FilmesListas

Polêmica! Os palhaços aterrorizantes

Viralizou. Os palhaços assustadores estão por toda a parte. E a gente que gosta de cinema não podia deixar essa passar, afinal, tudo se explica e tem origem na sétima arte. Quem começou tudo isso foi Poltergeist – O fenômeno, de 1982. E embora a figura do palhaço venha desde os tempos dos faraós, cerca de 2500 A.C., a força da desconstrução do personagem amável e criado para divertir, atualmente parece mais forte e a moeda virou. Dá pra dizer hoje em dia que é mais comum relacionar o palhaço a uma figura que nos assuste do que o contrário. E esse clássico do terror, do diretor Tobe Hooper, e com créditos também para ninguém menos que Steven Spielberg, foi decisivo para essa desconstrução.

A figura, antes relacionada à alegria, migrou então para os sentimentos inversos. E se tudo começou em Poltergeist, foi em It – uma obra prima do medo (Tommy Lee Walace, 1990), adaptação do clássico It – a coisa, do consagrado escritor norte-americano Stephen King (1986), que a situação se popularizou no mundo todo. Pennywise, o palhaço da história (que até nos faz lembrar do Bozo) é o símbolo máximo de tudo isso. Basta olhar a foto dele para entender o porquê muita gente sofre com a coulrofobia, termo psiquiátrico para descrever aqueles que têm medo de palhaços. A banda de punk rock homônima da California foi na onda, mas não chega a assustar.

Nos quadrinhos, os palhaços também estão presentes, e o maior deles é também um dos maiores vilões da cultura pop: O Coringa. Interpretado por três vezes no cinema, a sua forma mais caricata é a de Batman (Tim Burton, 1990), com ninguém menos que Jack Nicholson dando vida ao antagonista do Homem-Morcego. Mais tarde vimos o clássico Coringa de Heath Ledger, que ganhou um Oscar póstumo pelo seu papel em Batman: O Cavaleiro das Trevas (Cristopher Nolan, 2008). Por fim, tivemos o astro Jared Leto em Esquadrão Suicida (David Ayer, 2016), mas que não disse a que veio, embora tenha uma ideia de personagem violento e assustador, como os nossos palhaços da atualidade. Por fim, na Marvel, temos também o vilão Palhaço (super original), mas que não é tão ativo assim.

20161017-vigilia-nerd-palhacos_02
Why so serious?

Mas chega de papo, vamos a uma listinha de filmes que reforçam todos esses estereótipos. Talvez você tome coragem para desfrutar de algumas dessas obras. Segue o nosso top 5.

Poltergeist – o fenômeno (Tobe Hooper, 1982)

O início de tudo, com carimbo de Spielberg. A clássica sina da família que troca de casa e coisas estranhas começam a acontecer. A caçula é “sequestrada” por forças malignas e aí a corrida para salvá-la toma corpo. E, voilá, muito prazer, temos um palhaço do mal para nos dar bons sustos. Inestimável valor histórico. Não assista ao remake de 2o15.

20161017-vigilia-nerd-palhacos_01

It – uma obra prima do medo (Tommy Lee Walace, 1990)

A imagem de Pennywise fala por si. A entidade It ataca em uma pacata cidade do interior e começa a matar crianças na forma do palhaço assustador. Parabéns Stephen King e Tomy Lee Walace, vocês criaram um ícone do terror.

Confira também a nossa crítica de IT: a coisa | Crueza, sustos, diversão e um filme sem fim

Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (Stephen Chiodo, 1988)

Esse bem que podia ter entrado na nossa lista de Filmes Trash. E sua versão em português não sofreu aquelas alterações bizarras no título. O original é Killer Klowns from Outer Space, mesmo. E o filme é exatamente o que o título nos apresenta, sem enganações.

Zumbilândia (Ruben Fleisher, 2010)

Botamos um blockbuster na lista, embora a premissa não seja lá com palhaços. Um dos zumbis que atentam a vida de Columbus (Jesse Eisenberg), Tallahassee (Woody Harrelson) e as meninas Wichita (Emma Stone, coramão pra ela) e Little Rock (Abigail Breslin) é um palhaço assustador também. E o filme é divertido. Adivinhe a premissa? Um vírus transforma todo o planeta em zumbis e você precisa seguir algumas regras se quiser sobreviver. Tudo indica que teremos a continuação em 2020.

A Fortaleza (Arch Nicholson, 1986)

Esse também era um clássico da Sessão da Tarde, ou ainda mais do Cinema em Casa, do SBT. Uma professora e seus alunos são sequestrados e precisam fazer de tudo para fugir dos bandidos, que usam máscaras de Papai Noel, que eram muito assustadoras. Marcou a minha infância tal qual um palhaço do mal.

E aí, você também lembra de algum filme com palhaços assustadores? Deixe nos comentários. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *