CríticaListas

Os 10 melhores animes da Netflix | Lista

Zapear pelo catálogo da Netflix é sempre uma incógnita. Na maioria das vezes, acabamos só adicionando mais itens para a nossa lista e não assistimos nada (quem nunca?). Para resolver esse “problemão”, vamos elencar aqui 10 dicas dos melhores animes que estão disponíveis no serviço de streaming. Ah… o ranking está de acordo com o gosto do autor, então, fiquem à vontade para opinar nos comentários!

 

10 – Yu-Gi-Oh!

“Acredite no coração das cartas”. Essa frase marcou muitas pessoas e foi entoada cada vez que você tinha que recorrer ao seu deck para “derrotar” o coleguinha no recreio da escola, enquanto jogava Monstros de Duelo. Ele ocupa a 10ª colocação não apenas por ter movimentado toda uma geração a adquirir as cartas e ter o sonho de um dia conseguir invocar o Exodia, mas também pela genialidade das batalhas. Sempre com alguma reviravolta, Yu-Gi-Oh! te deixava esperando pelo próximo episódio mais do que a série La Casa de Papel. E não eram batalhas que duravam 15 episódios de pura enrolação, como acontecia em certas batalhas de Dragon Ball Z (mas eu amo Dragon Ball mesmo assim). Os duelos sempre foram dinâmicos e as estratégias muito bem pensadas e exploradas, o que te dava a noção das habilidades de cada carta. A franquia se perdeu um pouco depois, mas as duas primeiras temporadas são ótimas e estão na Netflix.

9 – Naruto/ Naruto Shippuden

Confesso que não colocaria Naruto na lista, mas seria falta de profissionalismo. O anime é bom, marcou uma geração, fazendo as pessoas voltarem a assistir animes ou mesmo começarem. Os personagens são cativantes e cheios de camadas em suas histórias de vida. Motivação temos de sobra, tanto para os mocinhos, quanto para os vilões. As batalhas são épicas e bem elaboradas, além das técnicas usadas serem bem legais também. Então por que ficaria de fora da lista? Te respondo. Para os fãs de animes mais “roots”, Naruto não provoca borboletas no estômago. Por isso, a 9ª colocação. Se você ainda não assistiu, corre porque no dia 1° de junho, Naruto será excluído do catálogo. O Shippuiden não, porém não está completo no catálogo 🙁 – Vamos arrumar isso aí Netflix!

8- Kakegurui

O anime de 2017 possui uma premissa simples e objetiva: alunos de uma escola particular disputando mais do que dinheiro em apostas bizarra, onde o perdedor sai com prejuízos muito maiores do que apenas materiais. Kakegurui surpreende por trazer aquilo que Yu-Gi-Oh! (nosso 10° colocado) faz tão bem, que é prender a sua atenção durante as batalhas. Outro ponto são as questões filosóficas levantadas durante as disputas, fazendo até o telespectador repensar a própria vida. Por esse e outros fatores que a Vigília Nerd deu uma baita nota na hora de fazer a crítica de Kakegurui. A 1ª temporada está completinha na Netflix, com 12 episódios. Recomendamos. 😉

7- Samurai X

Samurai X, como o anime Rurouni Kenshin é conhecido por aqui, é uma grande obra. Retratando o Japão Feudal de uma maneira bem histórica mesmo, a série contextualiza e serve de entretenimento simultaneamente. Os personagens são muito legais e característicos, além de o protagonista ser um daqueles caras que tu não dá nada, mas ele é f0$@! Os vilões então, nem se fala. Além disso, teve uma das melhores adaptações para live-action de um mangá da história. Como ele é antigo, alguns podem não se dar ao trabalho de assistir os quase 100 (!!!) episódios (eu sou do tempo que isso era pouco). Ainda mais que hoje em dia estamos cada vez mais reduzindo a quantidade dos episódios (depois da onda dos 25, agora estamos na fase dos 12 por temporada). Lembrando que esses quase 100 capítulos são a série inteira.

6 – Seven Deadly Sins

Nanatsu no Taizai, ou Seven Deadly Sins (Ou ainda Sete Pecados Capitais) é um daqueles animes pra quem gosta de animes shonen (segmento de anime direcionado para o público masculino). Tem protagonista apelão, lutas cheias de pancadarias e sangue, upgrade de poderes, e mulheres com closes e cenas desnecessariamente sensuais. É esse ponto que não permite esse anime figurar um posto mais alto na nossa lista. Meliodas protagoniza os momentos mais constrangedores dentro da história, interagindo de modo evasivo e “canalha” com Elizabeth, que não sei por qual motivo, não se importa com esse comportamento. Tirando isso, os outros personagens são muito bem construídos e interessantes. Na Netflix, temos apenas a 1ª temporada e mais 4 OVAs. A 2ª está em exibição no Japão.

5 – Knights of Sidonia

Knights of Sidonia é um prato cheio para aqueles que são fãs de Neon Genesis Evangelion. Mechas lutando contra alienígenas, humanos cheios de problemas pessoais e psicológicos e um protagonista feito para desempenhar aquela missão, mesmo não sendo tão bem preparado quanto os outros. Mesmo assim, tem o “dom” pra coisa. Realmente, os dois animes são bem similares, mas cada um com suas particularidades. Temas atuais, como a escolha da sexualidade por exemplo são retratados de um jeito muito bacana e criativo. E o visual, mesclando animação com computação gráfica dá um resultado muito bom. Você vai assistir as duas temporadas e ficar com um gostinho de quero mais.

4 – Death Note

Inicialmente Death Note estava na segunda colocação de nossa lista, mas depois de ver os primeiros do nosso ranking você vai entender a queda repentina. O quesito para perder pontos na lista foi o ritmo. O anime começa de um jeito frenético, empolgante e viciante. Mas, depois da metade, fica uma enrolação danada. Não que a disputa de caça e rato de Light e L seja chata, mas quebra uma constante que a história se encontrava. Claro que você compra a ideia e vê que aquilo tudo é necessário, já que cada movimento durante esse período é calculado. Death Note é tão bem construído, que decepcionou a todos que assistiram a versão live-action da Netflix. Depois de assistir as duas temporadas do anime você vai concordar que o filme não chega aos pés da animação.

3 – One Punch Man

Cheio de easter-eggs para os otakus, One Punch Man é uma sátira aos animes shonen. O protagonista é o cara mais cativante dos últimos tempos, gerando memes na internet dos mais variados tipos, sempre sendo comparado as figuras mais poderosas da cultura pop. Mesmo sendo um anime de comédia, a ação não é deixada de lado. Em virtudes das lutas apresentadas na história, poderíamos muito bem dizer que One Punch Man se encaixa como uma série de ação também. Os 12 episódios estão na Netflix com uma dublagem espetacular, similar ao que foi feito na redublagem de Yu Yu Hakusho, incorporando elementos do nosso vocabulário, aproximando o público brasileiro do anime. A 2ª e tão aguardada temporada está em produção lá no Japão e a Vigília noticiou aqui.

2- Fullmetal Alchemist/ Fullmetal Alchemist Brotherhood

Se você assistir a primeira adaptação para anime do mangá FullMetal Alchemist, vai achar que não tem como melhorar. Ledo engano! Fullmetal Alchemist Brotherhood potencializa aquilo que o primeiro tinha de melhor. Fullmetal consegue ser o anime que encontra um perfeito equilíbrio entre ação, aventura, comédia, mistério, drama e até umas pitada de romance. Com sagas e cenas memoráveis, que para sempre ficarão gravadas em nossas retinas, a animação não perde o ritmo e te entrega dois finais diferentes nas duas produções (a segunda, bem fiel ao mangá), que convencem o telespectador, que compra as ideias apresentadas para os desfechos. Um live-action que estreou nos cinemas japoneses no final de 2017 e no início do ano na Netflix também está no catálogo. A Vigília deu uma notinha bem boa para a produção.

1- Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas

Finalmente chegamos ao nosso vencedor: Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas! A série clássica de Cavaleiros do Zodíaco, exibida pela primeira vez na Rede Manchete, fez com que os animes se popularizassem no Brasil. Se tivemos Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, entre outros, foi graças a obra de Masami Kurumada passar aqui na década de 90. Curiosamente, Lost Canvas é a versão em anime do mangá spin-off que apenas tem a assinatura do autor original, mas não o roteiro ou o traço, que ficou a cargo da mangaká Shiori Teshirogi. A trama de Lost Canvas é bem mais madura, objetiva e gostosa de acompanhar do que a original (O anime preferido do redator aqui é Cavaleiros do Zodíaco, mas nem por isso vou dizer que ele não tem defeitos). Claro que o plot da série foi idealizado por Kurumada, mas Shiori Teshirogi conseguiu extrair mais dos Cavaleiros de Ouro, por exemplo. Na obra vemos a geração anterior dos santos de ouro, cujos únicos remanescentes são Shion de Áries e Dohko de Libra, uma deusa Atena mais “girl power” e um cavaleiro de Pégaso mais amado do que Seiya, que em muitas listas de otakus é um dos personagens mais odiados do mundo dos animes. Uma pena que depois de duas temporadas a produção foi cancelada, talvez por ser feita em outro estúdio (TMS Entertainment), ao invés da Toei, que voltou a monopolizar a franquia criando o nada amado pelos fãs, Cavaleiros do Zodíaco Ômega.

 

Nota do editor: Bleach deveria figurar entre os 10, mas com aqueles fillers vocês tem que concordar comigo que não dá. Uma pena.

 

Dicas dos leitores

Aposto que você tem aquele amigo que sempre te sugere uma série, falando maravilhas dela e mesmo assim você não assiste, não é mesmo? Pois bem, para não ser injusto, listamos aqui três “bonus tracks”, de leitores que tem um gosto apurado para as obras nipônicas.

1- Gurren Lagann (dica do Eduardo Adams)

Tengen Toppa Gurren-Lagann, ou apenas Guerren Lagann, conta a história de uma humanidade futurista, ou em uma dimensão alternativa, onde os poucos humanos existentes vivem no subterrâneo. Foi produzida pela GAINAX, a mesma que criou os influentes Furi Kuri, Evangelion e Diebuster. Os 27 episódios estão te esperando lá na Netflix.

2- Sword Art Online (dica do Guilherme Escher)

Essa vai para aqueles apaixonados por RPG. Sword Art Online ocorre em um futuro próximo e se concentra em vários mundos de realidade virtual de RPG. As duas temporadas, cada uma com 25 episódios, estão disponíveis. A segunda sob o nome de Sword Art Online II.

3- Blue Exorcist (dica do Denis de Souza)

Blue Exorcist ou Ao no Exorcist (no original), conta a história de Rin Okumura, um adolescente que descobre que ele é o filho de Satã (O Tinhoso!) nascido de uma mulher humana. Ele é o herdeiro dos poderes do seu pai. Quando Satã mata o guardião de Rin, o garoto decide se tornar um exorcista para derrotar seu pai. São 25 episódios e apenas uma temporada.

Agora a Vigília quer saber a opinião de vocês. Concordam? Algum ficou de fora? O ranking foi injusto (fãs de Naruto, manifestem-se!). Deixem seus comentários 🙂 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *