FilmesListasStreaming

Os melhores filmes de 2022 (até agora)!

Chegamos na segunda metade do semestre. Hora de relembrar o que passou pelas telonas e telinhas e fazer aquele apanhado do que de melhor assistimos em 2022. Entre dramas, blockbusters históricos, filmes do Oscar, grandes surpresas do streaming e o nossos amados filmes de super-heróis, a seleção ficou boa demais. Aquele resumo ideal para você que perdeu algum desses e já nem lembrava mais. Ah, e vale lembrar que aqui não temos uma ordem crescente ou decrescente, ok?

Confira os melhores filmes de 2022 (até agora):

Top Gun: Maverick (Joseph Kosinski)

Ao fazer a crítica, nosso editor-chefe Robson F. Nunes já cravou: “Faltando exatos 221 dias para acabar o ano, eu escrevo com toda a certeza que esta será uma das melhores, se não a melhor, sessão de cinema de 2022”. E até agora, vamos sustentando com louvor essa afirmação. Top Gun: Maverick foi feito pra olhar no cinema. A mistura de nostalgia, homenagens, ação, comédia e aventura que todos gostam de assistir. A consagração do (já consagrado) Tom Cruise. Corra que o filme ainda está em cartaz!

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Sam Raimi)

A Marvel Studios prometeu o Multiverso da Loucura, e foi isso mesmo que ela entregou. Em uma aventura grandiosa, vemos o retorno de Sam Raimi ao cinemão de super-heróis, e colocando o embate entre a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) contra, basicamente, o próprio Multiverso. Com Benedict Cumberbatch cada vez mais consolidado no papel de Doutor Estranho, tivemos cenas icônicas (e jamais imaginadas) e a introdução de América Chavez, no provável melhor filme da fase 4 da Marvel. Perdeu essa? O filme já está disponível na Disney+.

Batman (Matt Reeves)

Em fevereiro levamos nossos apoiadores para conferir um dos filmes mais aguardados do ano. E a sessão foi certeira (apesar de um pouco longa, risos). The Batman nos entregou a melhor interpretação do Cruzado de Capa, mesmo que em início de carreira. Em uma mistura de filme noir, de gângster e de serial killer, Batman ainda nos brindou com uma excelente fotografia e uma trilha sonora primorosa. O filme já está disponível na HBO Max.

Batman no cinema: do Pior ao Melhor!

O Homem do Norte (Robert Eggers)

Um filme de vingança com todos os requintes de um épico viking. Robert Eggers, o novo nome do terror, tirou o pé do cinema mais autoral e pisou um pouco mais no cinema de blockbuster, mas isso, nem de longe foi um defeito. O Homem do Norte é um filme visceral, violento, agoniante e vibrante. E tem um elenco com Ethan Hawke, Nicole Kidman, Anya Taylor-Joy, Alexander Skarsgård e Claes Bang. Recomendamos demais!

O Peso do Talento (Tom Gormicon)

A melhor comédia de ação do ano (novamente, até agora). Mas é bom possível que esse título não seja perdido até dezembro. Em O Peso do Talento temos um misto de homenagem com paródia e uma grande quantidade de “talento” dos personagens vividos por Pedro Pascal e, claro, o próprio Nicolas Cage. Se você ainda não sabe, este é o filme em que Nicolas Cage interpreta … Nicolas Cage.

O Projeto Adam (Shawn Levy)

O Projeto Adam
Walker Scobell e Ryan Reynolds entregaram uma ótima aventura com viagem no tempo. Cr. Doane Gregory/Netflix © 2022

O primeiro filme original feito para o streaming da lista. O Projeto Adam é aquele típico filme de ação e aventura infanto-juvenil que, se fosse feito nos anos 80, teria marcado época. Bebendo nessa fonte que mistura nostalgia, viagem no tempo e efeitos especiais competentes, Shawn Levy entregou um filme com coração, protagonizado por um excelente “ator-mirim” (Walker Scobell) e por sua versão adulta (Ryan Reynolds). Vale lembrar que Shawn Levy já tinha entregue também o ótimo Free Guy – Assumindo o controle. O filme é um original Netflix. Relembre nossa crítica!

Mães Paralelas (Pedro Almodóvar)

Mães paralelas, com Penélope Cruz
Almodóvar + Penélope Cruz = Filmão!

O primeiro filme de Pedro Almodóvar feito especialmente para a Netflix traz um debate atual (e até crescente) sobre maternidade, relacionamentos, política e feminismo. Sempre dando uma aula de cinema, mesmo sendo um filme mais contido, Pedro Almodóvar sempre entrega ótimos personagens (novamente com Penélope Cruz) e a sua grande exposição de cores. Relembre nossa crítica completa aqui!

Licorice Pizza (Paul Thomas Anderson)

Um filme original e que orbitou o Oscar em 2022. Uma sessão cheia de significados, nostalgia e com uma dupla de protagonistas que reuniu uma química jamais vista. Desde o primeiro diálogo, o filme nos prende até o final, nos fazendo degustar a jornada e, basicamente, sequer imaginar quais os rumos que a história pode tomar. O diretor Paul Thomas Anderson tem uma estratégia clara amparada em um dos personagens, então, prepare-se para algumas aleatoriedades durante a condução. Infelizmente ainda não chegou a nenhum serviço de streaming. Crítica completa aqui!

O Beco do Pesadelo (Guillermo del Toro)

o beco do pesadelo
Bradley Cooper e Cate Blanchett em um filme de Guillermo del Toro

Esse filme é Guillermo del Toro longe de seu brilhantismo. Ainda assim, é Guillermo del Toro adaptando uma história já contada no cinema. Com grande elenco e aquele capricho visual que é característica visual do diretor mexicano, O Beco do Pesadelo entrega um bom thriller. Se não chega a ser um filme imperdível para o cinema, para o serviço de streaming ele se destaca com muito louvor. E está disponível no Star+. Relembre nossa crítica!

A Filha Perdida (Maggie Gyllenhaal)

a filha perdida tem olivia colman
Olivia Colman sendo Olivia Colman

Outra estreia da Netflix para fechar a trinca. Outro filme que figurou nas grandes premiações. A Filha Perdida é um excelente filme para repensarmos a relação das mulheres com a maternidade. É um filme de observação, de construção, em que tudo faz sentido, nem que seja no segundo momento. Maggie Gyllenhaal, foi muito feliz em sua primeira empreitada no cinema no papel de diretora e roteirista. Crítica completa aqui!

A Jaula (João Wainer)

a jaula, thriller angustiante
Alexandre Nero se faz odiar em A Jaula

O que poderia ser mais um roubo a um carro de luxo se torna muito mais que um crime. Djalma (Chay Suede), vê um carro na rua e entra para roubar o rádio. O arrombamento é fácil, mas, quando ele tenta sair, percebe que está trancado. Aí começa seu pesadelo. Um cárcere privado promovido pelo médico Henrique (Alexandre Nero), um ginecologista indignado por ser roubado mais de vinte vezes. A releitura do filme argentino é angustiante e cheio de camadas. Um thriller psicológico que funciona muito bem. Infelizmente ainda não chegou a nenhum serviço de streaming. Relembre aqui a nossa crítica!

Medida Provisória (Lázaro Ramos)

medida provisória
A primeira experiência de Lázaro Ramos na direção

O que pode ser mais cruel do que uma medida em que, deliberadamente, decide retirar todos os negros do Brasil e os “devolverem” para o seu lugar de origem? Essa é a história de Medida Provisória, primeiro filme dirigido pelo ator Lázaro Ramos, e que já está disponível no Globoplay. Com um elenco de peso, assim como Wagner Moura em Marighella, Ramos debutou de forma grandiosa nessa nova carreira. Relembre aqui nossa crítica completa!

A Médium (Banjong Pisanthanakun)

A Médium
Prepara-se para um filme de terror diferente

A Médium chegou com um pequeno atraso no Brasil, já que ele foi lançado em 2021. O longa segue o estilo documentário sobre práticas xamânicas na área de Isan, no norte da Tailândia. Nele, acompanhamos Nim (Sawanee Utoomma, The Underclass), uma costureira que é uma importante xamã na região, conectada a uma deusa chamada Ba Yan. Com o formato de câmera na mão, Banjong Pisanthanakun constrói uma atmosfera e todo um ambiente necessários para dar tons de realismo e deixar o público desconfortável (no bom sentido!) e com um frio na espinha durante toda a projeção. Relembre nossa crítica!

E aí, gostou da lista? Conta pra gente nos comentários! Quer se tornar um apoiador, participar do nosso grupo vip no Telegram e ainda ganhar ingressos de cinema? Então confira os detalhes em www.apoia.se/vigilianerd! A Vigília não Para o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *