Todas as vezes que Wagner Moura fez papéis da vida real
Wagner Moura dispensa apresentações, não é mesmo? Com uma carreira virtuosa, o astro brasileiro já viveu vários personagens da vida real. Na verdade, essa ideia é bem recorrente na carreira do baiano, que depois de muito sucesso no Brasil já consolida uma expressiva carreira internacional e agora ataca como cineasta.
Por isso, reunimos uma compilação dessas atuações onde a arte imita a vida! Confira abaixo!
Carandiru
Logo no início de sua carreira cinematográfica, em 2003, o ator interpretou “Zico” em Carandiru, um dos maiores sucessos do cinema nacional. O longa é uma adaptação do livro “Estação Carandiru”, que reúne as vivências do médico Dráuzio Varella entre 1989 e 1992, quando agia como voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, que infelizmente ficou marcada pela sua grande chacina.
JK
Em uma minissérie de 47 episódios, da Rede Globo, em 2006, Wagner interpretou a versão jovem do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, que governou entre 1956 e 1961. José Wilker (1944-2014) atuou como a versão mais velha de JK.
Vips
Talvez nem todos saibam o seu nome, mas o Brasil inteiro (provavelmente) soube dos golpes de Marcelo Nascimento da Rocha, que se fez passar, em uma festa de Carnaval, pelo diretor da empresa de aviação Gol, assim como fingiu ser integrante do Engenheiros do Hawaii e do Nenhum de Nós. A lista de delitos, falsificações e enganações de Marcelo é grande e podemos acompanhar um pouco disso tudo em “VIPs”, de 2010. Wagner Moura interpreta, no filme, o próprio estelionatário, que também tem um documentário a seu respeito disponível na Netflix, “VIP’s: Histórias Reais de um Mentiroso”. Vale a pena conferir!
Narcos
Em 2015 tivemos a primeira temporada de Narcos, também da Netflix, onde Wagner Moura interpreta o lendário narcotraficante colombiano Pablo Escobar. O ator passou por uma grande transformação para o papel, ganhando peso, e contracenou com nomes como Pedro Pascal e Boyd Holbrook. A série, dirigida por José Padilha (que também esteve à frente de Tropa de Elite) foi um sucesso de crítica, sendo muito bem recebida em diversos países. A série teve 3 temporadas e originou o spin-off “Narcos: México”, que já conta com duas temporadas. Na Netflix, podemos encontrar, assim como Sergio, um documentário sobre o tema, intitulado “Pablo Escobar: Countdown to Death”.
Marighella
Um projeto que foi exibido no 69º Festival de Berlim e que chegou aos cinemas em novembro de 2021. A história do escritor, político e guerrilheiro revolucionário, no entanto, é dirigida por Wagner Moura, que ainda tem atuação na narração do filme. O papel principal é de Seu Jorge (Abe, Irmandade). Marighella foi preso e torturado duas vezes, além de ter se conectado com a cultura e artistas como Jorge Amado e Graciliano Ramos, Cândido Portinari, Joan Miró, Dias Gomes, Glauber Rocha e o francês Jean-Luc Godard.
Sergio
Em Sergio, dirigido por Greg Baker, novamente Wagner volta a viver um personagem da vida real. O alto comissário da ONU foi um dos nomes mais proeminentes da organização. Sua atuação sempre foi vista com admiração, pois transitava entre gabinetes de líderes mundiais até campos e países dilacerados por ditaduras e guerras civis. Sua vida e última missão é retratada no longa. Leia nossa crítica e confira nosso vídeo a respeito.
Menção honrosa: Tropa de Elite
O Capitão Nascimento, de Tropa de Elite (2007) e Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010), seus colegas e toda a sua trama são inspirados no livro “Elite da Tropa” (2006), escrito por dois ex-policiais, em parceria com um antropólogo. A obra possui relatos reais e experiências dos “ex-BOPE”.
E aí, curtiu a nossa lista? Já conhecia todas as obras citadas aqui? Para você, qual o melhor papel de Wagner Moura nas telonas? Conta pra gente nos comentários!