CríticaFilmes

Uma Invenção de Natal: cores, fantasia e muita música | Crítica

Repetindo o que fez nos últimos natais, a Neflix lançou um grande título do gênero, afinal, podemos dizer que filme natalino é basicamente uma categoria, não é mesmo? Ainda mais com a consolidação dos serviços de streaming, que prometem uma sequência de estreias deste tipo. Uma Invenção de Natal é um musical que vai agradar principalmente as crianças e usa muitos elementos interessantes em sua construção, além trazer ao centro da produção muitos atores negros.

Uma Invenção de Natal conta a história de Jeronicus Jangle (vivido por Forest Whitaker em sua versão mais velha), um famoso inventor que acha a invenção perfeita para conseguir alavancar sua carreira, mas que tem seu livro de invenções roubado por Gustafson (Keegan-Michael Key), seu aprendiz, que não se sente reconhecido. A partir daí, começa a derrocada de Jeronicus, que perde a esposa e ainda afasta sua filha, Jessica, do seu convívio.

Sem grandes inovações no roteiro, o filme é previsível do início ao fim. As resoluções de problemas são didáticas e praticamente infantis. Somado a isso, o filme chega em sua metade e arrasta uma barriga desnecessária e entediante, que deve fazer as crianças perderem o interesse durante longos minutos. Outro elemento que atrapalha o ritmo do longa são os números musicais em excesso. O recurso musical é usado até o esgotamento, tornando a fórmula repetitiva e enfadonha e nos deixando cansados. Os números musicais não explicam a que vieram e muito pouco acrescentam no andamento do filme. Felizmente, existem muitos diálogos entre os personagens.

Forest Whitaker é o grande nome do filme, tudo gira ao redor dele e ele não faz por menos. Keegan-Michael Key é um bom vilão, apesar de ter pouquíssimo espaço em cena. E o elenco infantil ocupa corretamente o seu lugar.

Uma Invenção de Natal acerta com o envolvimento de fantasia, magia e alegria de natal. Visualmente, o filme não tem defeitos. É lindo, colorido, alegre e muito mágico. Usando bonecos de artesanato com cenas em live-action, o filme é de encher os olhos. Os apaixonados por Natal vão pirar com o visual deste filme.

Uma Invenção de Natal conta a história de Jeronicus Jangle (vivido por Forest Whitaker em sua versão mais velha)
Uma Invenção de Natal é um filme cheio de magia

Porém, seu grande acerto é dar espaço para a diversidade e trazer um elenco principal predominantemente negro, assim como Pantera Negra fez em 2018. É a primeira vez, salvo engano, que vemos isso em um filme de Natal e esperamos que seja o primeiro de muitos.

Uma Invenção de Natal é um bom filme para ver com a família. As crianças devem gostar ainda mais que os adultos. Vale a pena assistir a partir do dia 13 de novembro na Netflix.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *