Os nossos amigos do BuzzFeed criaram uma lista sobre a nova série da Marvel e Netflix, Punho de Ferro. Intitulada “Aqui estão todas as coisas que não fazem nenhum sentido em Punho de Ferro”, a lista assinada por Ryan Broderick foi uma brincadeira com a produção, que alimentou haters e fãs desde sua estreia, no dia 17 de março. Sabemos que a série tem suas falhas, mas vamos lá, o BuzzFeed pegou pesado, então a Redação da Vigília resolveu contrapor esses questionamentos. Exatamente, rebatemos todas as 61 perguntas da lista para mostrarmos que apesar de tudo, Punho de Ferro é uma boa série de super-heróis. E com isso, mostramos que as 61 perguntas poderiam se resumir a apenas 2! 🙂

A Vigília Rebate: BuzzFeed e Ryan Broderick

  1. Se Danny Rand viveu na cidade de Nova York nos primeiros 14 anos de sua vida, antes de viver em K’un-Lun, por que ele esqueceu que as pessoas usam sapatos?

Muito fácil, ele não esqueceu, essa é uma simples escolha. Qual é uma das primeiras coisas que você faz quando chega em casa depois do trabalho? Bingo: você tira os sapatos. Além disso, é das práticas orientais não usar calçados e depois da bronca da Joy para ele se vestir melhor, ele então começou a usar.

 

  1. Como ele manteve seu iPod carregado? Ele conseguiu salvar o carregador no acidente? Existem tomadas em K’un-Lun?

Se existe wi-fi em Doutor Estranho, porque não pode haver energia elétrica em K’u-Lun? Das palavras do Barão Mordo: “Não somos selvagens”. E se salvou o iPod, por que não o carregador?

 

  1. Não importa quanto tempo ele tenha vivido em uma dimensão alternativa adjacente às montanhas do Himalaia, por que ele iria até Colleen Wing — uma estranha — e começaria a falar mandarim?

Se uma pessoa está colocando um pôster de uma arte-marcial, qual o problema de ele resgatar a língua original? Você nunca puxou conversa com ninguém em um bar?

 

  1. Danny entra no que é claramente um estúdio de karatê e diz ao dono do lugar para contratá-lo para ensinar kung fu. Sério, porque alguém faria isso?

Estúdio de Karatê? Que pergunta é essa? Qual a diferença entre um estúdio de Karatê e um de Kung Fu? Agravante: a maioria das academias de artes-marciais ensinam diversos tipos de luta em um só lugar. Como ele ainda não tinha sido reconhecido como dono das empresas Rand, e estava vivendo nas ruas, nada melhor do que pedir um emprego na área que ele é mais competente.

 

  1. Danny invade uma casa, percebe que não é sua casa (mas a de Joy Meachum) e então simplesmente diz a ela que invadiu sua casa tipo: “hahaha, foi mal”.

Sim, afinal ele voltou para o que era a casa dele, onde estavam em suas lembranças. Qual o problema de se buscar sua origem no lugar onde você morava?

 

  1. Quando Danny está no hospital psiquiátrico, ele diz ao médico que o passaporte “John Anderson” que usou para chegar aos EUA é falso. Mas isso significa que ele tinha um passaporte e chegou à América vindo do Himalaia. O que significa ou que ele fez toda a viagem de mais de 11.000 quilômetros SEM SAPATO NENHUM, ou ele simplesmente decidiu não usá-los em Nova York, por algum motivo.

Exatamente. Se eu quiser sair descalço na rua ninguém tem nada com isso. Quem não prefere viajar uma longa distância descalço? Quem nunca tirou os sapatos dentro de um avião?

 

  1. Danny é atacado por um paciente vestido de médico assim que é internado — o que, me desculpe, como assim? — e, em seguida, aquele mesmo paciente é designado para levá-lo em um tour no hospital psiquiátrico.

Ok, ok. Você precisou de sete tentativas para achar uma coisa absurda. Essa não vamos rebater, opa, aliás vamos sim. Não lhe ocorreu que quem administra o hospital é o vilão Harold Meachum?

 

  1. Danny é visto no circuito fechado de TV fazendo um furo em uma parede de uma ala psiquiátrica e, então, dias depois, está na televisão nacional como se nada tivesse acontecido. Além de uma pergunta de um repórter sobre ele estar em um hospital psiquiátrico na coletiva de imprensa, ninguém aparentemente se importa com isso.

Sim, afinal os repórteres foram impedidos de fazer mais questionamentos. Próxima. Aliás, o hospital é claramente gerido pela Rand com supervisão de Harold. É ele que comanda as coisas por lá.

 

  1. Danny, em certo momento, se comunica telepaticamente (???) com o cão de guarda de Joy. Ele pode falar com animais? Isso nunca vem à tona novamente.

Não. Ninguém disse que foi telepaticamente. Nunca olhou aquela série do adestrador de cães?

 

  1. Como Danny sabe dirigir? Ele literalmente diz que não sabe dirigir e, episódios mais tarde, compra um carro esportivo e passa o resto da temporada dirigindo por aí.

E inclusive faz uma piada sobre isso. Ele tinha uma das carroças mais velozes de K’un-Lun. E Danny também sabe usar tablets e computadores. Não há problema algum.

 

  1. Danny diz que provar sua identidade com um teste de DNA é impossível. O que significa que nenhum membro de sua família incrivelmente famosa jamais deu uma amostra de DNA ou teve algum registro médico?

Não sabemos como isso funciona. Mas imaginamos que exames laboratoriais possam ser descartados depois de 15 anos. Aliás, Ward e Joy se encarregaram de sumir com a maioria dos registros da família Rand (eles falam isso).

 

  1. Se Danny não se importa com bens materiais, porque ele ainda quer a empresa, antes de qualquer coisa?

A empresa é sua única ligação com o mundo “exterior”. É sua identidade, praticamente. Fora isso, quando ele vê que a empresa está fazendo coisas erradas, se sente na obrigação de corrigi-las (isso também ficou bem evidente).

 

  1. Os Meachums tentam queimar seus registros médicos, começando um incêndio incrivelmente suspeito que destrói centenas de registros de outras pessoas e que quase mata uma mulher. Apesar disso, ninguém volta nesse assunto como sendo uma coisa estranha que aconteceu.

Assim como Harold gerencia um hospital psiquiátrico, o Tentáculo, lá em Demolidor também fez uma queima de arquivo muito maior do que essa, com muito mais pacientes. E ninguém reclamou disso.

 

  1. Quantas pessoas sabem sobre Harold Meachum? Porque antes de O Tentáculo aparecer para puni-lo por ter deixado sua cobertura, ele é visto lutando com um treinador pessoal. Além disso, ele tem guarda-costas em vários momentos ao longo da série.

Tentáculo, meu filho. Criminosos. Dê-lhes o dinheiro e está tudo certo.

 

  1. Nós passamos três episódios assistindo Danny tentar retomar o controle de uma empresa, mesmo que, na verdade, ele não queira, apenas para que Harold a devolva para ele.

Novamente, não. Como falamos, a empresa é o que lhe restou, sua ligação com o mundo. A prova que um dia ele realmente existiu.

 

  1. O assistente de Harold, Kyle, tem alguma família ou amigos ou qualquer coisa? Como ele explica seu trabalho?

Sério que você achou ISSO um absurdo?

 

  1. Além disso, Kyle foi assassinado e todo mundo meio que simplesmente se esqueceu disso.

Assim como várias outras pessoas morreram e ninguém ligou. Nesta série, em outras, e em todo o cinema mundial.

 

  1. Ward Meachum carrega vários cadáveres para fora da cobertura de seu pai sozinho.

O prédio é deles, aparentemente dá pra fazer isso sim.

 

  1. Quando Colleen se apaixona por Danny? Ela o conheceu há três dias e ele é um enorme idiota com ela praticamente o tempo todo.

Quando ele paga um jantar. Quando ele mostra que sabe lutar. Quando ele usa sua filosofia. Além disso, as relações de casais em filmes e séries sempre iniciam com um sendo rude com o outro. É até clichê.

 

  1. O 6º episódio é narrado por algum cara de K’un-Lun com quem Danny é visto falando. Quem é aquele cara? Está implícito que Danny está falando com ele durante toda a série? Ele nunca mais é visto.

Como a série é gravada por vários roteiristas e diretores, cada um pode tentar colocar seu estilo nos episódios. Mas o fato de termos um narrador é apenas uma escolha narrativa.

 

  1. Madame Gao está no Tentáculo agora?

Sempre esteve.

 

  1. O que é mesmo O Tentáculo? O Tentáculo é descrito como um exército de ninjas tipo da Yakuza cavando um buraco gigante na segunda temporada de “Demolidor”, mas agora descobrimos que eles também são mercenários fazendo heroína na China?

Sim. Já leu os quadrinhos? Aliás, a resposta está na própria pergunta.

 

  1. Vamos um pouco além: quem ou o que é Madame Gao?

É uma das chefonas do Tentáculo. Sério que precisamos explicar isso?

 

  1. No 6º episódio, Madame Gao usa algum tipo de poder para jogar Danny do outro lado da sala, mas, então, eles simplesmente conseguem capturá-la na China, de alguma forma a levam de volta para Nova York e a drogam. E ela aparentemente não tem problema nenhum com isso.

Aparentemente ele estava simulando e usando Danny para saber mais sobre o novo Punho de Ferro, afinal, somente ele é capaz de acabar com a sua formação criminosa: o Tentáculo. Basicamente este é o inimigo histórico da corporação, e ele, até então, não existia mais. Aliás, Danny vive repetindo que o Punho de Ferro é o único capaz de acabar com o Tentáculo.

 

  1. O Tentáculo tem um laboratório na China produzindo heroína, mas eles contrabandearam um químico para Nova York?

Bom aí não sabemos qual é o maior público consumidor. Mas o químico era responsável pelo novo formato da droga, que era tipo um adesivo. Várias empresas quando compram uma máquina importada acabam recebendo técnicos da empresa vendedora. Ex: outro dia numa empresa brasileira de calçados, 15 chineses foram contratados para montar uma máquina.

 

  1. Por que os guardas da fábrica da Madame Gao na China só usam espadas?

São old school.

 

  1. Ah, então nós descobrimos que O Tentáculo é uma sociedade secreta tipo “Clube da Luta” que pega adolescentes em risco, os treina em artes marciais e depois arruma um emprego para eles em diferentes setores da sociedade? Talvez?

Foi o que fizeram.

 

  1. Passamos vários episódios assistindo Danny resgatar uma mulher chamada Sabine, que depois, literalmente, nunca mais volta.

Sim.

 

  1. Por que Claire Temple não chama o Demolidor em nenhum momento?

Porque esta é a série do Punho de Ferro. Fique de olho na cronologia, assim como foi explicado em Punho de Ferro onde estão Luke Cage e Jessica Jones, possivelmente em Defensores ou ainda em Justiceiro possamos saber onde esteve o Demolidor após a sua segunda temporada.

 

  1. Por que Claire concorda em ir para a China com dois estranhos?

Ok, essa concordamos. Mas você precisou de 30 perguntas para achar algo, hein? Pela média teremos só mais uma pergunta interessante até o final desse post.

 

  1. Claire conhece — neste momento — três outros super-heróis e decide não falar com nenhum deles antes de ir para a China com duas pessoas que ela mal conheceu para lutar contra um exército ninja.

Sim, afinal é a série do Punho de Ferro. E nada garante que os outros queiram fazer parte de tudo isso. Já ouviu falar que estão fazendo a série dos Defensores? Esse momento vai chegar.

 

  1. Joy e Ward, literalmente, roubam os órgãos de algumas crianças e os dão ao seu parceiro de negócios, Patel, e ninguém nunca mais fala sobre isso.

Essa serviu para mostrar que Joy pode ser também uma mulher sem escrúpulos.

 

  1. Madame Gao é capturada novamente, por Bakuto, e é deixada para morrer em uma sala trancada. Mais tarde ela é solta por Danny e basicamente diz que tudo era parte do seu plano ou algo assim…

Foi o que respondemos na pergunta 24.

 

  1. … o que significa que essa personagem sabia que Danny voaria para a China, derrotaria seus escravos, decidiria levá-la por 12 horas de volta a Nova York, roubaria pentotal de sódio, a drogaria com ele, fugiria com uma facção do Tentáculo liderada por Bakuto, inevitavelmente descobriria que Bakuto é o verdadeiro líder do Tentáculo, o derrotaria e depois voltaria para libertá-la do complexo do Tentáculo. E o objetivo de todo esse plano era que ela pudesse contar a Danny algumas coisas manipuladoras sobre sua família trabalhando com O Tentáculo.

Madame Gao sabe muito mais do que você imagina.

 

  1. Colleen tem dificuldade para pagar o aluguel de seu dojo em toda a série, mas também é apoiada por um sindicato global do crime com dinheiro e poder aparentemente ilimitados?

O fato de lhe darem um dojo não os obriga a mantê-lo. E se ela não quisesse pedir ajuda?

 

  1. Colleen ensina seus alunos a caçá-la e atacá-la na rua e, então, de alguma forma, fica confusa quando alguém lhe diz que O Tentáculo pode ser algum tipo de organização do mal?

Uma coisa não interfere na outra.

 

  1. Bakuto esfaqueia Danny com um tipo de vara prateada quando ele está escapando do complexo do Tentáculo e parece que é isso que está perturbando o chi de Danny, mas depois descobrimos que seu chi está nublado porque ele está com raiva. E daí? Bakuto o esfaqueou apenas por esfaquear? Tipo, é isso?

Bakuto o atacou, pois não queria deixá-lo fugir.  E parecia mais um canivete/faca.

 

  1. O dojo de Colleen é destruído — tipo, o teto desaba — e depois está completamente de volta ao normal alguns dias mais tarde.

Não necessariamente. As filmagens do dojo não mostram o teto sempre.

 

  1. Como o poder do Punho de Ferro de Danny funciona mesmo? Ele não deveria ficar com raiva? Ele deveria ficar com raiva? É feito para matar pessoas? Não é feito para matar pessoas? Seu chi fica nublado quando ele está chateado, mas o maior ataque do Punho de Ferro que vemos é no último episódio, quando ele está muito chateado, tentando salvar Colleen.

É tipo o que aconteceu com o Homem-Aranha e seu poder nos filmes. Ele precisa estar com tudo em equilíbrio. E também não precisa explicar agora o que será explicado mais para frente.

 

  1. Como Claire sabe lutar depois de algumas aulas com Colleen?

Algumas aulas? Não sabemos a quanto tempo ela já luta. Afinal, super-heróis já fazem parte da vida dela há pelo menos dois anos.

 

  1. Por que Davos — que, aparentemente, nunca esteve na Terra antes — veio para a cidade de Nova York parecendo totalmente normal e USANDO SAPATOS?

Opção pessoal. Se ele não quer ser visto, nada melhor que estar misturado aos demais.

 

  1. Davos pega papel alumínio, o transforma em um shuriken incrivelmente forte e depois nunca mais usa esse poder novamente.

Aparentemente ele não parou nenhuma briga para pegar papel alumínio. Sabe, não deu tempo.

 

  1. Depois que Danny prova sua identidade, é dito que agora ele possui 51% da empresa. Então como a diretoria pode realizar uma reunião de emergência e decidir expulsar Joy, Ward e Danny?

Não sabemos detalhar os pormenores e as regras internas da empresa.

 

  1. Além disso, acionistas majoritários geralmente não podem decidir unilateralmente o que as empresas fazem.

Não nas indústrias Rand.

 

  1. Danny está em um monte de capas de revistas. Por que um cara que não trabalha em uma empresa e que não se importa com riqueza está fazendo um monte de fotos de relações públicas?

Ossos do ofício. Até mesmo suas ações contrárias aos demais acionistas têm boas consequências para a empresa.

 

  1. Como Harold Meachum simplesmente volta ao trabalho um dia depois de ESTAR MORTO POR 15 ANOS e todo mundo fica tipo: sim, claro, você trabalha aqui agora.

Foi tão pouco tempo. Não deu para explorar esse lado, por outro lado funcionários novos podem não ter conhecido ele.

 

  1. Mas, também, por que ninguém faz nada quando ele enche um andar com guardas armados?

E você vai peitar guardas armados?

 

  1. Um membro do conselho “atira em si mesmo” em um escritório da Rand Corporation e, de alguma forma, isso não é uma cena de crime ativa para a maioria da série? Onde está a polícia?

Precisa explicar tudo num filme ou série?

 

  1. Vamos além com isso. Um homem se mata em um escritório da Rand Corporation, então, vários dias depois, Harold Meachum revela que, na verdade, não esteve morto nos últimos 15 anos, admitindo efetivamente uma fraude do mais alto nível, depois dá um monte de evidências para a polícia dizendo que Danny tem usado a Rand Corporation para vender heroína e ninguém liga para isso? Ninguém no Departamento de Justiça está tipo: “Que merda que está acontecendo naquele lugar?”

Cada caso é um caso. E o que mais impacta a curto prazo é o fato de uma empresa estar vendendo drogas. Principalmente em uma cidade como Nova Iorque.

 

  1. Espera aí, mais uma coisa: há, tipo, um 13º andar inteiro escondido no prédio da Rand no qual O Tentáculo está operando, mas não há janelas. Você está me dizendo que ninguém em 15 anos notou um andar inteiro vazio?

Veja por si só se o andar não tem mesmo janelas:

Muito legal esse papel de parede que imita perfeitamente as JANELAS!

 

  1. Danny continua dizendo para as pessoas não usarem celular, porque O Tentáculo pode rastreá-lo, mas é visto usando celular praticamente ao longo de toda a série.

Quem disse que ele não tem celulares reservas e não oficiais?

 

  1. Há toda uma montagem de representantes farmacêuticos sedutores vendendo a heroína sintética da Madame Gao tanto para as corporações quanto para os traficantes de heroína, e eles dizem que ela é totalmente legal, mas, então, essa mesma heroína é que faz Harold Meachum ser preso.

O que eles afirmam ser legal é a empresa que estaria “supostamente causando câncer” nas pessoas, e não as drogas.

 

  1. Durante a sequência de luta final, Danny chuta uma arma da mão de Harold e então… simplesmente foge?

Falamos que pela média, você só teria mais um acerto em todas essas perguntas. E aqui está. Aquela última luta foi realmente ruim.

 

  1. Bem no final, Danny vê os olhos do dragão nas luzes vermelhas no telhado, mas eles nunca explicam o que isso significa. O dragão o ajudou a decidir não matar Harold?

Irrelevante se ele ajudou ou não. O importante é mostrar, em algum momento, que ele existiu. Obviamente a lembrança do dragão o fez lembrar de seu treinamento e da promessa de não tirar vidas, ou resumindo melhor: Sim.

 

  1. Danny se oferece para ajudar Colleen a montar uma bolsa de estudo em seu dojo e depois a convida para ir viver em K’un-Lun com ele, de onde você só pode entrar e sair a cada 15 anos.

Foi exatamente isso que aconteceu. Em dois momentos distintos da trama. Você nunca mudou de ideia na vida? E outra coisa, quando o portal de K’un-Lun está aberto pode-se entrar e sair durante esse intervalo, não é necessário ficar 15 anos lá, Davos assim o fez.

 

  1. Por que passar uma série toda falando sobre um dragão e uma cidade inteira que eles não têm orçamento para mostrar?

O orçamento nada tem a ver com o que eles querem falar. A história de Punho de Ferro, criada na década de 70 é exatamente essa. Fazer uma série sem falar de K’un-Lun seria um grande desastre. Além disso, as séries da Netflix são focadas no mundo real e com menos toques fantasiosos. Mesmo assim a trajetória na TV não terminou, podem mostrar mais pra frente. Mas concordamos que a neve parece isopor picado.

 

  1. Como Davos, Joy e Madame Gao — nenhum dos quais se encontraram na tela — acabam todos juntos no final?

Madame Gao está controlando Davos. Davos pede uma reunião com Joy. Ponto final.

 

  1. Por que Joy quer matar Danny?

Ela retirou órgãos de um criança. Ela já mostrou que pode ser duas caras.

 

  1. Por que Davos quer matar Danny? Da última vez que o vemos, sua questão principal é proteger K’un-Lun.

Ver resposta 57.

 

  1. E, por fim, isso não é tanto uma questão, mas ao longo de UMA TEMPORADA (1) Ward é um bandido e depois se torna um mocinho, (2) Harold é um bandido que depois se revela um mocinho, que depois se revela um bandido, (3) Joy é uma bandida que se revela uma mocinha, que depois se torna uma bandida, (4) Colleen é uma mocinha que se revela estar trabalhando com os bandidos e depois se revela uma mocinha e (5) Davos é o melhor amigo de Danny que decide matá-lo. Por quê? POR QUÊ???

Achamos boa essas reversões de expectativas. E elas podem voltar a acontecer. Quem não gosta de um plot twist?

 

  1. Ah, além disso, nenhum membro do elenco poderia lutar, exceto o personagem bêbado de Lewis Tan e, às vezes, Colleen.

Como falamos, você precisou de 61 perguntas para achar dois pontos que são realmente sem sentido.

 

Fué!

One Comment

  1. kkkkkk a série é um lixo mesmo e ponto final. Depois de punho de ferro todas as series dc warner foram perdoadas! kkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *