AnimaçãoCríticaQuadrinhosSéries

Retsuko começa a se empoderar na 3ª temporada de Aggretsuko | Crítica

Depois de passar duas temporadas reprimindo tudo o que acontecia a sua volta e extravasando em um karaokê, cantando Death Metal, Retsuko finalmente começou a se soltar. O motivo é dos mais inusitados, mas, ao mesmo tempo realista, já que o anime sempre apresenta os perrengues da vida adulta e de como é difícil crescer sem “pirar o cabeção”.

Na terceira temporada, vemos que o novo vício da nossa querida panda-vermelha é um game de relacionamentos em realidade virtual. A contadora, que administra tão bem orçamentos em seu emprego, parece não saber fazer isso com sua vida pessoal e acaba gastando demais no “joguinho”. Para você ter uma noção, a pandinha chega a almoçar cascas de pão, daquelas que se ganha de graça na padaria. 

O novo vício da Retsuko

Piorando a desgraça, Restsuko acaba batendo o seu carro alugado na van de uma figura sinistra, fazendo com que ela precise trabalhar para ele afim de pagar a dívida. E qual é a profissão desse cara afinal? Ele é nada mais, nada menos do que um empresário de um grupo de Idols underground (isso mesmo que você acabou de ler), as OTM Girls.

As OTM Girls

Pois bem, no início Retsuko deveria fazer apenas a contabilidade do grupo, mas acaba virando uma espécie de roadie/secretária/moça do cafezinho/capanga/faz tudo. Quando parecia que não existia mais nada para fazer no OTM, ela acaba virando a vocalista do grupo, podendo finalmente cantar fora de um karaokê e na frente de um público “de verdade”. 

É nesse momento que a panda-vermelha começa a se soltar e ver que podia ser ela mesma, se encontrando e peitando até mesmo o seu chefe no escritório de contabilidade. Porém, a vida de idol não é só flores, mostrando um lado sombrio da profissão, lembrando muito o ótimo e pesado anime Perfect Blue (que inspirou até o filme Cisne Negro). 

Paralelamente temos os outros personagens de Aggretsuko, como Haida, que mesmo caindo em uma friendzone interminável, não consegue largar de mão da sua paixão, mesmo quando aparece uma garota perfeita em seu caminho, criando aqueles dilemas de novela mexicana. 

Aquele climão que um triângulo amoroso sempre traz

Gori e Washimi, as melhores amigas de Retsuko aparecem um pouco menos nessa terceira temporada, mas ainda sim são importantes para a trama, assim como outras figuras que já apareceram em episódios anteriores e que voltam aqui para participar de maneira pontual na história. 

Aggretsuko aborta temas diferentes a cada ano e mesmo mudando, consegue manter o ótimo nível, misturando humor com seriedade e várias lições de moral. O único problema que você vai encontrar ao dar o play no anime será não querer apertar o pause. Recomendamos não só a série, mas nossas críticas da primeira e da segunda temporadas.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *