FilmesListasOpiniãoQuadrinhos

10 filmes que completam 10 anos em 2020 | Lista

Depois do sucesso da nossa lista com 20 filmes que completam 20 anos em 2020, refizemos o exercício, mas agora, sem ir tão longe. Em um piscar de olhos, filmes que pareciam tão novos já estão completando seus 10 anos. Dessa vez, separamos uma seleção bem focada na cultura pop, mas não menos marcante dentro da história recente do cinema. 

Confira:

1- Toy Story 3

Quem não chorou no final de Toy Story 3?

Começamos com emoção e choradeira. Não se deixe enganar, Toy Story 3 é o melhor filme da franquia dos brinquedos da Pixar. Tanto que nos fez questionar a necessidade de Toy Story 4. Dirigido por Lee Unkrich (Monstros S.A. e Viva: A Vida é Uma Festa), a saga de Woody e Buzz nos fez novamente ir às lágrimas (sem antes nos prover de diversão extrema) da melhor forma, encerrando de vez o ciclo do garoto (quase adulto agora) Andy. Melhor não lembrar tanto, porque já entrou um cisco aqui no olho.

2- Homem de Ferro 2

Homem de Ferro 2: não é o melhor, mas não é o pior!

A continuação do sucesso que abriu as portas do Marvel Cinematic Universe (MCU). Conduzido novamente por Jon Favreau (ele é o cara, não é mesmo?), a aventura do nosso Gênio, Playboy & Filantropo Tony Stark (Robert Downey Jr.) não teve o mesmo peso de sua estreia, mas flertou com questões importantes antes vistas nos quadrinhos, como o lado beberrão e egoísta do personagem. Também introduziu a nossa Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) a nossa Viúva Negra de forma gloriosa no cinema. Demorou, mas ela também ganhou (ou vai ganhar) seu filme.

3- A Origem

A Origem fez muita gente se segurar nas cadeiras!

O rei do plot-twist do cinema contemporâneo, Christopher Nolan, nos presenteou com um dos filmes mais importantes daquele ano. Em A Origem (Inception), ele novamente reuniu um elenco de peso, passando desde Leonardo DiCaprio, Joseph-Gordon Lewitt, Michael Caine (sempre presente nos filmes do Nolan), Ellen Page, Marion Cotillard, Tom Hardy, entre outros. A brincadeira entre sonhos e realidade rendeu vários nós na cabeça, e o final, bom o final é aquele de dupla escolha… ou feliz, ou trágico… Qual você escolhe?

4- Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1

A quase despedida de Hermione, Ron e Harry

E o que falar da primeira parte do final da saga de Harry Potter? Para muitos, o marco de uma geração inteira que viu Harry (Daniel Radcliffe) crescer, junto de Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint) na tela grande. Um dos melhores filmes da franquia deixou os fãs sedentos pelo desfecho de tudo, que veio no ano seguinte. E é isso. Se Daniel Radcliffe já estava quase adulto, imagina agora, 10 anos depois.

5- Meu Malvado Favorito

Gru e o início de uma nova era nas animações

Mas do mesmo jeito que uma franquia estava chegando ao fim, outras estavam iniciando. Foi o caso de Meu Malvado Favorito (Despicable Me) que colocou a Illumination no andar mais alto dos estúdios de animação. Na história, conhecemos o malvado (nem tanto) Gru (no original dublado por Steve Carell) que decide adotar três garotinhas – Edith, Margo e Agnes – como parte de um plano maligno. Ao lado dos seus minions (parte do grande sucesso entre a garotada), ele começava a pavimentar sua saga no cinema. Ganhou um Spin-Off em 2015, com Minions – O Filme que em breve ganhará sua continuação em Minions 2: A Origem de Gru!.

6- O Segredo dos Seus Olhos

O Segredo dos Seus Olhos: Soledad Villamil e Ricardo Darín

Ok, demos um drible no critério de escolha dos filmes. Mesmo assim, O Segredo dos Seus Olhos estreou no Brasil em fevereiro de 2010, então está valendo! O longa de Juan José Campanella é marcante e ganhou merecidamente o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010. Lindo, emocionante e denso, é um dos longas imperdíveis da safra de 2010. E claro, como todo filme argentino que se preze, temos ele, o excelente Ricardo Darín, ao lado da (também excelente) Soledad Villamil

7- A Rede Social

Jesse Eisenberg mostrando sua face cruel em A Rede Social

David Fincher meus amigos. Ele mesmo. O responsável por Seven, Zodíaco e Garota Interrompida atacou com a quase cinebiografia do criador do Facebook. Mas é claro, para tudo isso, ele colocou o dedo na ferida de todas as tretas relacionadas a criação da (na época) principal rede social usada no mundo. E deu poder às interpretações de Jesse Eisenberg (Zumbilândia 2, Batman vs. Superman) e Andrew Garfield (Até o Último Homem, Uma Razão Para Viver).

8- Kick-Ass: Quebrando Tudo

Kick-Ass: Um hit dos quadrinhos nas telonas

Mais uma espetacular obra baseada nos quadrinhos. Dessa vez, longe do Mainstream da Marvel e da DC Comics, mas desenvolvida por um quadrinista que caiu nas graças do público: Mark Millar. E a escolha para o projeto não podia ser melhor. O longa foi dirigido por Matthew Vaughn que não fez filmes ruins, a saber: X-Men: Primeira Classe, Kingsman 1 e 2  e o vindouro King’s Man: A origem, e que não por acaso também são obras de Mark Millar. A subversão dos super-heróis nos traz um filme cheio de ação e diversão, em uma das melhores adaptações dos quadrinhos para as telonas. Junte a tudo isso as participações de Aaron Taylor-Johnson (no papel de sua vida), Nicolas Cage e Chloë Grace Moretz, no papel de Hit-Girl.

9- Cisne Negro

Cisne Negro: Natalie Portman em um dos papéis de sua vida

O filme que rendeu à Natalie Portman o Oscar de Melhor Atriz é até hoje uma das melhores obras de Darren Aronofsky (dos também excelentes Réquiem Para um Sonho e Mãe). O conto clássico foi reformulado com toda a assinatura do cinema de Aronofsky, misturando drama pesado com seus toques quase que psicodélicos. E nele, a bailarina selecionada para liderar a ópera de Tchaikovsky tem sua sanidade testada de várias formas, uma delas envolve o sempre vilão Vincent Cassel. Ah, temos também Mila Kunis no elenco.

10- Scott Pilgrim contra o Mundo

O diretor Edgar Wright (Em Ritmo de Fuga), depois de Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso, aportou com os dois pés na obra dos quadrinhos de Bryan Lee O’Malley e cravou seu nome no íntimo dos nerds amantes de cinema. Em um dos filmes pop mais legais de todos os tempos, ele deu vida ao personagem da melhor forma, aliando um roteiro afiado à uma direção mais do que esperta, mesclando todos os tipos de componentes e elementos em tela de Scott Pilgrim. No elenco Michael Cera, Anna Kendrick, Aubrey Plaza, Mary Elizabeth Winstead (Aves de Rapina), Chris Evans (Vingadores: Ultimato) e Brie Larson (Capitã Marvel). Não é pouco.

Vale lembrar que a lista não tem a pretensão de colocar uma ordem de melhor para o pior, mas reunir obras marcantes que completam seus 10 anos. Alguns acabaram ficando de fora. Entre eles 127 Horas, A Ilha do Medo, Bravura Indômita, Super e Biutiful. Mas ficam aqui como nota de rodapé, pois também são excelentes!

E você, que filme acrescentaria nessa lista? Deixe pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *