Festival de CinemaFilmes

Sala Rubens Ewald Filho é inaugurada no Museu do Festival de Cinema de Gramado

No dia 19 de junho deste ano, Dia do Cinema Nacional, o jornalista e curador do Festival de Cinema de Gramado Rubens Ewald Filho faleceu aos 74 anos. Ele estava internado em estado grave desde maio. Para deixar sempre vivo o legado do cinéfilo que tanto contribuiu para o Festival de Cinema e para o cinema nacional, foi inaugurada, na terça-feira, dia 20 de agosto, uma sala intitulada de Sala Rubens Ewald Filho no Museu do Festival de Cinema de Gramado, anexo ao Palácio dos Festivais. 

No evento, estavam presentes a direção do Museu e das entidades ligadas ao Festival de Cinema de Gramado, além do curador do Festival de Cinema de Gramado e amigo de longa data, o jornalista Marcos Santuario. Santuario, muito emocionado, falou sobre a perda. “Como disse no primeiro dia, cinema é lugar de fazer amigos”, falou. “É impossível não se deixar levar pela emoção”, disse o curador, que embargou sua voz para falar sobre o amigo e sobre a sala. “Rubens está recebendo uma homenagem mais que merecida”, finaliza.

Marcos Santuario emocionado vendo a exposição. Foto: Edison Vara / Agência Pressphoto

Sala Rubens Ewald Filho pode ser utilizada para fazer exibições de filmes, trazer palestras, cursos e eventos. Na sala, também existe uma parede de fotos com memórias de Rubens durante os Festivais. As fotos foram cedidas por Edson Vara, da Agência Press Photo.

Eva Piwowarski e Leonardo Machado, que faleceram entre 2018 e 2019, também ganharam uma exposição especial no museu.

A partir de março de 2020, o Museu do Festival de Cinema pretende expandir o seu atendimento com novidades.

Foto destaque: Edson Vara / Agência Pressphoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *