GamesOpinião

Porque Animal Crossing: New Horizons é o jogo do ano em 2020

Com certeza 2020 não foi um bom ano. Pandemia, crise econômica, arroubos fascistas nos governos. E, como não podia deixar de ser, afetou em cheio a indústria de games. Atrasos, cancelamentos e suspensão de lançamentos, denúncias de “crunch” e abusos nos maiores estúdios encheram os noticiários do meio de notícias ruins e pessimistas. Mas hoje, dia 18 de novembro, o The Game Awards revelou os indicados a jogo do ano: The Last of Us Parte 2, Ghost of Tsushima, Doom Eternal…e Animal Crossing: New Horizons. Já escrevi aqui, lá em abril, a soma de fatores que fez de ACNH um sucesso de vendas e público, e hoje, analisando tudo que tivemos no mercado esse ano, porque ele é, de longe, o jogo do ano.

Sem desmerecer a qualidade dos outros títulos, seja a ação rápida e precisa de Doom, a história de TLOU 2 ou os visuais de GoT, Animal Crossing saiu do nicho gamer e se tornou um fenômeno de popularidade e, principalmente, ponto de fuga de uma realidade que desmoronava ao nosso redor. O lançamento aconteceu quando o coronavírus tomava proporções mundiais e não se imaginava o quanto os lockdowns poderiam durar. Ao permitir uma viagem para sua própria ilha paradisíaca e sem punir o jogador por seus erros, proporcionou um ambiente seguro para descarregar a frustração e controlar a ansiedade.

O contraponto fica claro quando vemos o principal concorrente ao maior prêmio da indústria, The Last of Us Parte 2, um jogo muito mais pessimista, violento e deprimente, que teve um boom nas primeiras semanas e rapidamente foi deixado de lado em favor de Fall Guys, um jogo indie extremamente colorido e engraçado, muito mais próximo da experiência proporcionada por ACNH do que pelo blockbuster da Naughty Dog.

the last of us
The Last Of Us 2 é uma injeção de pessimismo em um ano que não precisamos de mais pessimismo

Pensar no jogo do ano é mais do que pensar apenas nas características técnicas do jogo. É avaliar seu impacto dentro do ano em que ele está inserido, sua contribuição para o gênero em que está encaixado e, claro, a diversão que ele proporciona. Enquanto TLOU 2 fica devendo, principalmente, na inovação da jogabilidade (e no quesito diversão), Animal Crossing é uma evolução natural em todos os sentidos. O resultado é uma experiência que se tornou referência na cultura pop em 2020, conquistou uma multidão de novos fãs e conseguiu dar um pequeno brilho em um ano pra lá de escuro. 

Animal Crossing: New Horizons é o jogo do ano em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *