Festival de CinemaFilmes

Oscar: principal prêmio do cinema pode ter grandes mudanças

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pretende fazer algumas mudanças no Oscar, a maior premiação do cinema norte-americano. Na quarta-feira, dia 8 de agosto, a organizadora do evento anunciou que está criando uma nova categoria para honrar os “filmes mais populares”. Além disso, para aumentar o alcance e audiência, a cerimônia de celebração deve ter seu tamanho reduzida, além de mover a data para o início de fevereiro (dia 9 a partir de 2020), ao invés de datas para o fim do mês. As novidades foram anunciadas em comunicado para os membros da Academia, enviadas pelo presidente reeleito John Bailey e o executivo Dawn Hudson.

Segundo o comunicado, “Nós (academia) ouvimos de muitos de vocês sobre melhorias necessárias para manter o Oscar e nossa Academia relevantes em um mundo em mudança. O Conselho de Governadores levou essa acusação a sério”.

Com as mudanças e a nova categoria, a Academia parece dar um passo em direção a uma popularização, afastando-se um pouco mais do cinema autoral que atualmente é pouco assistido. Em contrapartida, muitos dos filmes indicados só chegavam ao grande público justamente por estarem nas relações de melhores, independentemente das categorias. Isso leva a crer que os grandes blockbusters teriam também mais chances de figurarem entre os filmes independentes e autorais.

Recentemente também foram divulgados os novos membros da Academia, que definitivamente buscou por uma maior representatividade, incluindo mais estrangeiros e subindo o número de mulheres. Foram 900 novos membros convidados.

Com a mudança e redução da cerimônia, também teremos vários prêmios sendo entregues durante os intervalos do show, não sendo exibidos ao vivo.

As mudanças ainda serão divulgadas oficialmente.

E aí, o que achou das novidades?

Relembre aqui todos os vencedores do Oscar 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *