Um acampamento Geek? Tá rolando!
Começou na quarta-feira, dia 16 de janeiro e segue até o dia 20 ,na cidade gaúcha de Soledade, o 6º Camporee Sul. A atividade é o maior evento escoteiro já realizado no Rio Grande do Sul nos últimos 20 anos, e vai mesclar as aventuras clássicas dos escoteiros – em meio a natureza, cultura e esporte – junto da temática geek. Organizado pelos Escoteiros do Brasil, o acampamento está sendo realizado no Parque Centenário Rui Ortiz e ao todo participarão representantes de 18 Estados brasileiros e países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai. A organização prevê até 4 mil participantes de 11 a 21 anos, além de voluntários. A cidade de Soledade fica cerca de 220 quilômetros da capital Porto Alegre.
A organização vai inserir em meio às atividades do Camporee uma série de ações alusivas ao mundo de grandes conhecidos dos nerds. Com uma temática futurista, algumas das programações serão inspiradas nas histórias do Guia do Mochileiro das Galáxias (de Douglas Adams), Vingadores (da Marvel) e até mesmo da insana animação Rick e Morty. Nessas aventuras, os jovens participam de desafios em meio a natureza, oficinas culturais, esportivas, de sustentabilidade, inclusão e diversidade, além da realização de atividades comunitárias em ONGs e instituições sociais de Soledade. Ancorado sob o tema “Um Universo de Possibilidades”, o evento oferece aos jovens opções de atividades que contribuem no desenvolvimento de valores, práticas ao ar livre, diversão e novas amizades.
O Movimento Escoteiro
No mundo, atualmente, são 50 milhões de escoteiros, sendo 110 mil no Brasil e mais de 14 mil no estado do Rio Grande do Sul. Até 2023, o Escotismo no Brasil será o mais relevante movimento de educação juvenil, possibilitando que 200 mil jovens sejam cidadãos e cidadãs ativos, que inspirem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.