Crítica

Por Trás de Seus Olhos: um affair sobrenatural

A sinopse da nova minisssérie da Netflix, “Por Trás de Seus Olhos” (ou “Behind Her Eyes”), mais parece ser uma história sobre um affair e suas complicações dramáticas e jogos de poder. Algo parecido com o que vimos no recente Dilema, com Renée Zellweger, do que realmente a trama nos propõe a partir do primeiro episódio.

Que as sinopse nos enganam, ou mesmo não tenham lá um grande poder de concisão, não é novidade. O que mais desperta interesse, no entanto, são as tags sugeridas pela plataforma: “realidade alternativa”, “sinistros” e “suspenses no ar”. Some a sinopse com as tags e aquele ponto de interrogação já fica ainda maior na sua mente. Só dando o play para saber o que vem pela frente.

A série começa com Louise (Simona Brown), mãe solo, secretária de um escritório de psiquiatria que, em uma situação estilo Grey’s Anatomy, conhece o futuro chefe em um bar, por acidente, na noite anterior ao início de suas atividades. Até aí, mesma situação, drinks, sorrisos e nenhuma palavra sobre serem casados.

Mas as comparações com a “interminável” série sobre médicos-cirugiões terminam por aí. A série segue um rumo próprio, de forma em que a vontade é de devorar episódio atrás de episódio.

Apesar de acabar envolvida em um caso extra-conjugal, é interessante a forma como nos apegamos à Louise, em sua jornada de auto-descobertas e de algo que seja só seu. Por mais que esteja fazendo algo essencialmente errado, conseguimos ver muito além da personagem do que essa escolha ou passatempo.

Eram só uns drinks…

Paralelamente, acompanhamos a vida de David (Tom Bateman, de O Assassinato no Expresso do Oriente) e Adele (Eve Hewson, de Robin Hood: A Origem), que vivem um relacionamento frio e, a princípio, psicologicamente abusivo.

Porém, muito além de tratar sobre os desdobramentos amorosos, a série introduz, pouco a pouco, um mistério real, mostrando que há mais esqueletos no armário do casal do que um relacionamento fracassado.

A personagem de Eve Hewson, que de início parece ficar secundária na história, cresce, com uma atuação excelente, demonstrando diversas facetas ao longo da série. Adele, com seus jogos psicológicos, aproxima-se de Louise, levando a protagonista (e também a nós) a questionar o que realmente se passa dentro daquele relacionamento.

Aquele relacionamento que não dá pra simpatizar!

De um lado, o homem por quem parecer estar se apaixonando. De outro, uma nova amiga, controlada com remédios pelo marido. Assim, Louise se envolve muito mais do que previa, arriscando tudo por respostas.

O conteúdo “sobrenatural” vai surgindo aos poucos. De início, uma estranha relação entre os terrores noturnos da protagonista com o passado de Adele nos faz refletir sobre a importância desses fatos para o contexto geral da história. Porém, conforme avança, as peças começam a se encaixar, de forma surpreendente e intrigante.

Por Trás de Seus Olhos (Behind Her Eyes) é um suspense policial que ganhou passe livre para brincar com o místico, nos entregando um final chocante e bizarro (e um tanto satisfatório, de certo ponto de vista).

Com criação de Setve Lightfoot, produtor de O Justiceiro, e com apenas seis episódio de 50 minutos, é uma ótima dica para maratonar em um final de semana.

Veredito da Vigilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *