Que bela época para ser nerd. Já falamos e repetimos isso diversas vezes aqui na Vigília, mas essa é a mais pura verdade. E 2016 é um ano repleto de novidades, principalmente nas telonas. Estamos quase em dezembro (tá chegando o Natal!), porém temos uma vasta programação de cinema para nos surpreender nesse finalzinho de ano. A próxima estreia que está nos empolgando é Dr. Estranho, que será lançado no dia 3 de novembro. Para os iniciados, mais um momento marcante, mas alguns iniciantes ainda devem se perguntar: Quem afinal é Dr. Estranho? A Vigília, tua amiga, te explica e te introduz nesse mundo de magia e piração da Marvel.

Doutor Estranho foi criado pelo roteirista (aka Deus dos Quadrinhos) Stan Lee e pelo desenhista Steve Ditko, em julho de 1963. A sua primeira aparição foi em Strange Tales #110. O personagem faz parte de um universo mágico e místico da Marvel, sendo um poderoso mago, saindo um pouco da linha de pessoas que ganharam poderes em função de acidentes com radioatividade. Stephen Vincent Strange era um brilhante neurocirurgião, rico e arrogante (opa, lembramos alguém aí?). Aos 30 e poucos anos sofre um grave acidente de carro e tem os nervos da mão brutalmente afetados.

2016-10-15-vigilia-nerd-dr-estranho_01

Percebendo que não poderia voltar a fazer cirurgias, Stephen gasta todo o seu dinheiro procurando desesperadamente uma forma de se curar. Ele descobre então que no Tibete haveria um Ancião que poderia lhe ajudar. Assim, o médico parte para essa viagem, onde não volta com a cura, mas, depois de anos e anos de treinamento, com ensinamentos místicos que lhe mostram como a canalizar e manipular as artes marciais, a magia e todo tipo de energia que existe no mundo. O Ancião previu a chegada de Stephen e sabia que ele poderia se tornar o seu sucessor no papel de Mago Supremo, o maior feiticeiro do universo.

Depois de conseguir seu lugar de poder dentro do Universo Marvel, Dr. Estranho teve vários papéis importantes. Ele fundou os Defensores (os originais e não os que veremos na Netflix) junto com Hulk e Namor e se tornou parte do Illuminati, grupo secreto composto pelos líderes das equipes mais influentes (Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico, Inumanos, etc) que tenta ditar acontecimentos importantes no mundo.

A vida de Dr. Estranho

A casa de Dr. Estranho é um caso à parte: ele mora em um sobrado de três andares, chamado de Sanctum Sanctorum. Construído em Nova York, sobre terreno pagão e com ponto de confluência de energias sobrenaturais. A residência é guardada por Wong, uma espécie de aluno. Wong é um jovem asiático aprendiz de magia e fiel escudeiro do Doutor. Outro papel de destaque que temos nessa história é Clea, uma mestre mágica e o grande amor de Dr. Estranho, porém, ela é sobrinha de um dos maiores inimigos do nosso mágico, Dormammu.

Dormammu é um espírito maligno que tentou fundir a Terra com o seu reino sombrio. Além dele, o Dr. Estranho já enfrentou também o Doutor Destino (uma batalha épica, vale a pena ler a saga Triunfo e Tormento, assinadas por Roger Stern e o mestre Mike Mignola), do Barão Mordo, um aprendiz de Ancião que foi pro lado negro da força e quer roubar o título de Mago Supremo do Dr., e Mephisto, o Satanás da Marvel.

Coisas Mágicas

Dr. Estranho possui diversas armas e objetos místicos. Mas os que merecem nosso maior destaque são: o Olho de Agamotto, responsável por amplificar os poderes do herói, criando portais, levitando qualquer coisa, invocando objetos ou criaturas e é carregado junto ao peito por Stephen; a Capa de Levitação, que dá a capacidade de voo a quem usa; e o Livro de Vishanti, que possui uma lista de feitiços.

O que esperar do filme

dr__strange_by_mehdic-d9nousx

Esse será o filme da Marvel diferente de tudo que a gente já viu. Tem tudo para vermos cenas de encher os olhos, já que passearemos por dimensões psicodélicas e caleidoscópicas (pra assistir no IMAX com certeza!). Nos empolgamos em saber que o filme pode ter uma referência forte com a época em que se passou Guerra Civil, o que explicaria ele não aparecer no longa! É importante ficar ligado em todas as referências e os famosos easter eggs.

Além disso, teremos um importante objeto de viagem no tempo. (E a Vigília adora viagens no tempo, você sabem). O Olho de Agamotto, nesse filme, especula-se ser uma parte das Joias do Infinito (que são 6) e será a do Tempo, nesse caso. Quem tentará reunir essas relíquias para destruir o mundo será Thanos, nosso velho conhecido e que desde Vingadores 1 está nos dando o gostinho do que virá pela frente no Universo Marvel do Cinema.

Lembramos que o elenco conta com Benedict Cumberbatch como Dr. Stephen Strange, Tilda Swinton como o Ancião, Chiwetel Eijofor como Barão Mordo, Michael Stuhlbarg como Nicodemus West, Benedict Wong como Wong e a linda Rachel McAdams como a enfermeira Christine Palmer. Tem tudo para ser um baita filme, né? Agora é só esperar novembro chegar! E fique à vontade para deixar seu comentário! Voltamos em breve, porque a Vigília não para!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *