Os erros do Oscar 2019
Passado o momento de alegria dos vencedores do Oscar, sempre vem aquela sensação de que algo poderia ter sido diferente. É histórico! Nem sempre os filmes que continuam relevantes por mais tempo são os premiados. Esse ano contaram bastante as mudanças realizadas pela Academy of Motion Picture and Arts Science, colocando mais membros votantes e ampliando este núcleo para atores, produtores e artistas de fora dos Estados Unidos.
Elencamos aqui as principais injustiças da noite. Será que você concorda?
Atriz e Ator coadjuvante:
Nada a declarar, essas premiações foram irrepreensíveis. Mahershala Ali (que ultimamente está em todas) e Regina King fizeram ótimos papeis em Green Book – O guia e Se a Rua Beale Falasse, respectivamente. Se a premiação fosse para Rachel Weisz ou Emma Stone, ninguém discordaria.
Melhor Edição de Som / Mixagem de Som
Eram as possibilidades de prêmios para Bohemian Rhapsody, que incrivelmente levou quatro estatuetas. Um exagero para uma obra com tantos problemas.
Melhor Filme Estrangeiro
Ganhou Roma, mas não seria injustiça caso Guerra Fria ou Assunto de Família conquistassem o prêmio. Nesse caso, Roma teria que ganhar o Oscar de Melhor Filme (na categoria geral).
Melhor Animação
Nenhum erro aqui. Quem disser que Homem-Aranha no Aranhaverso não merece é só para criar caso.
Melhores Efeitos Visuais
O Primeiro Homem tem realmente cenas de tirar o fôlego, e todas muito orgânicas ao que se vê na tela. Apesar de Vingadores: Guerra Infinita e Jogador Nº 1 terem excelentes efeitos, o prêmio ficou sim em boas mãos.
Melhor Ator
Aqui disparada a maior injustiça da noite. Rami Malek com seu Freddie Mercury com perucas e dentadura não amarra as chuteiras de um Christian Bale que novamente se transformou para viver Dick Chaney em Vice. Aliás, Vice foi a grande injustiça da noite. Qualquer outro ator que vencesse este prêmio faria mais jus à categoria do que Rami Malek em Bohemian Rhapsody. Inexplicável.
Melhor Atriz
Outra surpresa da noite. Tudo indicava que Glenn Close (A Esposa) ganharia seu primeiro Oscar na carreira. Mas uma excelente atuação de Olivia Colmann em A Favorita elevou a disputa. Tudo em casa.
Melhor Filme
Outra grande polêmica do Oscar 2019. Junto da categoria Melhor Ator, a mais discutível. Nitidamente a Academia apontou um discurso claro ao indicar Infiltrado na Klan, Pantera Negra, Green Book – O guia e Roma nessa disputa. Todos esses filmes carregam consigo um recado político, ensinamentos e diversidades. Mas o recado não é tão claro quando você escolhe Green Book em detrimento aos outros. Vice ganharia o Oscar fosse qualquer outro ano de disputa. Green Book é um filme ruim? Claro que não, mas se você se apega a um recado claro ao mundo contra o preconceito, essa era a obra para se descartar.
E você, o que achou do Oscar desse ano? Concorda com esses apontamentos? Deixe pra gente nos comentários!