendos filmes com o Garfield (sim, lindos de ver, mas com enredos horrendos) e batalha que deu de havaianas na cara de BatmanVsSuperman. Quero voltar pro cinema agora!

4- Superman – o filme

Um clássico só por lembrarmos a escalação dos envolvidos. Richard Donner na direção. Música de Johm Williams que faz qualquer um chorar. Cristopher Reeve (o eterno Super-Homem) e Gene Hackman como o sacana Lex Luthor. Surpreendentes 142 minutos de nostalgia e a introdução do ícone dos quadrinhos nos cinemas. Ah, já ia esquecendo, Jor El é o Marlon Brando. Precisa falar mais? Jerry Siegel e Joe Shuster agradecem de mãos pro céu!

5- X-Men – o filme

Uma das melhores coisas que a Fox fez com o mundo cinematográfico dos super-heróis. Não é o filme mais fiel, não é o filme mais emocionante, mas abriu o caminho para os mutantes no cinema e manteve o clima das principais HQs, que é a luta entre humanos e mutantes, a metáfora entre Malcolm X e Martin Luther King. Introduziu o Wolverine com Hugh Jackman e pô, mostrou que os super-heróis podiam voltar com força pro cinema mesmo sem a grande força e os grandes investimentos. É outro filme que guardo com carinho.

6- Guardiões da Galáxia

Quem aqui conhecia esses caras que atire a primeira pedra. Eu particularmente via muito de longe esses personagens. E o que eles fizeram? Foram responsáveis por um dos filmes mais divertidos dos últimos anos e abraçaram o humor. Graças a eles desengavetaram o projeto que segue a nossa lista.

7- Homem-Formiga

Ué, Homem-Formiga? Sim, Homem-Formiga. Quem um dia achou que iria para o cinema ver um filme do Homem-Formiga? Pois nós fomos e vimos uma mescla legal da proposta do louco do Edgar Wright e do “pop?” Peyton Reed. E a escolha por Paul Rudd? Um baita filme.

8- Homem de Ferro

Sim, eu sai louco do cinema. E Jon Favreau merece todo nosso reconhecimento. Trouxe o amigo e (na época) problemático Robert Downey Jr. para interpretar a si mesmo e salvou a vida do cara. De quebra ainda trouxe AC/DC e Black Sabbath para as trilhas sonoras. Talvez a melhor história de origem dos heróis no cinemão.

9- Capitão América – O primeiro vingador

O filme que deu o tom para tudo (ou grande parte) do que seguiu no cinema da Marvel. Uma adaptação por demais impressionante da origem de Steve Rogers e sua essência dos quadrinhos. Gerou uma heroína que ganhou uma série própria (Agent Carter), o Soldado Invernal, a S.H.I.E.L.D. e mostrou que não é a força que faz um herói. Outro grande acerto!

10- Deadpool

Fazendo juz a bagunça que 2016 fez nas lista do top 10 dos super-heróis nos quadrinhos. Não é a toa que olhei duas vezes na mesma semana. Transportou com perfeição o maluco das HQs pro cinema, na raça, na garra. Na persistência do Ryan “Lanterna Verde” Reynolds e de um diretor que respeitou tudo no personagem. Na coragem de fazer um filme para maiores de 18 e em tudo que isso trará para o futuro. Já viram que aprovaram censura +18 pro próximo filme do Wolverine? Deadpool, isso é culpa tua. E nós adoramos!

0 thoughts on “Os 10 melhores filmes de heróis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *