AnimaçãoCríticaFilmesTrailers

Super Mario Bros. – O Filme é a melhor adaptação dos games para o cinema

Tem filmes que mexem com a gente de um jeito único. Quando algo que você ama desde pequeno finalmente se materializa em uma nova mídia, na sua frente, é impossível deixar de lado o sentimento. Por isso mesmo, Super Mario Bros. – O Filme foi tão frustrante. O que foi lançado em 1992. Porque o novo é simplesmente impecável em todos os aspectos.

A animação acompanha a história dos irmãos Mario e Luigi que tentam criar sua própria empresa como encanadores, mas enfrentam dificuldades. Até que, sem querer, vão parar no Reino dos Cogumelos e precisam enfrentar o perigo Bowser, ajudar a Princesa Peach e salvar o dia. Bom, basicamente o plot dos jogos.

A chegada da Nintendo aos cinemas era muito esperada. Desde que começaram as negociações e a Illumination Studios foi a empresa escolhida para fazer o primeiro filme de animação do Mario para os cinemas (parte do acordo com a Universal, responsável pelos parques temáticos da Nintendo), ficou claro o foco: a empresa queria um estúdio com amplo apelo popular, baixo custo de produção e que aceitasse o completo controle criativo da japonesa. O resultado é exatamente isso: um filme leve, feito para a família, com apelo fortíssimo para as crianças e os adultos nostálgicos, com o selo Nintendo de qualidade. Quem esperava uma produção aprofundada e emocional como Disney/Pixar já foi com uma expectativa errada.

Não tem como não se encantar com a fofura desses três

Mas, não minimize o poder dessa aventura. Com 1h30 de duração, uma alívio nesses tempos em que todo filme passa de duas horas, Super Mario Bros. – O Filme é fundamentalmente eficiente em fazer aquilo que os jogos da Nintendo fazem tão bem: divertir. Não é cansativo, sempre revigora com excelentes cenas de ação e aventura, easter eggs e referências orgânicas que não incomodam, e uma animação que supera tudo que a Illumination já fez (Minions, Meu Malvado Favorito) em termos de qualidade. Fotografia, detalhismo e iluminação foram aprimoradas para oferecer a melhor experiência nos cinemas.

Isso significa que a história foi esquecida? Não mesmo. Todos os personagens tem bons arcos de desenvolvimento. Suas lutas, seus medos e seus conflitos são bem estabelecidos e resolvidos. A relação dos irmãos Mario e Luigi é o ponto de maior foco, mas a força da princesa Peach, a motivação hilária do Bowser (Jack Black, impecável), e até o destaque de Donkey Kong surpreendem mais do que o esperado.
Super Mario Bros. – O Filme é a perfeita transposição dos jogos para as telonas e, sem dúvida, a melhor adaptação dos games para o cinema.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *