AnimaçãoFilmesListas

Os Melhores Filmes de 2020, segundo a Vigília!

Chegou a hora de colocar as cartas na mesa e revisar tudo que assistimos nesse ano maluco. Um ano em que pouco (ou quase nada) assistimos nas nossas queridas salas de cinema em função da pior pandemia já vista nos últimos tempos. Por outro lado, os serviços de streaming dominaram os lançamentos, o suficiente para não deixar cinéfilo nenhum na mão.

Vamos ao ranking!

Destacamento Blood (Spike Lee, Netflix)
destacamento blood
Spike Lee sendo Spike Lee

O novo longa de guerra de Spike Lee veio com exclusividade para o catálogo da Netflix e fez valer a mensalidade do ano. Destacamento Blood (Da 5 Blood) é uma obra de guerra, história, luta racial e que, com o toque de Spike Lee, ganha uma edição única, esperta e que embala tudo isso em um excelente produto. É daqueles filmes que gostaríamos de ter visto no cinema. Arriscamos dizer que Delroy Lindo deveria no mínimo ter uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. E temos uma das últimas aparições do nosso Pantera Negra, o ator Chadwick Boseman.

O Farol (Robert Eggers)

Dois homens têm a missão de cuidar de um farol, isolados em uma ilha. O filme, estrelado por William Defoe e Robert Pattinson (The Batman), parece ter saído de um dos livros de H.P Lovecraft, mas na verdade é uma obra do diretor Robert Eggers, de A BruxaRelembre a nossa crítica!

O Homem Invisível (Leigh Whannell, 2020)

Elisabeth Moss estrela um filme sobre relacionamento tóxico, no qual vemos uma versão tecnológica da clássica história de um homem que tem a capacidade de se tornar invisível, para assim, tirar vantagem das outras pessoas. É um dos imperdíveis de 2020, com toda a certeza.

A Vastidão da Noite (Andrew Patterson, Amazon Prime Video)
vastidão da noite

Essa é uma típica ficção científica que chegou sem fazer alarde. Daqueles filmes que provam que uma boa história não precisa de milhões em investimentos para ser contada de forma certeira e impactante. Cheia de nostalgia (e referências ao cinema oitentista de Spielberg) vemos uma aventura de uma dupla carismática… pela noite. Sem muitos spoilers para não estragar sua experiência. O longa é dirigido pelo (desconhecido, até então) Andrew Patterson, de 38 anos. 

Dois Irmãos: Uma Jornada Inesperada (Dan Scanlon, Disney+)

Entra ano e sai ano e a Pixar sempre emplaca uma animação entre os melhores do ano. E 2020 não foi diferente, mesmo com uma faixa muito pequena de exibição (só tivemos estreias de janeiro a início de março). Em Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica (já está disponível da Disney+) temos dois elfos adolescentes que num mundo de magia têm a oportunidade de passar um dia inteiro com o falecido pai. Já separe o lencinho.

Estou pensando em acabar com tudo (Charlie Kaufman, Netflix)

estou pensando em acabar com tudo

Uma das obras que mais geraram teorias na internet em 2020 pelas inúmeras interpretações e metáforas geradas. Charlie Kaufman, autor de pérolas como Anomalisa, Adaptação, Quero Ser John Malkovich e Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças adapta o livro de mesmo nome, do autor Iain Reid, focando no relacionamento de um jovem casal em uma espécie de road trip da estranheza. Relembre a nossa crítica completa!

Borat – Fita do Cinema Seguinte (Sasha Baron Cohen, Amazon Prime Video)

Sasha Baron Cohen voltou inesperadamente em 2020, trazendo o humor ácido de seu personagem Borat, que crítica, dentre outras coisas, o Governo Trump, a sociedade machista, o nacionalismo americano e o preconceito contra os Judeus. Não por acaso, saiu dias antes da eleição presidencial dos Estados Unidos.

AmarElo- É Tudo pra Ontem (Emicida, Netflix)
Emicida AmarElo Netflix

No documentário da Netflix, vemos o rapper Emicida dando uma aula de história sobre a importância do povo negro na construção do Brasil, e de como isso foi apagado dos livros didáticos. Além disso, são mostrados os bastidores da concepção do álbum AmarElo, que serve de trilha sonora do filme. Leia nossa crítica completa!

Bad Boys Para Sempre (Adil El Arbi e Bilall Fallah)

Divertido, cheio de referências e surpreendentemente violento, Bad Boys: Para Sempre é o tipo de continuação que faz jus ao seu propósito. Depois de dois filmes nos já distantes anos de 1995 e 2003, a fórmula que consagrou Will Smith e Martin Lawrence, agora definitivamente dois “tiozões”, volta com um novo gás, que talvez se explique pelo “sangue nos olhos” demonstrado pela dupla de diretores Adil El Arbi e Bilall Fallah, que não por acaso, já foram confirmados para a série da Miss Marvel (no Disney+).

Resgate (Sam Hargrave, Netflix)
resgate
Chris Hemsworth em seu próprio John Wick

O filme de ação da Netflix mostrou que Chris Hemsworth é muito mais do que um deus nórdico da Marvel. Aqui, ele aceita uma missão suicida em Bangladesh para resgatar um garoto, filho de um chefão do tráfico. A história é baseada na HQ Ciudad, de Ande Parks e foi adaptada para a telinha pelos Irmãos Russo. Relembre a nossa crítica!

Pacarrete (Allan Deberton)
pacarrete
João Miguel dá uma aula de atuação.

Uma verdadeira expressão de arte. O longa dirigido por Allan Deberton traz Marcélia Cartaxo (A Hora da Estrela) como protagonista, vivendo Pacarrete, uma mulher taxada de maluca pelos moradores de Russas. A história é envolvente, emociona e diverte na medida certa e as atuações são excelentes. No Festival de Cinema de Gramado de 2019, o filme foi aclamadíssimo e aplaudido de pé. Relembre nossa crítica!

O Som do Silêncio (Darius Marder, Amazon Prime)

Um filme que sabe lidar como nenhum outro com a edição de som, conseguindo transferir todo o incômodo do protagonista para os expectadores. Riz Ahmed (Venom) é Ruben, um baterista de um duo de Death Metal que está perdendo a audição, e sua vida de músico que vive na estrada muda completamente a partir dessa condição. Não estranharíamos se Ahmed fosse indicado ao Oscar de Melhor Ator pela sua atuação.

10 horas para o Natal (Cris D’Amato)
10 horas para o natal

Filme de Natal brasileiro? Temos! E ele tem o direito de entrar na lista de melhores do ano porque é divertido, leve e bem brasileiro. Tem a piada do tio do pavê, da tia das namoradinha, a 25 de março e um elenco infantil excelente. O longa é protagonizado por Luís Lobianco e vale a pena entrar nas tradições natalinas de todos os anos. Relembre a nossa crítica!

Relembre nossas listas dos últimos anos:

Os Melhores Filmes de 2019 | Vigília Nerd Feat. Canal Side Quest

Os 20 melhores filmes de 2018 | Lista

Melhores Filmes de 2017 | Lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *