EventosFestival de CinemaFilmes

Oscar 2022: 6 momentos imperdíveis da cerimônia

A 94ª edição do Oscar foi realizada na noite de domingo, dia 27 de março. E como sempre, tivemos vários momentos marcantes, pra bem ou pra mal. Então, depois de conhecer os vencedores, vamos aos 6 momentos principais da noite!

Confira:

1- A maior polêmica do Oscar

Claro, só se fala disso depois do Oscar 2022. Depois de uma piada (ruim) feita pelo comediante e ator Chris Rock, que fez um comparativo de Jada Pinkett Smith com a protagonista de Até o Limite da Honra (G.I. Jane, filme de Ridley Scott, de 1997, com Demi Moore, que usa o cabelo raspado). O problema é que Jada tem alopecia, uma doença autoimune que resulta na perda do cabelo em várias partes do corpos. A partir disso, ela optou também por sempre usar o cabelo raspado. Will Smith, marido de Jada, com quem tem dois filhos, inicialmente riu da situação, mas, depois do corte da exibição do evento, parece que repensou a graça. Sua companheira visivelmente ficou contrariada com o mau-gosto do texto. De maneira intempestiva, Will subiu até o palco principal e desferiu um tapa na cara de Chris Rock, que disse “Esse com certeza é um momento que vai entrar para a história da televisão”.

Assista:

Depois desse escândalo, podemos partir para nosso segundo tópico!

2- O Discurso de Will e o pedido de “desculpas”

Depois de protagonizar o maior escândalo da história do Oscar, Will Smith recebeu (ironia do destino?) o prêmio de Melhor Ator por seu desempenho como Richard Williams, em King Richard: Criando Campeãs. Usando a bengala de que estaria agindo tal qual o ferrenho pai das tenistas Vênus e Serena Williams, ele pediu desculpas (não para Chris Rock) para o público e a Academia. O discurso é confuso, citando Deus, luz e bons exemplos.

Assista:

Infelizmente, a atitude de Will Smith ofuscou um dos momentos mais bonitos da celebração, que foi…

3- O reconhecimento de CODA – No Ritmo do Coração

Troy Kotsur foi o segundo ator surdo a ganhar um Oscar. Ele interpreta o pai da protagonista de CODA – No Ritmo do Coração. No filme, uma família de surdos tem uma única filha sem a deficiência. Ela acaba sendo a principal tábua de salvação para os pescadores, pois sempre representa os interesses da família em situações importantes. Mas seu dom é cantar, e ela precisa escolher entre a família e seu sonho, em uma grande encruzilhada. Na cena mais marcante do filme, seu pai pede para que ela cante para ele, colocando a mão em seu pescoço, apenas sentindo as vibrações da canção. O seu discurso, todo na língua de sinais, e os aplausos, que emularam seus atos no filme, formaram o momento CINEMA do Oscar deste ano.

4- A consagração de Jane Campion

Jane Campion era a bola da vez. Seu novo filme, Ataque dos Cães, é poderoso do início ao fim. E mesmo sendo lançado quase exclusivamente para streaming (Netflix), segurou as pontas como uma verdadeira obra de arte. Realmente, seu trabalho é digno de uma sala escura e uma tela grande. E ela poderia ter levado vários outros prêmios, inclusive Melhor Filme. Nenhum deles seria uma injustiça. Como Melhor Diretora, ela foi apenas a terceira diretora mulher a ganhar esta estatueta, e o mais legal, é que ela sucede Chloé Zhao, que venceu em 2021. Um dos prêmios mais merecidos da noite.

5- Duna se confirmando como o épico que é

Duna, de Denis Villeneuve, é aquele filme que nasceu para ser chamado de épico. Por todas suas proporções, ele levou os principais prêmios técnicos da noite, ficando com seis estatuetas: Melhor Fotografia para Greig Fraser (The Batman), Melhor Design de Produção, Melhor Montagem/Edição, Melhor Trilha Sonora (para Hans Zimmer), Melhores Efeitos Visuais e Melhor Som. Não a toa, ganhou uma crítica e um podcast especial aqui na Vigília!

6- Os 50 anos do Melhor Filme

Outro momento completamente ofuscado da noite foi a homenagem aos 50º aniversário de O Poderoso Chefão, também conhecido como um dos Melhores Filmes da vida. E claro, ver Al Pacino, Francis Ford Coppola e Robert De Niro novamente lado a lado foi igualmente incrível!

E aí, você acompanhou o Oscar este ano? Qual foi para você o momento mais marcante da cerimônia? Deixe pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *